TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentária

Casos: Administração Financeira E Orçamentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 12

Anhanguera Educacional – UNIDERP

Curso de Administração

Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária

ERIKA DAUANNA DA SILVA SARAIVA – RA: 393802

FRANCIARA DA SILVA BARROS – RA: 393778

MARYANA MARQUES DA SILVA – RA: 393898

Tutor (a): Deborah Sales

Prof. Wagner Luiz Villalva

Anhanguera Educacional – UNIDERP

Curso de Administração

Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária

ERIKA DAUANNA DA SILVA SARAIVA – RA: 393802

FRANCIARA DA SILVA BARROS – RA: 393778

MARYANA MARQUES DA SILVA – RA: 393898

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Atividade Prática Supervisionada de Administração Financeira e Orçamentária sob a orientação da Distância Prof. Wagner Luiz Villalva para obtenção de nota na disciplina.

GRAJAÚ 2014

Etapa 1

Passo 1

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Trata-se de um ramo privativo à Administração, é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

Define-se Administração financeira como semdo um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.

Tem como objetivo geral a maximização dos lucros e como básicos tem como:manter a empresa em permanente situação de liquidez, obter novos recursos para planos de expansão e segurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira.

Com o planejamento financeiro, o administrador financeiro pode acompanhar as diretrizes de mudanças e as rever quando se fizer necessário, visualizar com certa antecedência as possibilidades de investimentos, grau de endividamento e o seu montante de dinheiro que será necessário para se manter.

No geral, o planejamento financeiro indica os caminhos que levam as conquistas dos objetivos da empresa, tanto a curto prazo como também a longo prazo. Para isso, ou para uma gestão financeira eficaz, os administradores necessitam de ferramentas confiáveis para que o gestor possa tomar as decisões certas e oportunas. O Fluxo de caixa tem sido uma dessas ferramentas, sendo uma das mais eficazes na gestão financeira da empresa.

Interferência do tempo sobre a moeda.

Quando uma empresa deseja fazer novo investimento se planeja como deve ser feito, fatores econômicos devem ser analisados para tomada de decisões.

Como o campo das finanças está intimamente associado ao da teoria econômica, os administradores financeiros precisam entender a estrutura da economia e estar alertas para as consequências de níveis variáveis de atividade econômica e de mudanças de política econômica.

Isso se dá principalmente em relação à moeda com sua valorização e desvalorização.

Para um cenário de valorização da moeda nacional, imagina-se uma empresa brasileira que atua com o mercado de exportação. Quando acontece a valorização da moeda nacional, a empresa brasileira tem dificuldade competir com os produtos de outros países. Uma empresa que exporta para a Europa, onde o real valendo mais que o euro a empresa brasileira não conseguirá vender. Por exemplo, uma mercadoria brasileira que valha mil reais vai aumentar de preço para um europeu mesmo que o brasileiro continue vendendo por mil reais, pois lá na Europa, na hora de converter esse preço para euros, eles terão que dar mais euros para obter a mesma mercadoria.

Ou o contrário para as empresas que importam. Esse momento é favorável, pois precisará de menos reais para a quantidade de euros na compra de uma máquina ou matéria-prima da Europa, por exemplo.

Agora se imagina que o país esteja passando por um processo de desvalorização da moeda, consequentemente a inflação, onde a moeda nacional esteja perdendo seu valor, enquanto que outras como o dólar faz o inverso, para a empresa atua com o comércio exterior, que trabalha com a importação de matéria-prima, por exemplo, com a inflação em alta, o insumo torna-se mais caro e consequentemente o preço de produto final aumenta, alimentando ainda mais a alta da inflação.

Portanto através dessas duas análises feitas da valorização e desvalorização da moeda, conclui-se que, de outra forma ou outra pode interferir no planejamento financeiro da empresa e o administrador financeiro tem que estar preparado e ter mecanismos parar prever esses tipos de situações para compor o planejamento.

Questão da Etapa 1

Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%.Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Taxa de 6%

PERÍODO VP JUROS%VF=VP(1+R)³ VF TAXA DE JUROS

3 R$ 100.000,00 6% 100.000(1+0,06)³ 119.101,60 19.101,60

Taxa de 12%

PERÍODO VP JUROS% VF=VP(1+R)³ VF TAXA DE JUROS

3 R$ 100.000,00 12% 100.000(1+0,12)³140.492,80 40.492,80

De acordo com a tabela a maior taxa de desconto, é aquela que a data de resgate é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com