TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise E Demostrações Finaceiras

Artigo: Analise E Demostrações Finaceiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  5.807 Palavras (24 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 24

ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

NOME Alexandra Maria da Silva RA 6317199415

NOME Mariana Mesquita Oliveira RA 3887741463

NOME Michelle C.de S. Cantero RA 1299190494

NOME Paloma Araújo Correia RA 5824165412

PROFESSOR EAD. ANDRELIZA MILA ROSA DE OLIVEIRA

PROFESSOR PRESENCIAL. CLEIDE NAGA

PROFESSOR-TUTOR ME. JEFFERSON DIAS

Campinas/ SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 1 4

ETAPA 2 7

ETAPA 3 17

ETAPA 4 23

CONSIDERAÇÕES FINAIS 30

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31

Introdução

Neste trabalho, veremos o conceito de Investimento e a análise necessária para se fizer um bom investimento. Essa análise é muito utilizada na sociedade de hoje, e tem grande importância em nossas vidas: ao comprar uma casa, um carro, fazer uma aplicação financeira, cursar a faculdade, empreender um negocio, abrir uma empresa, etc.

Veremos também o Fluxo de Caixa Relevante para análise de investimentos e técnicas de análises que são: Playback, Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Mínima de atratividade (TMA) e Taxa Interna de Retorno (TIR).

ETAPA 1

Passo 1

Tipos de Investimentos

Todo investidor busca a otimização de 03 (três) aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliar determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar, portanto, sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.

Todos os tipos de investimento existentes no Sistema Financeiro Nacional abrangem

aplicações em ativos diversos, negociados no mercado financeiro (mercado de crédito).

A rentabilidade proporcionada por cada tipo de investimento depende diretamente da

variação de desempenho do ativo financeiro utilizado como referência do investimento.

Considerando os 03 (três) aspectos básicos de um investimento: retorno, prazo e proteção, podem classificar primariamente os investimentos em 02 (duas) categorias principais: investimento em renda fixa e investimento em renda variável.

Renda fixa

Um tipo de investimento é qualificado como investimento em renda fixa quando se conhece previamente a sua taxa de rentabilidade e o seu prazo de resgate. Nos investimentos em renda fixa, a taxa de remuneração, ou a sua forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação.

Ao investir seus recursos em um título de renda fixa, seja ele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, você está emprestando a quantia investida ao emissor do título para, em troca, depois de certo período, receber o valor aplicado (denominado principal), acrescido de juros pagos como forma de remuneração de seu empréstimo.

Na renda fixa, assim como em qualquer investimento, sempre existe a possibilidade de perda do capital investido, no todo ou em parte.

Por exemplo, se o emissor do título não cumpre a obrigação assumida, o investidor deixará de receber uma parte ou a totalidade da quantia pactuada. Outro risco possível é de, ao final da aplicação, a rentabilidade se revelar menor do que a oferecida para outras aplicações de risco similar e disponíveis durante o mesmo período. Os investimentos mais populares em renda fixa são: a Caderneta de Poupança e os Fundos DI. Mas há também outras aplicações, tais como: Fundos de Renda Fixa, CDBs e Debêntures, entre outras. Os investimentos em renda fixa podem ser classificados em 02 (dois) tipos: investimento em renda fixa pré-fixada e investimento em renda fixa pós-fixada.

Renda Fixa Pré-fixa

Um tipo de investimento é qualificado como investimento em renda fixa pré-fixada quando a taxa de remuneração é definida no momento da aplicação, ou seja, ao investir o seu dinheiro o investidor já saberá exatamente qual será o percentual de rentabilidade que o emissor do título lhe pagará na data combinada.

Renda Fixa Pós-fixada

Um tipo de investimento é qualificado como investimento em renda fixa pós-fixada quando apenas a forma do cálculo de sua taxa de remuneração é definida no momento da aplicação, ou seja, ao investir o seu dinheiro o investidor ainda não saberá exatamente qual será o percentual de rentabilidade que o emissor do título lhe pagará na data combinada. A taxa de remuneração poderá ser maior ou menos dependendo do desempenho do índice utilizado como referência para a base de cálculo durante o período acordado entre as partes.

Renda variável

Um tipo de investimento é qualificado como investimento em renda variável quando não se conhece a sua taxa de rentabilidade e nem o seu prazo de resgate.A rentabilidade do investimento será definida de acordo com os resultados obtidos pela empresa ou instituição emissora do respectivo título.Nos investimentos em títulos de renda variável, o investidor não tem como saber, previamente, qual será a rentabilidade da aplicação.Porém, se a escolha for feita com critério, diante de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com