TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimentos

Casos: Analise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 14

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade São Paulo (SP) - Brigadeiro

ADMINISTRAÇÃO

ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

LIDIO CAVALCANTE DE MELO 4300071832

MARTA CAITANO NASCIMENTO SILVA 4543866714

CÍCERO TRAJANO DA SILVA 4300069397

Trabalho apresentado à Faculdade de Administração da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção e nota na disciplina de Análise de Investimentos, sob orientação da Professora mestre Patrícia, Polo: Brigadeiro

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

Introdução_____________________________________________________Pág. 03

Capítulo 1(Descrição do Investimento Pretendido)_________________________Pág.04

Capítulo 2 (Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante) ___________________Pá.06

Capítulo 3 (Métodos para Avaliação de Investimentos)___________________Pá.08

Capítulo 4 (O Efeito da Inflação na Análise de Investimentos)_____________Pág.10

Capítulo 5 (O Imposto de Renda e a Depreciação)_________________________Pág.11

Conclusão_____________________________________________________Pág.12

Bibliografia____________________________________________________Pág.14

Introdução

Neste trabalho, temos o objetivo de criar um projeto, uma empresa, e através dos conceitos teóricos e cálculos adquiridos em aula, analisarmos se o projeto é viável para se investir ou não.

Serão utilizados os conceitos como Payback, VPL e TIR, que são instrumentos fundamentais a serem analisados quando for necessário decidir sobre entrar ou não em um investimento.

Serão tratados também conceitos de investimentos gerais, como por exemplo poupança, CBD, RDB, etc, que são investimentos presentes no nosso dia a dia.

Palavras chave: Payback, VPL, TIR, investimento.

Capítulo 1 – Descrição do Investimento Pretendido

Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações, ou seja, é qualquer ato ou ação que implique em renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro.

Todo investidor busca a otimização em 3 (três) aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção.

Abaixo, listamos alguns tipos de investimentos, bem como as suas principais características:

POUPANÇA: é um investimento tradicional, conservador, e muito comum entre os investidores com menor renda. A caderneta de poupança é o investimento mais popular, por apresentar-se da forma mais conservadora possível, com baixo risco e consequentemente, com um menor potencial de rentabilidade.

O rendimento de uma conta poupança é calculado de acordo com a data de aniversário do valor poupado, isto é, a partir da data do depósito, o valor será remunerado no mesmo dia do outro mês (depósitos efetuados dia 15, serão rentabilizados no dia 15 do mês seguinte). Um ponto negativo deste tipo de investimento é que, se o resgate do valor for efetuado antes da data do aniversário, o investidor acaba abrindo mão do rendimento do período total, ou seja, se o valor for resgatado 1 (um) dia antes do aniversário, perderá o rendimento do período total. Por isso, recomenda-se que as retiradas sejam efetuadas sempre após a data de aniversário da caderneta de poupança.

CDBs e RDBs: são títulos de renda fixa, representativos de depósitos à prazo, utilizados pelos bancos comerciais como um mecanismo de captação de recursos.

Ao comprar um CDB, você está emprestando dinheiro para o banco e recebendo juros em troca disso. Ao final do prazo contratado, o banco deve lhe pagar o valor aplicado (principal), acrescido da remuneração prevista quando foi efetuada a aplicação.

A diferença entre o CDB e o RDB é que o primeiro pode ser negociado antes da data de vencimento, enquanto o segundo é inegociável e intransferível. Entretanto, caso o CBD seja negociado antes do tempo previsto na data da contratação, implicará em perda de parte da remuneração (devolução com deságio).

FUNDOS DE INVESTIMENTO: um fundo de investimento é formado pela união e organização de vários investidores sob uma mesma pessoa jurídica, com o intuito de dividir despesas e receitas geradas com suas aplicações.

De acordo com os tipos de papéis em que cada fundo de investimento investe, temos vários tipos de fundos, sendo comumente divididos entre fundos de investimento de renda fica, e fundos de investimento de renda variável.

TÍTULOS PÚBLICOS: o governo federal emite títulos públicos com o objetivo de captar recursos para financiar suas atividades e pagar sua dívida mobiliária (assim chamada porque é contraída pela emissão de títulos mobiliários). Há uma grande variedade de títulos públicos, cada um com características próprias em termos de prazos (vencimentos) e rentabilidade.

AÇÕES: são valores mobiliários, emitidos por sociedades anônimas, que representam uma parcela do seu capital social. Ao investir em ações, você se torna sócio de uma empresa. É como se você se tornasse dono de um pedacinho dela. É um tipo de investimento de longo prazo. Portanto, não invista em ações aquele dinheiro que sabe que vai precisar daqui a alguns meses, pois o resultado será em longo prazo. Para investir diretamente em ações, você precisa ser cliente de uma corretora. Elas possuem especialistas que poderão ajudá-lo a escolher as melhores alternativas de investimento e o orientarão esclarecendo todas as dúvidas que você tiver.

RENDA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com