TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração. A Teoria Visionária de Filion

Tese: Administração. A Teoria Visionária de Filion. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Tese  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos como Bill Gates e Mark Zuckerberg ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

2 - No mundo dos negócios e na vida pessoal, só sobrevive quem estiver preparado para o que der e vier. Olhar para frente e construir cenários de longo prazo é uma atitude fundamental para empreendedores. Não se trata de usar bola de cristal e de fazer previsões esotéricas. Aqui se fala da necessidade de atitudes empreendedoras na visualização de cenários futuros que permitam refletir, analisar e decidir sobre qual caminho seguir. De atitudes prospectivas que precisam ser incorporadas e exercitadas de forma disciplinada na cultura empresarial. Antecipar tendências, visualizar oportunidades e ameaças são ações fundamentais para as decisões que precisam ser tomadas agora. Se os cenários forem adequadamente prospectados, a empresa terá mais chances de se preparar para eles e, principalmente, para lucrar com as mudanças. A visão empreendedora de longo prazo sempre leva uma empresa a apostar em tendências e a assumir riscos. Esse procedimento futurista precisa fazer parte da estratégia competitiva de qualquer negócio. Prospectar o futuro é, antes de tudo, uma questão de sobrevivência.

3 - A Teoria Visionária de Filion

A teoria visionária de Filion explica como surge a idéia para um novo negócio, as condições nas quais nasce essa idéia e os processos de criação da mesma.

Filion apresenta três categorias de visões: emergentes, central e complementares, que reagem entre si de forma intensa e constante.

“Para evoluir de uma categoria para outra, o empreendedor precisa de um alto nível de articulação pessoal, coerência e tenacidade, todos eles importantes fatores para o sucesso ou o fracasso de sua estratégia” (FILION, 1993).

Visões Emergentes são as idéias ou conceitos de produtos e serviços imaginados pelo empreendedor formando um grupo de possibilidades de negócios, do qual o empreendedor escolherá uma entre tantas e a mesma progredirá para a visão central. Novas visões emergentes poderão surgir sendo as mesmas anexadas à visão central.

Visão central é o resultado de uma ou mais visões emergentes, ou seja, de uma ou mais idéias empreendedoras. A visão central divide-se entre:

Visão externa: projeção no futuro do lugar o qual o empreendedor pretende ocupar no mercado.

Visão interna: define o tipo de organização que o empreendedor precisa montar para ocupar no mercado o lugar que almeja: visão externa. Uma complementa a outra, devendo as mesmas ser claras, coerentes e confiáveis, sob a pena de insucesso da visão central.

Visões complementares são visões de apoio à visão central. As visões complementares encerram habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com