TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Artigo: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  6.380 Palavras (26 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 26

1. INTRODUÇÃO

1.1. Considerações Iniciais

A administração financeira é um componente essencial não só currículo escolar ou de programa de treinamento profissional, mas em seu trabalho diário, não importa a posição e também em sua vida pessoal.

Administrar um negócio seja em modesto empreendimento ou uma grande sociedade anônima, envolve muitas funções diferentes. E é finanças que faz com que tudo aconteça; é o que dirige todos os outros departamentos de uma organização. Sem capital que atenda as necessidades da empresa, seja para financiar seu crescimento ou para atender operações do dia-a-dia, não podemos desenvolver e testar novos produtos, criar campanha de marketing e etc.

Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças que, é a arte e a ciência de administrar fundos. Ocupa-se do processo instituições, mercados e instrumento envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. Corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie. As finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível estratégico, gerencial e operacional em que se toma dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

A crescente complexidade da economia brasileira, a expansão e sofisticação de nosso mercado financeiro, são os fundamentos para as crescentes exigências das funções financeiras, visto que basicamente as funções financeiras, durante anos, consistiam apenas em receber e pagar, sendo uma simples extensão da administração geral.

1.2. Conceito de Administração Financeira e suas práticas

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores meios para a condução financeira da empresa.

É por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas pequenas brasileiras entram em falência até o quinto ano de existência. São indiscutivelmente necessárias as informações do balanço patrimonial, no qual se contabilizam os dados da gestão financeira, que devem ser analisados detalhadamente para a tomada de decisão.

Pelo benefício que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimo relacionamento de interdependência que ambas têm é que se confundem, muitas vezes, estas duas áreas, já que as mesmas se relacionam proximamente e geralmente se sobrepõem. E em algumas empresas pequenas a função financeira é geralmente realizada pelo departamento de contabilidade, à medida que a empresa cresce, a importância da função financeira leva a criação de departamento financeiro separadamente.

O administrador financeiro é o elemento fundamental dentro de uma empresa, assim como todos os setores são importantes dentro de uma organização, no entanto, é que o Administrador Financeiro desempenha uma função um tanto mais sutil: ele administra as finanças da organização e isso é uma tarefa bastante difícil e complexa. O administrador financeiro é um profissional que cuida das finanças de uma empresa, honrando os compromissos nas datas dos vencimentos, captando recursos quando é preciso a um custo mais baixo ou ainda, o melhor, aplicando as sobras nos investimentos mais atraentes, antevendo as possibilidades de investimento em novos projetos. Como se vê, não é uma função fácil.

O maior desafio do Administrador Financeiro é conciliar bem, e muito bem, o equilíbrio entre a Liquidez vs. Rentabilidade. O item Liquidez é a capacidade da organização de estar sempre com as suas finanças oxigenadas para que nunca faltem recursos na hora de honrar os compromissos. Para isso, ele deverá usar o Fluxo de Caixa, onde projetará todas as entradas e saídas de recursos, tendo uma visão de curto, médio e longo prazo do fluxo monetário da empresa. Com o Fluxo de Caixa, ele poderá verificar quando faltará capital disponível para a empresa e com isso, tomar as devidas providências. No que diz respeito à Rentabilidade, é a capacidade de o administrador Financeiro investir recursos, do sistema do Fluxo de Caixa, em outro tipo de bem (estoque de mercadoria) e conseguir fazer com que este estoque se transforme em dinheiro, novamente, e retornem, com os lucros desejados, para dentro do sistema do fluxo de caixa.

2. CARACTERIZAÇÃO DA FUNÇÃO FINANCEIRA

Finanças como elemento estratégico dos negócios e como ferramenta para as tarefas do gestor.

A função financeira compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão dos recursos (tanto o numerário movimentado pelas empresas, quanto os direitos e obrigações decorrentes das tran¬sações realizadas a crédito) movimentados por todas as áreas da empresa. Tal função, que possui um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades opera¬cionais, é responsável pela obtenção dos recursos necessários e pela formulação de uma estratégia voltada para a otimização da aplicação desses recursos, contribuindo significativamente para o sucesso do empreendimento.

No geral, a administração financeira serve para manusear da melhor forma possível os recursos financeiros e tem como finalidade otimizar o máximo que se puder o valor agregado dos produtos e serviços da empresa, a fim de se ter uma posição competitiva perante um mercado repleto de concorrência, proporcionando, deste modo, o retorno positivo a tudo o que foi investido para a efetivação das atividades da mesma, estabelecendo crescimento financeiro e satisfação aos investidores.

A organização e administração financeira são sempre componentes indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Através dele é possível ampliar lucro real, mantendo os fluxos das entradas e saídas de caixa sob controle e conhecendo antecipadamente as épocas em que irá faltar ou sobrar numerário. Além disso, uma administração financeira adequada permite obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômica e financeira.

O orçamento de Capital é o processo de planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com