TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Monografias: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Financeira

Com o passar dos anos a Administração Financeira vem auxiliando cada vez, mas os administradores, nas organizações e empresas a desempenhar um excelente controle de gerenciamento e planejamento positivo, na forma de analise de investimentos e elementos viáveis para adquirir recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários.

Para Lemes Junior, Rigo e Cherobin (2005) sugerem que a administração financeira tem por objetivo maximizar a riqueza dos acionistas da empresa. Para eles, o administrador financeiro é o principal responsável pela criação de valor, ele é quem presta contas pela execução das funções financeiras da empresa.

No entendimento de Sanvicente (2011), uma das melhores maneiras de apontar a administração financeira de uma empresa, é classificar as áreas da empresa que tem maior necessidade para busca de novas melhorias.

Hoji (2010, pág 10), diz que “O objetivo econômico e financeiro de uma empresa é a maximização de seu valor de mercado, por meio de geração continua de lucro e caixa no longo prazo, executando as atividades inerentes ao seu objetivo social, pois com o aumento do valor da empresa, o proprietário da empresa aumenta sua própria riqueza”.

Uma ótima decisão financeira pressupõe, primeiramente, a identificação dos aspectos financeiros relevantes, especialmente as áreas afetas na relação risco e retorno da empresa.

Para uma boa administração financeira, é necessária a utilização de ferramentas gerenciais, como o Fluxo de Caixa, que auxilia em tomadas de decisões de toda empresa.

O fluxo de caixa proposto é uma ferramenta essencial para nortear o gestor financeiro, dando uma visão das entradas e saídas realizadas, proporcionando um melhor controle das finanças.

De acordo com Silva (1999, p.42),

Empresa organizada necessita não apenas das demonstrações financeiras,

mas de outros relatórios gerenciais que independem da legislação

Obrigatória, mas decorrem das necessidades gerenciais para auxilio no

processo decisório.

Acresce-se ainda que o fluxo de caixa além de ser importante para as empresas que por sua função demonstra as operações financeiras que são realizadas, facilitando por sua vez a análise e decisão, também aperfeiçoa aplicações de capitais próprios e de terceiros nas atividades da empresa.

É através do mesmo que o administrador financeiro controla as entradas e saídas de recursos e o grau de liquidez imediata da empresas

Para Zdanowicz (1998, p.33), “o fluxo de caixa é o instrumento que permite demonstrar as operações financeiras que são realizadas pela empresa”, o que possibilita melhores análises e decisões quanto à aplicação dos recursos financeiros que a empresa dispõe.

O fluxo de caixa pode ser também conceituado, como o instrumento utilizado pelo administrador financeiro com o objetivo de apurar o somatório de ingressos e somatórios financeiros da empresa em determinado momento, prognosticando assim se haverá excedente ou escassez de caixa, em função do nível desejado de caixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com