TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Finaceira

Dissertações: Analise Finaceira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

INTRODUÇÃO

O objetivo da Administração Financeira é maximizar o patrimônio dos acionistas. A função do administrador financeiro é orientar as decisões de investimentos e financiamentos a serem tomadas pelos dirigentes da empresa. O papel do contador é fornecer as demonstrações financeiras para os acionistas, administradores financeiros e dirigentes e outros. A análise de balanços propicia as avaliações do patrimônio da empresa e das decisões tomadas, tanto em relação ao passado – retratado nas demonstrações financeiras – como em relação ao futuro – espelhado no orçamento financeiro. A análise financeira começa onde termina o trabalho do contador.

OBJETIVOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS

A Análise de Balanços, objetiva extrair algumas informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões.

As demonstrações financeiras oferecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A Análise de Balanços transforma esses dados em informações e será tanto mais eficientes quanto melhores informações produzir.

A ANÁLISE DE BALANÇOS COMEÇA ONDE TERMINA A CONTABILIDADE

Para o contador a preocupação básica são os registros das operações. Na aquisição de uma máquina, por exemplo, quais os gastos que comporão o custo de aquisição, a taxa de depreciação, qual será sua classificação no balanço.

O analista de balanços preocupa-se com as demonstrações financeiras que, por sua vez, precisam ser transformadas em informações que permitam concluir se a empresa merece ou não crédito, se vem sendo bem ou mal administrada, se tem ou não condições de pagar suas dívidas, se é ou não lucrativa, se vem evoluindo ou regredindo, se é eficiente ou ineficiente, se irá falir ou se continuará operando.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS SUSCETÍVEIS DE ANÁLISE

• Balanço Patrimonial (BP);

• Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

Essas duas demonstrações evidenciam de forma objetiva a situação financeira (identificada no BP) e a situação econômica (identificada no BP e, em conjunto, na DRE).

USOS E USUÁRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS

Um dos elementos mais importantes na tomada de decisões relacionadas a uma empresa é a análise das suas demonstrações financeiras. A Análise de Balanços é um trabalho fascinante para as áreas de Administrativas e de Contabilidade. É através dela que se podem avaliar o efeito de certos eventos sobre a situação econômica e financeira de uma empresa.

A política financeira de uma empresa tem reflexo nas demonstrações financeiras e é através da sua análise que se podem conhecer os seus objetivos. O conhecimento de tal informação é de especial relevância quando se trata de demonstrações financeiras de concorrentes. Através da sua análise pode-se descobrir que a política do concorrente é crescer o mais rápido possível para ganhar mercado, ainda que dependendo de capitais de terceiros e com o sacrifício da rentabilidade.

Usuários da Análise de Balanços:

1. Fornecedores (Vendedor)

a. O fornecedor de mercadoria a prazo, precisa conhecer a capacidade de pagamento de seus clientes, ou seja, sua liquidez. A profundidade da análise do fornecedor depende da importância do cliente.

2. Clientes (Compradores)

a. Raramente o comprador analisa a situação do fornecedor. Em geral ocorre análise por parte do comprador quando depende de fornecedores que não possuam o mesmo porte dele ou que possam de alguma forma oferecerem riscos, exceto em consórcios e outros do gênero.

3. Bancos Comerciais

a. Como os bancos comerciais concedem crédito a curto prazo, devem, além de observar a situação atual do cliente, procurar conhecer ou obter alguma informação sobre a situação futura dele.

4. Corretoras de Valores e Público Investidor

a. As corretoras de valores e o público investidor fazem análise para investimento em ações. Além da análise financeira, levam em conta outros fatores relacionados especificamente ao preço e à valorização de ações.

5. Concorrentes

a. A análise dos concorrentes de uma empresa é de vital importância: o conhecimento profundo da situação de seus concorrentes pode ser fator de sucesso ou de fracasso da empresa no mercado.

6. Dirigentes

a. A Análise de Balanços, para os administradores da empresa, é instrumento complementar para a tomada de decisões. Ela será utilizada como auxiliar na formulação de estratégia da empresa, e tanto pode fornecer subsídios úteis como informações fundamentais sobre a rentabilidade e a liquidez da empresa hoje, em comparação com as dos balanços orçados.

7. Governo

a. O governo utiliza intensamente a Análise de Balanços em diversas situações. Por exemplo, numa concorrência aberta, em que provavelmente escolherá, entre duas propostas semelhantes, apresentadas por empresas em determinada concorrência, aquela que estiver em melhor situação financeira.

I) Balanço Patrimonial (Leis 6.404/76 e 11.638/07 artigos 178 a 182)

No balanço patrimonial, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação patrimonial e financeira da companhia.

No Ativo, as contas serão dispostas (relacionadas) em ordem decrescente de Grau de Liquidez dos elementos nele registrados, e no Passivo, serão dispostas pelo Grau de Exigibilidade. Então, temos:

B A L A N Ç O P A T R I M O N I A L

DATA BASE EM 31 DE DEZEMBRO DE CADA ANO

II) DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (Lei 11.638/07)

A demonstração de resultado do exercício serve para informar aos usuários da informação como foi que a empresa obteve seu resultado (lucro ou prejuízo) em um determinado exercício, mês ou quinzena.

A DRE demonstra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com