TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Exames: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Bolsa de Valores

O termo bolsa de valores refere-se ao ambiente onde são realizados negócios envolvendo ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas, commodities agropecuárias e diversos tipos de derivativos financeiros, como as opções de compra e venda de ações e os contratos futuros.

Uma bolsa de valores funciona como um mercado organizado, que promove o encontro entre investidores interessados em negociar valores e mercadorias. A bolsa de valores também é responsável por estabelecer as regras de negociação e por criar um ambiente seguro e transparente para a realização destes negócios.

Por meio de sua plataforma de negociação, a bolsa de valores realiza o registro, a compensação, a liquidação e a listagem de todos os ativos e valores mobiliários negociados, assim como divulga diversas informações de suporte ao mercado.

A bolsa de valores também pode atuar como depositária central dos ativos negociados em seus ambientes (agente de custódia), exercer atividades de gerenciamento de riscos das operações realizadas por meio de seus sistemas (agente de clearing), além de licenciar softwares e índices.

Cada bolsa de valores possui seus próprios índices, compostos pela performance das cotações de um número pré-estabelecido de ações de empresas. As regras para a seleção das ações que formam determinado índice são definidas pela própria bolsa de valores. A variação destes índices funciona como um termômetro para se avaliar o desempenho médio dos ativos negociados na bolsa de valores.

Além de funcionar como um elo entre pessoas interessadas em investir em ações e empresas que precisam de recursos para crescer, a Bolsa é um centro de liquidez por oferecer às Corretoras de Valores um ambiente seguro, rápido e transparente de intermediação de negociações.

Além disso, propicia aos investidores, às Corretoras e às empresas um ambiente no qual as operações podem ser efetuadas de forma transparente e segura. Oferece sistemas operacionais adequados com emprego de alta tecnologia, além de uma equipe técnica que monitora as negociações e as empresas emissoras para garantir a credibilidade e a transparência do mercado.

NEGOCIAÇÕES NA BOLSA DE VALORES

As negociações são feitas através de Corretoras de Valores são instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Atualmente, os investidores podem acompanhar sua conta, ter acesso aos custos de operação e comprar e vender ações pela Internet (com exceção dos fundos, onde quem compra e vende é o gestor).

O nome desse serviço é Home Broker e pode ser acessado pelo site de uma corretora que oferece este sistema. As ordens de compra e venda também podem ser dadas pelo investidor por telefone. Ou seja, o investidor liga para sua corretora e informa o que deseja fazer.

Por seus serviços as Corretoras cobram algumas taxas, como a taxa de operação que é cobrada cada vez que é emitida uma ordem de compra ou venda, a taxa de custódia que é cobrada mensalmente pela guarda das ações e a taxa de corretagem, paga quando a ordem de compra e venda é feita por telefone. É calculada em relação ao valor da operação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com