TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Dissertações: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.966 Palavras (16 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

4º SEMESTRE

CARLA EBNER VARGAS................................................ RA 8332017872

DIANA SIBELE ALVES.................................................... RA 7989696697

NILCE MARIA DA PAZ.................................................. RA 6786420414

VIRGINIA CARVALHO VIANA..................................... RA 7970706229

DESAFIO PROFISSIONAL – 2º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE MATEMATICA FINANCEIRA

PROFESSOR- CARVALHO SANTOS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

2014

SUMÁRIO

Itrodução.......................................................................................................................pag.2

Regimes de capitalização simples e composta..............................................................pag.3

Séries de pagamento uniforme - Postecipado e Antecipado........................................pag.10

Regime de Capitalização Compostas...........................................................................pag.15

Sistema de Amortização existente...............................................................................pag.18

Considerações Finais....................................................................................................pag.20

Referências Bibliográficas...........................................................................................pag.21

INTRODUÇÃO

A Matemática Financeira é uma ferramenta útil e eficaz na área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro. Através dos procedimentos matemáticos, pode-se obter a simplificação dos resultados almejados. Além desta simplificação, também se pode identificar se o regime de capitalização de uma transação financeira é simples ou composto. No simples, o regime de capitalização a taxa de juros incide somente tendo como referência sobre o valor principal, enquanto no composto a taxa de juros é incidida sobre o montante anterior, gerando a cada cálculo, um novo capital.

Todo o desenvolvimento da Matemática Financeira está ligado à utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrario de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento. Além da importância no meio comercial e empresarial, a Matemática Financeira é fundamental na contabilidade, estando presente na determinação de valores de impostos, no balanço comercial de empresas, na elaboração dos cálculos trabalhistas, em folha de pagamento, fechamento de balancetes, entre outros. Sobressai também em diversas situações cotidianas, como: calcular prestações de um financiamento de um imóvel ou algum outro bem adquirido, optando por pagamento à vista ou parcelado.

Dessa forma, o estudo da Matemática Financeira é imprescindível para qualquer pessoa que queira entender o fluxo de capital corrente no mundo. Ela fornece as ferramentas para a quantificação e comparação dos parâmetros econômico-financeiros de diferentes alternativas de investimentos.

Nesta Atividade Prática Supervisionada (ATPS), apresentamos diversos cálculos efetuados para responder o desafio proposto “Qual a quantia aproximada que Marcelo e Ana deverão gastar, para que consigam criar seu filho, do nascimento até a idade em que ele terminará a faculdade?”, discorrendo sobre os conceitos, importância, aplicação entre outras informações a respeito da capitalização simples e composta, séries de pagamentos, taxas de juros, sistema desamortização.

ETAPA 01: REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA

• Capital

Entende-se como capital o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas calculadoras financeiras).

• Juros

Representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.

JUROS SIMPLES: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.

JUROS COMPOSTOS: o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.

• Calculadora HP12C

É um importante instrumento para o desenvolvimento desta Atividade Prática Supervisionada, motivo pelo qual dedicamos este tópico, exclusivamente, para falar sobre suas funções. Com a HP12C é possível calcular, a variação percentual entre dois valores seja qual for o caso, parte-se de um valor antigo para um novo valor ou vice versa. Ao adquirir um bem financiado, a taxa de juros cobrada, o tempo de pagamento e o valor das parcelas, também calculadas com fórmulas específicas. A calculadora HP12C nos auxilia para que possamos obter o resultado muito mais rápido do que montar toda a fórmula e calculá-la na mão. Há algumas simbologias para definir os elementos do diagrama padrão do fluxo de caixa N: representa os períodos de capitalização de juros, expressos em anos, semestres, trimestres, meses ou dias: taxa de juros por período de capitalização, expressa em porcentagem, e sempre mencionado a unidade de tempo considerada (ano, semestre, trimestre, mês ou dia).

PV: Valor Presente (Present Value) ou seja, valor do capital inicial (principal) aplicado. Representa, na escala horizontal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com