TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Dissertações: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ADMINISTRAÇÃO – MÓDULO ESTRATÉGICO DE LOGÍSTICA

PORTFÓLIO 01

A FUNÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

PORTFÓLIO 01

A FUNÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Trabalho apresentado ao curso administração da Faculdade ENIAC para a disciplina Administração Financeira e Orçamentária

Profº Eduardo

Guarulhos

2013

ATIVIDADE PROPOSTA

De acordo com texto acima, responda as seguintes questões:

1. O que são finanças? Explique como essa área afeta a vida de todas as pessoas de uma organização, bem como à própria organização.

Finanças é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros.

Conforme GITMAN(2002) finanças é definida como sendo a “arte e a ciência de administrar fundos”. De acordo com o autor, finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

2. Contabilidade e Finanças são áreas divergentes ou correlatas? De que forma elas se correlacionam?

A relação da administração financeira com a contabilidade está no fato de que em pequenas empresas, o controller freqüentemente assume a função financeira e em grandes empresas, muitos contadores estão intimamente envolvidos em várias atividades financeiras.

No entanto, há duas diferenças básicas entre contabilidade e finanças: a ênfase no fluxo de caixa (contador – regime de competência e, administrador – regime de caixa) na tomada de decisão (contador – volta sua atenção para coleta e apresentação de dados financeiros, administrador financeiro analisa os demonstrativos contábeis, desenvolve dados adicionais, baseado em suas avaliações acerca dos riscos e retornos inerentes).

3. A atividade do Tesoureiro e do Controller, é divergente ou convergente? Como elas convergem ou divergem?

Elas convergem, pois o tesoureiro e o controller estão subordinados ao diretor financeiro. O tesoureiro (principal administrador financeiro), normalmente é responsável pela gestão de atividades financeiras, tais como planejamento financeiro e captação de fundos, tomada de decisões e investimento, gestão de caixa, gestão de atividades de crédito, gestão do fundo de pensão e administração da área de câmbio. O controller (contador chefe) lida com as atividades contábeis, tais como contabilidade gerencial, gestão de assuntos fiscais, contabilidade financeira e contabilidade de custos. O foco de atenção do tesoureiro tende a ter caráter mais externo, enquanto o controller tende a ter caráter mais interno.

4. De que forma o campo das finanças está relacionado ao da Economia? Que informações se obtém da economia para conduzir as finanças, no curto, médio e longo prazo?

Os administradores financeiros precisam compreender o arcabouço econômico e estar atentos para as consequências da variação dos níveis de atividade econômica e das mudanças de política econômica. Também devem estar preparados para usar as teorias econômicas como diretrizes para o funcionamento eficiente da empresa. Exemplos disso incluem a análise de oferta e demanda, estratégias de maximização de lucro e a teoria da formação de preços. O princípio econômico fundamental usado na administração financeira é a análise marginal, ou seja, o princípio de que uma decisão financeira deve ser tomada somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais.

5. Descreva a área da Administração Financeira. Compare e contraste essa área com a de serviços financeiros.

Para Gitman (1997), as principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com