TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Balanço

Casos: Analise De Balanço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Analisar e responder as solicitações, tomando-se como base a seguinte situação:

O Sr. Felizardo, gerente do Banco Grandes Negócios S.A., recebeu um relatório sobre a posição financeira da empresa do Sr. Arlindo, a “Funerária Vaicomdeus Ltda.”. O Sr. Arlindo está no mercado funerário há mais de dez anos e, após alguns cursos que fez sobre gestão empresarial, identificou que alguns quesitos são imprescindíveis para ampliação de um negócio empresarial, dentre eles: inovação e bom atendimento. Após várias reuniões com a sua contadora, a Sra. Luiza, sobre a ampliação de sua empresa, recebeu um quadro contendo informações sobre a posição financeira com a seguinte mensagem:

Sr. Arlindo,

Envio o quadro solicitado sobre a posição financeira da “Vaicomdeus”, de acordo com as Demonstrações Financeiras recebidas.

Att.

Luiza Trindade

Quadro – Posição financeira da empresa “Funerária Vaicomdeus Ltda.”

Índices20112012LíquidezImediata1,121,45Corrente2,052,18Seca1,091,25Geral2,232,46Endividamento20112012Composição das exigibilidades0,970,9Participação de capital de terceiros2,411,42Imobilização do patrimônio líquido0,950,87

O Sr. Arlindo, após analisar o quadro sobre a posição financeira de sua empresa, dirige-se ao Banco Grandes Negócios S.A. levando as Demonstrações Financeiras (base para elaboração do quadro efetuado pela Sra. Luiza) e solicita ao gerente, o Sr. Felizardo, um financiamento por volta de R$ 350.000,00 (trezentos mil reais) para pagamento a curto prazo, pois pretende ampliar sua empresa. O Sr. Arlindo almeja a construção de um crematório de última geração.

Pede-se

Você, no papel do Sr. Felizardo, gerente do Banco Grandes Negócios S.A., concederia o financiamento almejado pela “Vaicomdeus”?

A resposta deverá ser apresentada por meio de um relatório que explique a finalidade de cada índice mencionado no quadro, inclusive a justificativa da resposta apresentada.

Resposta:

Segue abaixo uma explicação de cada índice mostrado no quadro. No final está apresentado uma conclusão sobre o empréstimo juntamente com a justificativa para tal resposta.

1. Liquidez Imediata

Liquidez imediata = Disponível / Passivo circulante

Considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata. É utilizado para análise de liquidação das contas a curto prazo.

Quanto maior o índice melhor.

2. Liquidez Corrente

Liquidez Corrente = Ativo circulante / Passivo Circulante

Calculado a partir da divisão de todos os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) pelas dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). Indica quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada $ 1,00 de Passivo Circulante

Mas esse índice não leva em consideração alguns aspectos importantes. Em primeiro lugar, não leva em conta o fator tempo:

 é impossível vender instantaneamente todos os estoques;

 é impossível receber todas as duplicatas instantaneamente;

 a empresa arca com várias despesas proporcionais ao tempo, como aluguéis, salários, tributos que aumentam o Passivo Circulante.

Em segundo lugar porque os valores de liquidações não são necessariamente os valores contábeis registrados no Ativo e Passivo Circulantes, pois existem prazos para o vencimento dos direitos e dívidas. Os valores a vista certamente são outros.

Em terceiro lugar porque o Ativo Circulante podem compreender certos valores não recuperáveis, como despesas antecipadas de assinaturas e publicações.

Quanto maior o índice melhor.

3. Liquidez Seca

Liquidez Seca = (Ativo circulante – Estoques) / Passivo Circulante

Calculado a partir da divisão de todos os direitos a curto prazo da empresa excluindo estoques (Caixas, bancos, clientes) pelas dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). Indica quanto a empresa possui de Ativo líquido para cada $ 1,00 de Passivo Circulante.

Este índice é um teste de força aplicado à empresa e visa medir o grau de excelência da sua situação financeira. Abaixo de certos limites pode indicar alguma dificuldade de liquidez, mas raramente tal conclusão será mantida quando o índice de Liquidez Corrente for satisfatório. O índice de Liquidez Seca é melhor analisável quando conjugado com o índice de Liquidez Corrente.

Quanto maior o índice melhor.

4. Liquidez Geral

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Ativo Não Circulante) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

NívelAlta BaixaAlta Situação financeira boaSituação financeira em princípio satisfatória, mas atenuada pela boa Liquidez Seca. Em certos casos pode ser considerada razoávelBaixaSituação financeira em princípio satisfatória. A Liquidez Seca não indica necessariamente comprometimento da situação financeira. Em certos casos pode ser sintoma de excessivos estoques "encalhados"Situação financeira insatisfatóriaLiquidez CorrenteLiquidezLiquidez Seca

Calculado a partir da divisão de todos os direitos a curto e longo prazo da empresa pelas dívidas da empresa. Indica quanto a empresa possui no Ativo Circulante Ativo Não Circulante para cada $ 1,00 de dívida total.

Quanto maior o índice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com