TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Casos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  1.587 Visualizações

Página 1 de 3

1 AMBIENTE FINANCEIRO E CONCEITOS FINACEIROS

Atividades Práticas

Sistema Financeiro Nacional (SFN)

1 O Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem importância social e econômica no processo de intermediação e distribuição de recursos no mercado. Ele é composto por instituições públicas e privadas que atuam nos diversos instrumentos financeiros. O governo possui órgãos normativos e executivos. Defina quais são e as funções do órgão normativo e do órgão executivo do mercado financeiro.

2 O sistema de intermediação é composto por agentes capazes de gerar poupança para investimentos e agentes carentes de capital. Estas transferências de recursos processam-se por meio das instituições financeiras. Assinale V, para verdadeiro, e F, para falso, nas alternativas relacionadas ao Sistema Financeiro Nacional.

a) ( ) Uma característica do banco é a capacidade de interferir nos meios de pagamentos da economia com a criação da moeda escritural. Devido a essa característica, todo o recurso depositado no banco é devolvido ao mercado sob a forma de empréstimo.

b) ( ) Os bancos comerciais e múltiplos são instituições financeiras que atendem a demanda por crédito de tomadores de recursos, sendo que os bancos comerciais e múltiplos têm o mesmo universo de atuação.

c) ( ) O BNDES é um banco de investimento que atua em operações de repasses oficiais. Os recursos são oferecidos para suprir a necessidade de capital de giro e capital fixo.

d) ( ) A sociedade de arrendamento mercantil e a sociedade de crédito, financiamento e investimento têm como principais fontes de recursos a colocação de debêntures de emissão própria e a colocação de letras de câmbio no mercado, respectivamente.

e) ( ) Associação de Poupança e Empréstimo é constituída sob a forma de sociedades civis sem fins lucrativos que atuam no financiamento imobiliário, sendo voltadas à área habitacional.

Ativos Financeiros

3 Os ativos financeiros negociados no mercado podem ser classificados com relação à renda, prazo e emissão. Defina ativos de renda fixa, renda variável, a natureza da emissão dos títulos e quais são os prazos.

4 As ações representam uma fração do capital social de uma sociedade. A ação é considerada um título de renda variável que está vinculado aos lucros auferidos pela empresa emissora. Assinale

V, para verdadeiro, e F, para falso, nas alternativas relacionadas ao mercado de ações.

a) ( )No exercício social, parte dos resultados líquidos é distribuída sob a forma de dividendos, ou seja, distribui dinheiro aos acionistas.

b) ( )Dividendos: uma maneira de remunerar os acionistas. Outra forma de remuneração dos acionistas é o pagamento de juros calculados sobre o capital próprio; no entanto existem certas limitações e condições estabelecidas para essa forma de distribuição de resultados prevista pela legislação. O pagamento de juros calculados sobre o capital próprio não proporciona nenhuma vantagem fiscal à empresa.

c) ( ) Os subscritores de capital podem beneficiar-se das valorizações de suas ações no mercado, sendo que este ganho dependerá da conjuntura do mercado e do desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com