TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Artigos Científicos: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A formulação da ação estratégica é a ação gerencial que a empresa deve empreender para se chegar às mais promissoras estratégicas de negócio. A estratégia é um conjunto de definições que estabelece a natureza e a direção futura da empresa. Busca uma posição competitiva favorável no mercado, aproveitando as capacitações internas da empresa e as oportunidades de mercado.

A estratégia ideal de uma empresa é identificada por meio de três análises:

• Análise ambiental – aqui é mapeada a situação de mercado com base no diamante de Porter, em que é avaliado o grau de pressão da concorrência, o nível de ameaças de novos entrantes no mercado, o poder de barganha dos clientes e dos fornecedores e o nível de ameaças de produtos substitutos;

• Análise competitiva – aqui são avaliados a atratividade do mercado e o posicionamento competitivo da empresa em relação à concorrência, tanto para a situação atual quanto para o horizonte estratégico;

• Análise das Alternativas Estratégicas – aqui são avaliadas as estratégias alternativas por meio da análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), da história de sucessos e fracassos, dos credos e valores, reunindo assim informações que facilitam a identificação de metas globais e a seleção da estratégia mais conveniente para a empresa atingir suas metas no sentido de maximizar as suas chances de sucesso no mercado.

Dentre as metas estratégicas, algumas podem ser metas de crescimento. A empresa pode crescer de várias formas. As formas de como crescer podem ser: inovação, verticalização, diversificação, intensificação, crescimento relacionado, etc.

Para selecionar a melhor opção a longo prazo, considerando riscos, custos, investimentos, retorno financeiro e benefícios para os acionistas, estudos avançados são necessários. A forma de crescimento por meio de inovação tem sido a mais frequente e segura.

ETAPA 1: ESCOLHA DO PRODUTO E INVESTIMENTOS

Conforme o site do Ministério da Fazenda, os tipos de investimentos existentes são: fundos de investimentos, cadernetas de poupança, CDBs, RDBs, Títulos Públicos, Ações, Debêntures, Clubes de Investimentos.

Um fundo de investimentos é a reunião de recursos de um conjunto de investidores que tem por objetivo obter ganhos financeiros através da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários.

A caderneta de poupança é considerada um investimento de baixo risco. O capital investido é, dificilmente perdido, entretanto, se retorno é menor que outros investimentos. Cadernetas de poupança são utilizadas em número maior por usuários de natureza física.

O CDB e RDB são títulos de renda fixa, utilizados por bancos comerciais para captação de recursos. Esses títulos representam um depósito a prazo.

As ações são valores mobiliários emitidos por sociedade anônimas que representam o seu capital social.

Debêntures são títulos que se ajustam à capacidade da empresa de captação de recursos.

E, por fim, os clubes de investimentos são, geralmente usados, por pequenos investidores. São constituídos por pessoas físicas com a aplicação de recursos comuns em títulos e valores mobiliários.

O produto que será realizado no desafio é a invenção de um cosmético que tem atribuições de reduzir o envelhecimento precoce.

Os resultados esperados com a colocação desse produto no mercado é alcançar, em termos mercadológicos, as maiores empresas de cosméticos do Brasil, como a Natura, o Avon e O Boticário.

Segundo estudos de mercado, as vendas dos comerciantes de cosméticos e produtos de higiene no Brasil, crescem em média 15% durante todos os anos. As vendas globais tiveram estimativas de R$ 5.3 bilhões em 2004. (CONTRERAS, 2009)

Todas as categorias de produtos desse mercado têm aumentos no volume em relação aos anos anteriores e, para a maioria das categorias, os aumentos foram de quantidades muito grandes.

O mercado de cosméticos e de higiene pessoal do País mostra um crescimento sólido e constante anualmente.

De acordo com Contreras (2009), as taxas em muitas categorias de produtos das linhas continuam relativamente baixas, mas com o crescimento da renda, aumenta o consumo de produtos de maquiagem, cuidados com a pele, produtos de higiene ora, perfumes, etc.

Os produtos que oferecem melhores oportunidades de mercado são os de cuidado facial e de cuidados com o corpo, entre os participantes com maior possibilidade de faixa de penetração. Há crescimento também no mercado de protetor solar, produtos mais avançados tecnologicamente, e preços altos pontuam. As regiões rurais possuem um mercado pouco promissor, visto que as pessoas dessa região não utilizam categorias do produto regularmente. (CONTRERAS, 2009)

Os canais de distribuição estão também se desenvolvendo de maneira significativa, possibilitando aos participantes do mercado acesso aos consumidores. A população de maior poder aquisitivo representam o maior canal de vendas, dominados amplamente pela Natura e Avon.

A tendência, no entanto, é aumentar a oferta de produtos de cosméticos e higiene de empresas que comercializam produtos de preço ofertado mais barato, especialmente lojas. As vendas diretas tendem a perder alguma fatia do mercado com a abertura de novos e pequenos pontos de venda.

Essa análise está baseada no relatório da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento, que índica que o Brasil é um dos cinco mais atrativos para investimentos estrangeiros nos últimos anos.

Depois da definição do nível de vendas orçado, há a estimativa do nível de comprar necessário para tal volume de negócios. As compras sofrem influências, tais quais:

a) Nível de preços decorrentes dos ajustes na tabela de fornecedores;

b) Variação do volume em função do volume das vendas físicas;

c) Variação do volume em função da estocagem.

Outras influências na compra são os índices inflacionários. Alguns preços podem sofrer indexação do câmbio, pois correspondem a produtos importados ou cotados em bolsas de mercadorias internacionais.

Um outro passo é ajustar o volume de compras ao volume de vendas projetadas. Depois de determinado o volume das compras, é estimado o custo dos produtos e mercadorias vendidas. Os orçamentos também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com