TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Universitário: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 2 (Aluno)

Assistir atentamente ao trecho do filme Tempos Modernos (Modern Times, EUA 1936 Direção: Charles Chaplin, que trata do último filme mudo de Chaplin, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego. Ler também o contexto histórico do filme Tempos Modernos disponível em: <https://docs.google.com/document/edit?id=1s1wSupW964fwG3QxX4IH0bolcoOAqH5__b3jd2gaezE&hl=en#>. Acesso em: 09 abr. 2012.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um relatório, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas, com no máximo, 2 páginas. Entregar ao professor da disciplina.

Relatório

De inicio, definição do assunto: Gestão de pessoas - “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998)

Podemos ver que no filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos”, a obrigação dos colaboradores em fazer seu trabalho sem parar era o essencial independente se os mesmo sentiam fome, dores, cansaço ou qualquer outro tipo de reação que o trabalho incessante causa. Independente de qualquer coisa, o que mais importava para empresa era ganhar dinheiro.

Porem a prioridade era recuperar a economia abalada pela crise combatendo seu principal problema social: o desemprego.

Já o processo de Gestão moderno de Pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. Neste novo processo de gestão o conhecimento e o potencial humano são a grande vantagem para a organização se manter no mercado. As organizações que estão praticando ou se adequando a Gestão de Pessoas, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são tratados como parceiros têm mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos.

Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores constituem o mais importante recurso das organizações. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdependência das empresas e dos colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo, hoje é baseado na solução do tipo ganha-ganha.

Ela é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais valioso de uma empresa, o empregado, que nada mais é do que as pessoas que a compõe e as faz enriquecer. O que não acontecia na antiga gestão de pessoas, onde seus limites de trabalho não eram respeitados, e seus superiores apenas pensavam em enriquecer e manter a indústria funcionando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com