TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Projetos

Pesquisas Acadêmicas: Administração De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto

Não existe nenhuma definição de projeto reconhecida universalmente. Nossa visão do significado de projeto é descrita claramente pela citação a seguir.

Em minha definição, projeto é o processo conceitual através do qual algumas exigências funcionais de pessoas, individualmente ou em massa, são satisfeitas através do uso de um produto ou de um sistema que representa a tradução física do conceito. Como exemplos de produtos individuais que satisfazem a uma necessidade pública ou de mercado temos o automóvel, a televisão e o rádio, a geladeira e a lavadora de pratos, sapatos e meias, e fraldas para bebês, mas também a pintura, a escultura, a música e as muitas outras manifestações de expressão do artista etc.; e como sistemas há o telefone e a ferrovia, a rodovia e supermercado, a orquestra, o fornecimentos de utilidades (gás, água e eletricidade) e assim por diante.

Os pontos importantes que podem ser extraídos dessa descrição de projeto são os seguintes.

• O objetivo da atividade de projeto é satisfazer às necessidades dos consumidores.

• A atividade de projeto aplica-se tanto a produtos (ou serviços) como a sistemas(que chamamos processo).

• A atividade de projeto é em si mesma um processo de transformação.

• O projeto começa com um conceito em uma especificação de algo que pode ser produzido.

Administração de Projetos

Em face das fortes pressões competitivas para gerenciar e reduzir os tempos de ciclo de produtos e reagir à globalização de muitos mercados, os projetos estão cada vez mais sendo reconhecidos como a ligação-chave entre os objetivos estratégicos de uma organização e o trabalho tático desempenhado por suas distintas funções. Consequentemente, industrias tão diversas como as indústrias de informática, farmacêutica, fotográfica, serviços de consultoria e gestão e recursos naturais, têm implantado agressivamente a gestão de projeto. Estas indústrias, e uma série de outras, estão utilizando a gestão de projetos como uma forma de melhor compreender tanto as exigências do consumidor, como a maneira mais efetiva de atendê-las.

Por último, a gestão de projeto possui um efeito potencialmente poderoso no resultado de uma organização.

A gestão de projeto pode afetar o resultado da organização ao ajudar as equipes interfuncionais a trabalhar de forma mais inteligente. Ela possibilita às equipes melhor utilização dos recursos individuais dos seus membros ao oferecer uma estrutura eficiente de de definição, planejamento e gestão do trabalho no projeto é particularmente útil em ambientes burocráticos com alto grau de especialização funcional (quando as estruturas organizacionais têm canais de comunicação vertical, praticamente apenas entre chefe e subordinado – em outras palavras, quando as estruturas organizacionais são criadas de forma que o setor de engenharia, que não conversa com setor de fabricação, e assim por diante). Nestas, canalizar a especialização funcional em atividades claramente definidas de forma cooperativa e esclarecer responsabilidades e papéis facilitam que o projeto “flua” entre funções, mesmo que haja entre elas barreiras interfuncionais importantes.

Numa boa gestão de projeto, os membros da equipe podem beneficiar-se dos dados de planejamento de projeto organizados e resumidos, das estimativas de duração das tarefas e identificação de oportunidades de aprimoramento, como no caso das atividades que necessitam de mais ( ou menos ) tempo dedicado a elas. Os dados organizados pela gestão de projeto fornecem um entendimento objetivo do processo de desenvolvimento, como também uma forma de monitorar e controlar o processo no tempo, permitindo correções de curso com ciclos mais ágeis. É esclarecedor, para muitos membros de equipe ( e para o gestor do projeto), comparar onde eles planejaram gastar seu tempo com onde, de fato, eles gastaram seu tempo.

Visão Geral Sobre Processo de Gestão de Projeto

Gestão de projeto é uma disciplina de gestão formal através da qual os projetos são planejados e executados de acordo com um processo sistemático. Um projeto pode ser definido como um conjunto único e finito de atividades inter-relacionadas, pensadas para produzir um resultado definido ( especificação de qualidade) dentro de um prazo (especificação de tempo) determinado, utilizando uma alocação específica de recursos ( especificação de custo ).

Um projeto é, portanto, delimitado por seus resultados, tempo e recursos, e geralmente é necessário fazer-se trade-offs entre eles – resultados ( qualidade ), tempo e recursos, os três elementos ( também chamados, neste caso, de parâmetros ) quem delimitam um projeto. Assim, a gestão de projeto é o processo de tomada de decisão baseado em dados sistemáticos e objetivos sobre cada parâmetro com a finalidade de maximizar a eficácia destas decisões, considerados os trade-offs. O processo de gestão de projeto é, por si, uma série de passos, tipicamente representados por um “modelo de processo de gestão de projeto”.

Definição e Organização do Projeto

O sucesso de um projeto é geralmente muito dependente da clareza de seus objetivos e de quão bem os membros da equipe coordenam as atividades relativas a ele. Para um projeto se eficazmente conduzido e concluído, é necessário conhecer seus objetivos, as pessoas que irão colaborar para alcançá-los e a forma através da qual elas interagirão na consecução de tais objetivos.

É essencial definir os objetivos e a organização da equipe, antes de se iniciar um projeto. Muitos projetos fracassam porque o resultado desejado é mal definido e a organização e os procedimentos para alcançá-lo são mal compreendidos pelos envolvidos. Com frequência, as pessoas finalizam o projeto “errado”, produzindo resultados aquém do desejado ou com rande desperdício de tempo e recursos, ou, o que é pior, ambos!

Estórias incontáveis sobre ambiente e tarefas confusas, reuniões infindáveis e improdutivas, comunicação pobre e conflito e stress interpessoal, presentes em muitos ambientes de projeto pode gerar benefícios consideráveis. Alguns passos são chave no atingimento de bons resultados na fase de definição e organização do projeto:

• Organização do projeto;

• Definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com