TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Das Competencias De Um Gestor Da Area Hoteleira

Monografias: Analise Das Competencias De Um Gestor Da Area Hoteleira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  3.571 Palavras (15 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Conhecer um pouco do hotel Íbis Budget Tamboré como funciona, qual sua missão, visão, valores, localização, número de funcionários, número de uhs, principais concorrentes e estratégias.

O empreendimento que visa classificar-se na tipologia econômico como é conhecido, tem o propósito de atender as pessoas que já praticam a hotelaria, local em nossos concorrentes apresentado menores preços que o rival além de maior qualidade nas áreas de serviço e hospedagem como quartos com tecnologias e fácil acesso.

O hotel Íbis Budget Tamboré faz parte de um grande grupo de redes hoteleiras e tem como objetivo principal a prestação de serviços hoteleiros, especificamente no segmento “turismo de negócios”, do qual é voltado diretamente ao público gerado por empresa, atendendo suas necessidades nas viagens de negócios, nos treinamentos e nas reuniões de seus executivos ou vendedores.

Entrevistamos a gerente geral do Hotel Íbis budget Tamboré e vamos saber um pouco de como ela chegou ao seu cargo, quais foram suas metas, comportamento e atitudes para chegar até ai.

Ela dará algumas dicas para nós profissionais de hotelaria, de como alcançar os nossos objetivos assim como ela alcançou o dela.

1. Negócio

O Íbis Budget possui o conceito econômico, um hotel voltado para o público de negócios, com serviços práticos e rápidos para os seus hóspedes, ele possui apartamentos para até três pessoas e pertence a uma das maiores redes de hoteis do mundo, a rede Accor, que em breve irá operar no Brasil com aproximadamente nove bandeiras. (Ibis Budget, Ibis, Ibis Styles, Mercure, Adagio, Pullman Ceaser Bussines,Novotel e Sofitel).

Ele busca reunir o máximo de funcionalidade pela menor diária, visando a redução de custos, mas sempre com o foco na qualidade do atendimento e nos serviços prestados. Os com o intuito de maximizar o faturamento as unidades habitacionais são pequenas e dificilmente passam dos 15 m², no lobby há uma loja de conveniências e telefones públicos, que substituem os serviços de frigobar e telefone no apartamento. A arquitetura e o design do hotel são simples e o quadro de colaboradores também é reduzido, exigindo a polivalência de todos.

É possível encontrá-lo em grandes centros urbanos e na maioria das vezes são de grande porte, pois necessitam ter uma ocupação elevada, atingindo o lucro e concretizando metas.

1.2 Missão, Visão e Valores

Com uma missão dirigida e focada na fusão da modernidade e qualidade dos serviços prestados, mostra a finalidade básica do negócio, redigida aos hóspedes e colaboradores da seguinte forma:

“O Hotel Íbis Budget Tamboré tem como missão oferecer serviços inovadores de hospedagem e alimentação, ambiente descontraído, interativo e seguro, para clientes que buscam simplicidade e praticidade, oferecendo um serviço com qualidade e preço baixo, visando um crescimento sustentável com responsabilidade para o meio ambiente.”

A visão de ser um hotel com um ótimo custo x benefício, está atenta a motivação de seus colaboradores, a qualidade de atendimento dos recepcionistas, a boa apresentação do café da manhã, a preocupação com a infra-estrutura dos apartamentos, a limpeza das áreas sociais e das unidades habitacionais e sempre seguindo as legislações sobre alimentos e bebidas e segurança, esclarecendo a direção que todos devem tomar para atingir os objetivos propostos.

Para atingir a missão e visão e se tornar um hotel excelente em relação a sua qualidade e custos, a empresa parte de alguns princípios básicos para as decisões. Para fazer todos os colaboradores se dedicarem ao sucesso e com a preocupação de proporcionar um excelente ambiente de trabalho, a Accor se preocupou em padronizar alguns valores essências para os hoteis da marca. Que são: inovação, espírito de conquista, performance, respeito e confiança.

Inovação: O hotel sempre está inovando, mudando alguns aspectos para a melhoria do seu serviço.

Espírito de conquista: Procura manter os funcionários sempre motivados para nunca perder o entusiasmo e a vontade de vencer.

Performance: Os funcionários que prestam o serviço sempre tem que se manter em postura na frente do cliente, tendo educação, uma boa aparência , uma ótima comunicação com os clientes e sempre atender as vontades solicitadas.

Respeito: Deve haver respeito das ambas entre os colaboradores e gestores.

Confiança: A empresa não faz somente com que os clientes tenham confiança nos serviços do hotel, faz com que os funcionários também tenham confiança no que está fazendo, no serviço que está oferecendo. Para isso a empresa fornece treinamentos para que o colaborador conheça e tenha confiança no que faz e oferece.

1.3 Localização e Infra-estrutura.

Essa unidade do Ibis Budget está localizada no bairro Tamboré em Barueri, sua localização é privilegiada, pois esta instalada em um dos principais pólos industriais e de negócios do Brasil, o público alvo em sua grande maioria, são empresários que ficam em média de três a quatro dias hospedados durante a semana e durante o final de semana, o público se torna mais familiar, devido as casa de shows que oferecem eventos como formaturas e casamentos. Além disso, o hotel oferece um acesso exclusivo para o shopping Tamboré que agrega mais valor ao serviço prestado.

Devido a categoria econômica, o hotel possui em média quarenta e sete colaboradores, divididos entre os setores de recepção, A&B, governança, manutenção, administrativo e gerencia e duzentos e sete apartamentos com três categorias, triplos, duplos e deficientes.

1.4 Concorrência e estratégia

Devido ao seu modelo diferenciado, baixo custo e excelente localização, o Ibis budget não possui um concorrente muito forte, pois geralmente são hotéis com administração familiar de categoria econômica, os albergues e os hoteis cama e café, mas devido a força do nome da rede e o reconhecimento da marca, a concorrência não se torna uma ameaça.

Com a estratégia de maximizar a receita, o hotel possui uma política de pagamento antecipado ou no ato da entrada, não trabalhando com faturamentos e com check-out que diminui as inadimplências financeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com