TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração - Estudos Disciplinares II (Weg...B2B)

Trabalho Escolar: Administração - Estudos Disciplinares II (Weg...B2B). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: Administração

BIMESTRE: 2º

PROFESSOR: Flavio Celso Muller Martin

Questão

A Weg está claramente focada em negócios B2B, ou business-to-business, onde comercializa produtos e serviços voltados para o mercado empresarial/ industrial. Ou seja, os clientes da Weg são empresas, e não pessoas físicas.

Produtos e serviços voltados para pessoas físicas são negócios B2C, ou business-to- consumer, como chocolates, absorventes higiênicos femininos e consoles de videogames.

Entretanto, o texto sobre investimento na China cita “linha branca” e “lavadoras de roupa”.

Como seria possível afirmar que esses investimentos na China significam uma mudança de estratégia passando a atingir também negócios B2C?

RESPOSTA:

Como já definida na própria questão um modelo de negócio B2B (business-to-business – negociações entre empresas) já é bem típico da Weg por se tratar de uma multinacional com sistemas industriais voltados aos mais diversos segmentos e aplicações a exemplo das áreas do agronegócio (silos de armazenagem), sistemas de refrigeração, indústria cerâmica, mineração, supermercados, shoppings uma infinidade de atividades das quais a empresa buscou ser reconhecida como sinônimo de qualidade através de suas certificações.

A Weg já tem sua história de sucesso neste meio e suas novas aquisições demonstram sim que ela está pronta para participar de um novo modelo de negócio agora bem mais próximo do cliente final o e B2C (Business to Commerce – Negociações com o consumidor). Seu objetivo é atender o segmento de mercado “doméstico” chinês, americano e europeu e futuramente o Brasil quando as multinacionais na linha branca iniciarem localmente a produção de lavadoras voltadas à classe A. Será então a vez da Weg se apossar da sua fatia do mercado disponibilizando serviços, motores e componentes que o complementem.

Entendo que a nova estratégia é voltada tanto para o modelo B2B quando ao B2C Já que os motores podem ser vendidos tanto para as indústrias de lavadoras quanto para um profissional liberal enquanto consumidor que poderá oferecer o item em uma loja de assistência a um cliente final. Por exemplo: possuímos uma máquina e em um certo momento o motor estraga e levamos até a assistência onde serão feitos reparos e trocas, um componente ou o motor. Considerando que são máquinas de alta performance não é qualquer assistência que poderá oferecer o serviço e os técnicos terão de passar pela Weg, ou a própria Weg se instalará em vários locais para prestar assistência e venda de componentes e motores. Surge então um leque de oportunidades “expansão”.

Considero ainda que a Weg tem grande preocupação em que seus motores trabalhem com um baixo consumo de energia contribuindo assim com o meio ambiente, pois o consumo de energia causa a emissão de gases de efeito estufa, tem-se aí mais um diferencial de mercado isso sem contar no plano de trocas de motores que já utiliza no B2B e que se utilizado no B2C será um grande sucesso, já que um motor de qualquer marca entra como pagamento de um motor Weg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com