TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Ensaios: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

“Atividades Práticas Supervisionadas”

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

“Atividades Práticas Supervisionadas”

Trabalho apresentado como forma de avaliação na disciplina de Análise de Investimentos, no 5º semestre do curso de Administração.

Prof.ª Jorge Luiz.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

“Atividades Práticas Supervisionadas”

Trabalho de conclusão de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Taboão da Serra da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob a orientação do professor Mestre Jorge Luiz.

___________________________________________

Epígrafe

O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira.

Thomas Atkinson

RESUMO

Risco e retorno são bases para o inicio dos investimentos. Com isso poderemos decidir ações que proporcionarão por mais ou menos riscos e posteriormente pelos retornos obtidos.

Palavras chave: início, investimentos, decidir.

ABSTRACT

Risk and return are the basis for the beginning of investments. Thus we may choose actions that will provide for about risks and returns obtained by the later.

Keywords: first, investment decision.

SUMÁRIO

1. Introdução..............................................................................................1

2. Relatório: Risco e Retorno.....................................................................2

3. Conclusão...............................................................................................5

4. Referência bibliográfica..........................................................................6

1. INTRODUÇÃO

O risco e retorno sempre devem ser considerados na tomada de decisão sobre investimentos, O mercado financeiro se apresenta com muitas oportunidades de investimentos, para se alcançar grandes resultados financeiros exigem-se grandes riscos de investimentos. Mas quem decide o grau de risco a correr em um negócio ou não correr o risco, terá, proporcionalmente, esse resultado em seu retorno.

ETAPA 3

Aula-tema: Risco e Retorno

Risco e retorno são diretamente proporcionais. Só haverá um se existir o outro. A observação para projeção de qualquer resultado quando se tem o volume de risco deve se orientar exatamente sobre esse risco.

Risco e retorno se separam ao extremo, mas nunca se dissociam como investimento e resultado. O risco para se projetar algum resultado, tem sempre ao seu par à incerteza; tem as mudanças correntes no mercado econômico. Há a chamada volatilidade no mercado financeiro.

A volatilidade são os movimentos que vão aparecendo no decorrer de um período, influenciando no volume do negócio que se expôs em risco; que se projetou um resultado; é a subida ou descida no mercado financeiro, tendo vários fatores de decisão nesse ambiente de volatilidade, influenciando direto no grau de investimento.

Todo investimento tem o risco em seu entorno, influenciando de muitas maneiras, como: o risco de mercado, que ocorre de modo positivo/negativo no mercado bolsista; o risco político, de o país mudar sua política econômica; o risco de crédito são os pagamentos de empréstimos por empresas ou pessoas; o risco de taxas de juros, o valor do investimento pode ser afetado pela variação da taxa de juro, etc.

O risco e o retorno andam lado a lado envolvendo investimentos. Para quem não quer correr riscos e pensar em algum retorno, como já vimos acima, não há essa possibilidade. O indicador risco quando é zero, obviamente, o outro indicador, o retorno, será zero. Na medida em que cresce o risco, cresce também o retorno. Os fatores, como vistos acima, a volatilidade, o risco de mercado, o risco político, vão interferir na determinação do nível de risco que correrá o investimento. O investidor deverá ser capaz de avaliar os diferentes tipos de risco associados a cada tipo de investimento. O ideal é começar o investimento com menor risco.

Saber medir o risco de seus investimentos é fundamental para poder se estimar o quanto você pode perder ou ganhar em um tipo de investimento, tornando seu planejamento financeiro mais eficaz ao conhecer melhor sua tolerância ao risco.

O Risco é medido pela probabilidade de a empresa tornar-se tecnicamente insolvente. O Retorno é medido pelas receitas menos as despesas. Uma das coisas mais importantes que um investidor deve saber é que não existe retorno sem risco, ou seja, quanto < / > o risco de um determinado investimento, < /> será o retorno esperado.

Uma das maneiras mais comuns de mensurar o risco de um ativo é através do desvio padrão de seus retornos. Esta é uma medida de dispersão de resultados em torno de sua média. Uma forma alternativa para o cálculo do retorno, bastante utilizada em finanças é o retorno logarítmico, pois apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com