TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Escolar: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  2.008 Visualizações

Página 1 de 4

Exercício 1:

Assinale a alternativa correta (Modulo 1 – Questão 1):

I) O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas da empresa.

II) O administrador financeiro é o principal responsável pela criação de valor e pela investigação de riscos.

III) A gerência financeira abrange atividades de administração de caixa, crédito e cobrança, risco, câmbio, investimento, financiamento, planejamento e controle financeiro, relacionamento com acionistas e investidores e relacionamento com bancos.

IV) Finanças comparativas são as finanças que visam maximizar a riqueza dos assessores das empresas; normalmente constituídas na forma de sociedade anônima de capital.

V) Os administradores financeiros nas decisões de investimento, por exemplo, criam, recebem e desenvolvem alternativas de negócios de longo prazo, com retornos favoráveis aos acionistas, buscando sempre a maximização da riqueza da empresa.

Resposta:

Alternativa D: I III e V estão corretas:

As alternativas I III e V estão corretas. A Administração financeira tem como principal objetivo a maximização da riqueza dos acionistas, ela busca o aumento do retorno para os sócios. Conta com duas áreas: gerência financeira e controladoria. A gerência financeira abrange diversas atividades, conforme citado na alternativa III. Um administrador financeiro deve tomar 3 decisões fundamentais: decisão de investimento, decisão de financiamento e decisões de resultados, afim de trazer a maximização de riqueza para a organização.

Exercício 2:

Assinale a alternativa incorreta (Modulo 1 – Questão 2):

I) O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos fornecedores da empresa.

II) Os administradores financeiros nas decisões de investimento, por exemplo, criam, recebem e desenvolvem alternativas de negócios de curto prazo, com retornos favoráveis aos acionistas, buscando sempre a maximização da riqueza da empresa.

III) Quando se referem às atividades normais da empresa, relacionadas aos pagamentos e recebimentos do dia a dia, são ditas decisões financeiras de curto prazo, conhecidas também como administração do capital de giro.

IV) Quando uma empresa tem a capacidade de obter recursos com taxas e prazos compatíveis, ela consegue viabilizar bons projetos de investimento, consequentemente trazendo maior valor para seus acionistas.

V) O administrador financeiro necessita conhecer a estrutura de mercado em que sua empresa está inserida para atuar melhor em negociações empresariais.

Resposta:

Alternativa A: I e II estão incorretas:

As alternativas I e II estão incorretas, pois citam que o objetivo da mesma é a maximização da riqueza dos fornecedores e da organização, quando na realidade, objetiva a maximização da riqueza dos acionistas.

Exercicio 3:

Assinale a alternativa correta (Modulo 1 – Questão 3):

I) O administrador financeiro é o principal responsável pela criação de valor e pela mitigação de riscos.

II) A controladoria engloba atividades de administração de caixa, crédito e cobrança, risco, câmbio, investimento, financiamento, planejamento e controle financeiro, relacionamento com acionistas e investidores e relacionamento com bancos.

III) Um conceito muito importante no mundo das finanças é o de Valor. Existem dois conceitos de valor: a) Valor de uso é a quantia de recursos que, de comum acordo entre as partes, permite a troca da posse de um bem ou serviço. b) Valor de troca é o valor atribuído à capacidade de bens e serviços satisfazerem as necessidades daqueles que os possuem.

IV) O conhecimento das leis das Sociedades Civis permite ao gestor financeiro adequar os fluxos financeiros às exigências legais, evitando multas e suspensões. A carga tributária no Brasil é alta, e uma boa gestão tributária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com