TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Vendas

Artigo: Administração De Vendas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

A função essencial do departamento de marketing é fazer o planejamento estratégico. Neste planejamento há elementos, dentre vários, que são imprescindíveis: objetivos, metas e estratégias. Em outras palavras, aonde se quer chegar (e em quanto tempo), quais etapas traçarei para chegar lá e como vou chegar lá. Fazer planejamento estratégico é se antecipar. É entender o consumidor, não só o que ele deseja, mas o que irá desejar. O marketing deve administrar, planejar, agir, monitorar, criar novos produtos, estar perto dos clientes, conversar com eles, observá-los, deixá-los serem ouvidos, etc. O foco principal deve ser sempre a satisfação total do consumidor com um objetivo muito claro: fazê-lo comprar de novo. Quando uma empresa consegue a real fidelização dos seus consumidores, significa a coroação de um excelente trabalho de marketing e planejamento estratégico. Enfim, a função do marketing é criar um ambiente propício para que a venda ocorra, levando sempre em consideração as condições do mercado e necessidades dos clientes.

O departamento de vendas é o setor mais agressivo no conjunto de uma organização empresarial, sendo o departamento encarregado pela execução da política de vendas da empresa. É importante nesta função o contato direto com o cliente, a determinação do preço final de venda do produto ou serviço, as condições de venda e negociações trazendo benefícios não só para o cliente, mas também lucratividade para a empresa, o alcance das metas e o estabelecimento de um relacionamento com o cliente para mantê-lo fiel. É essencial que exista a figura de um gerente de vendas perfeitamente identificado com a função.

Para que haja harmonia entre os dois departamentos, é muito importante que exista a comunicação entre eles. Geralmente o departamento de marketing se preocupa com o cliente, com a estética da loja (em caso de exposições), mas quase nunca consulta a equipe de vendas, que é a principal envolvida. A função do departamento de marketing é criar um ambiente propício para as vendas, mas quem sabe melhor como ocorre a venda se não os próprios vendedores? Em uma empresa moderna, marketing e vendas devem trabalhar em conjunto em busca dos mesmos objetivos, das mesmas metas, pois marketing e vendas não são atividades isoladas. A venda precisa de uma ferramenta bem elaborada do marketing para atingir seus objetivos, isto inclui produto, preço, propaganda, etc. Assim como a equipe de marketing deve reconhecer a importante função e as competências do departamento de vendas e passar a encará-lo como um parceiro essencial dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com