TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Economico Global

Dissertações: Ambiente Economico Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 9

1. Sabe-se que nos anos 1990 uma série de reformas foram recomendadas para os países da América Latina. Essas reformas passaram a ser conhecidas como medidas preconizadas pelo Consenso de Washington. Podemos destacar entre elas:

I. A estatização dos setores produtivos e a desvalorização cambial competitiva

II. A privatização de empresas estatais e a redução dos gastos sociais do governo

III. O fortalecimento de políticas de crescimento, mesmo que às custas de taxas de inflação altas.

A. Apenas a afirmação I está correta.

 B. Apenas a afirmação II está correta.

C. Apenas a afirmação III está correta.

D. As afirmações I e II estão corretas.

E. As afirmações II e III estão corretas.

Justificativa: A crise do petróleo fez com que diversas economias capitalistas entrassem em decadência em função do elevado endividamento gerado pela subida dos preços desse fator de produção. Desta forma, a década de 90 foi o período no qual foram realizadas as reformas necessárias para um novo contexto econômico. É nesse período que a economia é atingida por uma onda de privatizações e a redução dos gastos públicos.

2. No que diz respeito à interpretação sócio-econômica, o termo “globalização” está relacionado:

I - À atuação das empresas multinacionais e à internacionalização da economia mundial.

II – Aos processos de produção cada vez mais rápidos e dinâmicos, bem como a repartição internacional das etapas da produção entre diferentes países.

III – A diminuição da concorrência nos mercados internacionais, bem como a defesa das economias nacionais da ação predatória do comércio internacional

A. Apenas a afirmação I está correta.

B. Apenas a afirmação II está correta.

C. Apenas a afirmação III está correta.

 D. As afirmações I e II estão corretas.

E. As afirmações II e III estão corretas.

Justificativa: O processo de globalização diz respeito à forma de como os países interagem e se aproximam, em relação ao sócio econômico, é possível notar o aumento de multinacionais espalhadas pelo mundo, onde existem diversas empresas que produzem partes do seu produto em países diferente, ajudando assim diversos países, e fazendo com que a economia dos países cresçam cada vez mais, principalmente dos países emergentes.

3. Os efeitos da 2ª. Guerra Mundial sobre a Europa e sua economia foram devastadores. Era necessário tomar medidas que garantissem o fluxo de capital internacional, sobretudo para a recuperação dos países que mais sofreram. Desta forma:

I. A 2ª. Guerra mundial fez por consolidar a posição dos Estados Unidos da América como maior economia do mundo

II. como parte das medidas adotadas para garantir o fluxo de capital, criou-se o Fundo Monetário Internacional (FMI), em parceria com todos os países aliados, possibilitando, pela primeira vez a criação de um único bloco econômico mundial

III. foram promovidas várias conferências, a partir de 1944, para definir as regras comerciais, monetárias e financeiras que regeriam as novas relações comerciais internacionais

A. Apenas a afirmação I está correta.

B. Apenas a afirmação II está correta.

C. Apenas a afirmação III está correta.

 D. As afirmações I e III estão corretas.

E. As afirmações II e III estão corretas.

Justificativa: Na fase final da 2ª Guerra Mundial, já era possível notar que os USA assumiriam o papel de maior economia mundial, pois, o país não teve o seu território atacado e mantinha seu parque industrial intacto e em constante crescimento. Devido a economia da Europa ter sido comprometida com a guerra, foi necessário tomar medidas que garantissem o fluxo de capital internacional. Assim, em 1944, aconteceram as conferências de Bretton Woods para definir as regras comerciais, monetárias e financeiras.

4. Em 1973, um novo período de instabilidade econômica e política mundial se instala com a crise do petróleo, deflagrada pelos conflitos militares entre Israel (aliado dos Estados Unidos) e os países árabes, produtores de petróleo. O resultado da guerra, favorável a Israel, fez com que os países produtores de petróleo reduzissem sua produção e reajustassem seus preços. Este fato fez com que:

 A) O sistema econômico internacional entrasse em colapso.

B) Israel declarasse guerra aos países árabes.

C) Se desse o início dos conflitos entre Estados Unidos e União Soviética, também chamados de Guerra Fria.

D) Os países do terceiro mundo formassem blocos econômicos independentes.

E) A economia americana entrasse em uma crise que resultou na quebra da bolsa de valores e a entrada na grande depressão econômica do século 20.

Justificativa: Devido à grande maioria dos países importarem petróleo dos países árabes, e eles terem elevado significativamente o preço do produto, o sistema econômico internacional foi duramente afetado, isto porque o petróleo além de ser utilizado nos meios de transportes, também servia para o aquecimento das casas, empresa, afetando assim a produção industrial.

5. Com relação às multinacionais, é possível afirmar que:

I - A multinacional surge como uma empresa nacional de grande porte, como parte de um processo de acumulação de capital. Essa estratégia de acumulação tem base nacional, mas é pensada no plano global; assim, a ajuda que a empresa tiver do seu Estado origem é fundamental dentro dessa estratégia.

II - O atributo referente ao número de filiais é o que mais importância tem com respeito à definição de o que é uma multinacional; assim, considera-se multinacional aquela empresa que tem mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com