TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Dos Negócios No Brasil

Projeto de pesquisa: Ambiente Dos Negócios No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil

2.2 Medida macroeconômica e medida microeconômica 6

2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil 6

2.4 Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia 7

2.5 A carga tributária no Brasil x inabilidades administrativas: pesquise e dê sua opinião fundamentada sobre a causa mortis de empresas nacionais 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O Brasil é um local de grandes oportunidades e hoje poderia ser um país de primeiro mundo se as políticas fossem trabalhadas da maneira correta. E se esse grande emaranhado de burocracia não suprimisse o ambiente dos negócios. Conforme Giambiagi e Além (2008, p. 02) é frequente ouvirmos a tese de que o setor privado é mais eficiente do que o governo e que portanto, uma economia em que as firmas operem livremente funciona melhor que uma com forte atuação governamental. E isso se ver fortemente na economia capitalista que ganha força por grande maioria da sociedade e do empresariado e muitas vezes do próprio governo.

Giambiagi (2008, p.02) diz também, que essa vontade dos indivíduos de andar com as próprias pernas está associada a teoria de bem estar social, onde os mercados competitivos acabam gerando uma alocação de recursos, mas de uma certa forma que essa realocação dificilmente deixará o outro indivíduo satisfeito. E essa visão está associada ao sistema de mercado existente a uma circunstância conhecida e chamada de “falha de mercado” que são as existências de bens públicos, a falha de competição que reflete na existência de monopólios naturais, as externalidades, as falhas de informação a ocorrência de desemprego e a inflação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

As amplas transformações nas políticas e economia no Brasil e no mundo, vem moldando o destino das organizações assim como dos seres humanos. Este processo de mudanças é desencadeada tanto por processos externos como interno e isso ocorreu com mais força por volta do século XX, que foi marcado por um período de grandes acontecimentos assim, essencial, para mudanças no cenário político global. Que se deu início com a Primeira Guerra Mundial em 1914, que se configurou como oportunidade para exibição das forças militares e engenhosidade tecnológicas, e em 1917 ainda em plena Guerra Mundial foi dado início a Revolução Russa a qual foi desencadeada por um período de conflitos, onde se tinha uma grande massa de camponeses trabalhando muito, e ganhando pouco. E diante desses fatos o povo começou a brigar por uma liderança menos opressiva e mais democrática. E ainda nesse ambiente de grandes acontecimentos é necessário citar também, o grande salto dado pelos Estados Unidos que se tornou líder na potência Industrial em termos de produção, O império Britânico alcançou o ápice do seu poder, A África, América Central, Sul e a Ásia também destinaram a uma maior autonomia. Pode-se dizer que este período de cem anos foi marcado por muitos desenvolvimentos, eventos, e também muitas conquistas, pois foi nesse século que a produção de veículos motorizados ocorreu em massa. Foi inventada a máquina voadora mais pesada que o ar, satélites geoestacionários, filmes, rádio, televisão, telefone, eletrônica aplicada, computador, internet, física avançada, antibióticos, contraceptivos oral entre outros.

Ao se avaliar esses acontecimentos no Brasil desde a proclamação da república em 1889, o país já experimentou segundo Silva (2009, p.11) diversos tipos de governos e uma série políticas econômicas que nem sempre propiciam atingir um padrão de desenvolvimento que atendesse as necessidades da grande maioria da sua população. Portanto verifica-se que toda essa busca pela autonomia, se trata do impulso que o homem dar para que as coisas aconteçam da maneira como ele planeja, assim as organizações buscam a se adaptarem as rápidas mudanças do ambiente, para que possam continuar atuando no mercado.

A abertura do mercado na década de 90, como descreve Pinheiro (2001, p.45), faz com que o Brasil seja palco de mudanças significativas na política de comércio exterior, pois foi nesse período que se caracterizou o processo de abertura comercial abrangente. Essas transformações no comportamento empresarial, cultural e mudanças nos valores organizacionais, fez com que adviesse com maior rapidez o uso da tecnologia, da internet, maior atuação dos órgãos de proteção ao consumidor, maior interferência dos órgãos de regulamentação, ciclos mais curtos dos produtos e consequentemente a mudança considerável no comportamento do consumidor, portanto, as organizações se veem obrigadas a inovarem na gestão de qualidade para permanecerem atuando no mercado. Essas constantes transformações da economia e a instabilidade econômica e a tecnologia de ponta, faz com que muitas desapareçam, pois os consumidores se tornaram mais exigentes, pois buscam mais comodidade, inovação, valor agregado, maior qualidade com menor preço e maior variedade. E nesse âmbito de globalização de mercados a contabilidade vive em termos de constantes alterações devido as edições de leis, decretos e medidas provisórias que acabam por alterarem alíquotas, bases de cálculos e a maneira de apuração de impostos, influenciando portanto, as mudanças nas formas de escrituração contábil que conforme mostra Braga (2008), quando destaca a importância da criação da Demonstração dos Fluxo de Caixa que substituiu a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (art. 176, IV) que segundo ele servirá para seguir uma tendência internacional e também em função das necessidades do usuário principalmente por parte dos analistas, mercado e investidores institucionais. Porém isso não caracteriza mudança na principal finalidade da contabilidade que é prover aos usuários os demonstrativos financeiros com informações necessárias para então tomadas de decisões.

2.2 MEDIDA MACROECONÔMICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com