TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alto da Serra aguardente

Relatório de pesquisa: Alto da Serra aguardente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

1. Produto:

Aguardente Alto da Serra – Cachaça Artesanal é custoso e cheio de detalhes – uma verdadeira obra de arte. Fazer cachaça é, ao mesmo tempo, ciência, arte, paixão e sabedoria. Tudo é feito com muita calma, cuidado, esmero, por isto, “artesanal”. Apesar de feita exclusivamente do caldo de cana, sem a adição de produtos químicos, cada cachaça carrega características de seu produtor, o alambiqueiro. Cada um tem seu segredo, que normalmente é transmitido de pai para filho. Os detalhes especiais estão espalhados por todo o processo, desde a escolha do tipo de cana, passando pela época certa da colheita, o tempo de moagem, os ingredientes e o tempo de fermentação, a forma de destilação e os tonéis para o envelhecimento, até o engarrafamento.

A cachaça artesanal é fabricada numa pequena indústria, denominada engenho, localizada em Serra Negra, trabalhamos com pequenos volumes ou bateladas. A cachaça é feita em alambique, uma engenhoca cujo sistema de funcionamento remonta à Idade Média. O alambique é operado manualmente pelo aguardenteiro ou alambiqueiro, destilo a destilo.

Existem poucas e, ao mesmo tempo, milhares maneiras de se fazer cachaça artesanal. São pequenas variações de região para região brasileira. Mas, na verdade, cada alambiqueiro, além de seguir a tradição da família ou da região, como citamos acima têm os seus segredos, o “pulo do gato”, detalhes do processo de transformação que não revelam que fica retido na família além de ser desenvolvido no núcleo familiar da empresa.

2 – MISSÃO, VISÃO E VALORES;

MISSÃO: Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacionais e internacionais fornecendo produtos de alta qualidade a preços competitivos.

VISÃO: Estar entre as maiores empresas de bebidas destiladas do país. Mantendo a liderança tecnológica, essência e qualidade, sendo a preferida pelo nosso público de interesse.

VALORES:

• Qualidade e melhoria contínua dos produtos e serviços para satisfação dos consumidores;

Compromisso com a verdade;

Comportamento ético;

Aperfeiçoamento das relações com os clientes, fornecedores e consumidores;

Harmonia com equilíbrio e a dinâmica da natureza, percebendo o homem como parte da natureza.

3 Matéria Prima

Pode-se classificar as matérias-primas em:

• matérias açucaradas:cana-de-açúcar, beterraba, melaços, mel-de-abelhas e frutas;

• matérias amiláceas e feculentas: amido de grãos, a fécula de raízes e tubérculos;

• matérias celulósicas: palhas, madeiras, resíduos sulfiticos de fabricas de papel;

4 Rótulo:

5 Embalagem:

Garrafa Premium: (Vidro Reciclável)

Capacidade Total: 516ml

Capacidade Útil: 500ml

Peso: 408 g

Altura: 310,1 mm

Diâmetro: 62,2 mm

Informações sobre a Embalagem

Tipo: Caixa

Peças: 54 un

Peso: 21,6 kg

Comprimento: 51 cm / Largura: 39 cm / Altura: 30 cm

6 Justificativa de Viabilidade

No mercado brasileiro, convivem atualmente, dois produtos que apesar de ter o mesmo nome “cachaça” e a mesma matéria prima: a cana-de-açúcar tem processos de produção diferenciados e são sensorialmente produtos distintos, um é a da cachaça de coluna ou industrial e o outro a cachaça de alambique, que é o nosso produto principal.

As cachaças que hoje ocupam as gôndolas dos supermercados variam de R$ 3,00 a R$ 250,00. Existe no mercado mais de 5000 marcas registradas e disputando espaço no mercado. Existe uma grande concorrência, mas, devido à alta qualidade do produto que é a Aguardente Alto da Serra, espera-se que o seu consumo seja direcionado a uma classe de alto poder aquisitivo.

Tomando por base nesses dados e também o fato da cachaça ser um aperitivo regional, é que acreditamos que o investimento seja viável, já que esse mercado só tende a crescer.

Além disso existe alta demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com