TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Artigo: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Artigo  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

As empresas têm como objetivo econômico a maximização de seus lucros, fazendo com que garantam um alto retorno de seu capital para os acionistas ou proprietários.

Até 1929, o maior interesse das empresas era a captação de recursos, logo após esse período foi visado e valorizado a parte financeira da empresa, onde os proprietários foram criando mecanismos de controle sobre suas financias para mostrar aos seus investidores e sócios uma imagem de segurança. Com o passar do tempo a gestão financeira das empresas está evoluindo significamente, procurando meios onde a empresa sempre consiga aumentar os seus recursos nela investido, e claro, que consiga algum lucro.

As Definições de Finanças é um ramo da economia que se dedica a avaliar a circulação do dinheiro entre pessoas, empresas ou poder público. Em particular, as pessoas devem analisar como elas devem obter seu dinheiro e principalmente como guardá-lo para quando aparecerem imprevistos. Já na área das empresas os investimentos, financiamentos, benefícios e dividendos são alguns dos recursos financeiros criados para criarem valores. No poder público estão relacionadas com a política fiscal de um Estado. O governo cobra os impostos, onde são obtidos os fundos, sendo esse dinheiro reinvestido na sociedade através de despesas públicas (com a construção de hospitais, escolas, etc). Ou seja, as finanças tratam da gestão do dinheiro.

A administração financeira pode ser divida em áreas de atuação: visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, infraestutura, etc) as empresas apostam no investimento, ou seja, elas ampliam os bens de capital.

Os ativos financeiros que recebem esses investimentos são classificados como: INVESTIMENTOS TEMPORÁRIOS: Esse tipo de investimento são valores aplicados com a intenção de resgate dentro de algum tempo. Podem ser classificadas como: aplicações de liquidez imediata, são aplicações que podem ser resgatadas ou vendidas imediatamente ou dentro de poucos dias; títulos e valores mobiliários de curto prazo são aplicações em títulos com prazo de resgate de até um ano, ou dentro do ciclo operacional seguinte, se esse for superior a um ano; títulos e valores mobiliários de longo prazo que são aplicações em títulos com prazo de resgate superior a um ano, ou além do ciclo operacional seguinte, se esse for superior a um ano.

INVESTIMENTOS PERMANENTES: são ativos que produzem resultados no longo prazo. Os investimentos permanentes são valores aplicados para manutenção das atividades operacionais e com fins estratégicos. Mas esses investimentos podem ser vendidos a qualquer tempo, se isso for necessário ou conveniente para a empresa.

As Instituições financeiras são instituições cuja atividade principal é fazer investimentos ou empréstimos, tanto pessoal, quanto para os empresários, por meio de créditos específicos para cada necessidade.

As Finanças Corporativas é uma área que envolve as decisões financeiras tomadas pelos negócios e as ferramentas e analises também usadas para tomar essas decisões. Seu objetivo principal é a simultânea maximização da valorização da sociedade a administração dos riscos financeiros da empresa.

Finanças Internacionais são as finanças realizadas no exterior, por serem efetuadas fora elas requerem um analista financeiro internacional que conheça e compreenda esse ramo de mercado. Nessas operações podem ocorrer dois tipos de riscos para a empresa exportadora, que são risco político e risco de câmbio.

O Diagnostico Financeiro tem como objetivo medir o desempenho financeiro que a empresa está aplicando nos seus negócios. Esse diagnostico é realizado pela análise de informações contábeis fornecidas pela empresa e em entrevista com os gestores. Ela pode ser retrospectiva, onde serão analisados os resultados da empresa até o momento; e prospectiva, que busca prever os resultados do período posterior até o momento. Dentro de uma administração financeira de uma empresa encontram-se pessoas com diferentes cargos e denominações, a seguir serão explicadas algumas.

Diretor Financeiro: é o profissional responsável por gerenciar os departamentos contábeis e financeiros, desenvolvendo normas internas, processos e procedimentos de finanças. Ele supervisiona toda parte das funções de suporte administrativo e financeiro. Está sob sua responsabilidade planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades financeiras da empresa, fixar políticas de ação acompanhando seu desenvolvimento, para assegurar o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos, entre outras importantes atividades.

Gerente Financeiro: O objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa, por meio da geração de lucro líquido, decorrente das atividades operacionais da empresa. Para realizar essa tarefa, o gestor financeiro precisa ter um sistema de informações gerenciais que lhe permita conhecer a situação financeira da empresa e tomar as decisões mais adequadas, maximizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com