TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Monografias: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

O gestor ou administrador financeiro:

O profissional responsável pela administração financeira geralmente é denominado de Gerente Financeiro, Diretor Financeiro, ou Supervisor Financeiro. É ele que vai aplicar as técnicas da administração adaptando os conceitos teóricos à realidade da organização, e para isso é fundamental que ele tenha um ótimo relacionamento com os clientes internos e externos.

Nos diagramas abaixo é possível ver como o estes profissionais devem se encaixar na hierarquia da companhia, e através de um organograma simples observar como eles se relacionam com os clientes internos e externos da empresa:

Relacionamento com os clientes internos:

Relacionamento com os clientes externos:

…………………………………………………………………..

Áreas de atuação dos administradores:

Para se obter uma administração financeira eficaz, muitas vezes é necessário criar e dividir as áreas de atuação dos gestores, principalmente nas organizações de grande porte. Deste modo, o administrador financeiro pode atuar em diversas áreas específicas, em alguns cargos ou funções como:

•Analista financeiro - Tem como função principal preparar planos financeiros e orçamentários através de demonstrações financeiras e orçamentos diversos, estabelecer os planos financeiros de curto e longo prazo para alcançar metas, analisando e realizando previsões futuras, avaliando o desempenho trabalhando em conjunto com a contabilidade.

•Gerente de orçamento de capital - O responsável por esta função deve avaliar e recomendar as propostas de investimentos em ativos, já tendo traçado um planejamento futuro, verificando se certos investimentos ou transações trarão resultados positivos ou negativos no aspecto financeiro da empresa.

•Gerente de projetos de financiamentos - Em empresas de grande porte, são eles os responsáveis por conseguir financiamentos para investimentos em ativos. Deste modo, o Gerente de orçamento de capital e o Gerente de projetos de financiamentos trabalham juntos, atuando num mesmo setor.

•Gerente de caixa – Profissional responsável por manter e controlar os balanços do caixa da empresa. Geralmente cuida das atividades de cobrança, desembolso do caixa e investimentos de curto prazo.

•Analista/gerente de crédito - Gerencia as políticas de crédito da empresa, avaliando as solicitações de crédito, extensão, monitoramento e cobrança de contas a receber.

•Gerente de fundos de pensão - Em grandes empresas, supervisionam a administração de ativos e passivos do fundo de pensão dos empregados, economizando e investindo o dinheiro para atender metas de longo prazo.

Para saber mais sobre Administração Financeira:

A importância da Administração Financeira da Empresa

Conceitos de Administração Financeira

O que é Administração Financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com