TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Invwarimentos

Ensaios: Analise De Invwarimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

CONCEITO DE INVESTIMENTO

Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O Investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.

O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Um investimento contempla três variáveis: o rendimento esperado (quanto se espera ganhar), o risco aceitado (que provabilidade ade obter o rendimento esperado) e o horizonte temporal (quando se obterão lucros).Os tipos de investimentos variam – se em Renda fixa e Renda Variável.

Renda Fixa

Tesouro Direto: Títulos públicos federais. (Prazo: há títulos de curto, médio e longo prazo).

CRI: Certificados de Recebíveis Imobiliários.(Prazo: longo prazo).

Debênture: Títulos de dívida corporativa.(Prazo: médio e longo prazo)

Renda Variável

Ações: São pedacinhos de uma empresa.(Prazo: longo prazo)

Fundo de Índice (ETF): Reproduz índices de ações como o IBOVESPA, o índice financeiro, o índice imobiliário etc.(Prazo: longo prazo)

Fundo de Investimento Imobiliário: Aplica recursos em negócios imobiliários (em construção ou imóveis prontos).(Prazo: médio e longo prazo)

Tipos básicos de investimentos

Investimentos públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não tem por objetivos gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentações de ruas, dentre outros.

Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas e físicas de direito privado, a fim de gerar retornos monetários aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fábricas particulares, empresas de prestação de serviços, loja de varejo, shopping, dentre outros.

Investimentos mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estruturasse na forma de uma empresa de capita misto e tem por objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimentos mistos são a Petrobras e o Banco do Brasil.

O Prazo de Retorno do Investimento (PRI) é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu no negócio.

Payback é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. O payback pode ser * nominal, se calculado com base no fluxo de caixa com valores nominais, e * presente líquido, se calculado com base no fluxo de caixa com valores trazidos ao valor presente líquido.

Desvantagens do método Payback (PB)

O método do PB apresenta o inconveniente de não ter em conta os cash flows gerados depois do ano de recuperação, se tornando assim, desaconselhável na avaliação de projetos de longa duração.

O PB valoriza diferentemente os fluxos recebidos em diferentes períodos, mas apenas segundo o critério dualista: antes ou depois do PB, sendo indiferente o período em que recebe dentro de cada um destes intervalos.

Este método tem como principais vantagens:

O fator de ser bastante simples na sua forma de cálculo e de fácil compreensão;

Fornece uma ideia do grau de liquidez e de risco do projeto;

Em tempo de grande instabilidade e pela razão anterior, a utilização deste método é uma forma de aumentar a segurança dos negócios da empresa;

Adequado à avaliação de projetos em contexto de risco elevado;

Adequado à avaliação de projeto com vida limitada;

Valor Presente Líquido (VPL)

O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.

Vantagens do VPL

Facilidade de calculo, mas apenas uma vez conhecida uma taxa de atualização apropriada.

Conceptualmente mais perfeito e complexo que o período de retorno uma vez que considera a totalidade dos fluxos assim como o custo de oportunidade do capital utilizado.

Desvantagens

É normalmente problemática a determinação segura da taxa de atualização mais apropriada, sendo este um inconveniente tanto mais importante uma vez que o VPL é muito sensível à taxa utilizada.

O pressuposto da constância no tempo da taxa de atualização pode não ser realista, pois o custo do capital da empresa varia no tempo, assim como as taxas para as aplicações alternativas variam no tempo com as condições dos mercados financeiros.

O método não é conclusivo quando é aplicado a projetos alternativos com vidas econômicas substancialmente diferentes.

Taxa mínima de atratividade (TMA)

A TMA, é a taxa de juros que um capital pode render em aplicação de risco equivalente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com