TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de setor de saneantes

Por:   •  18/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo desenvolver a capacidade de análise, buscando entendimentos sobre os seguintes conteúdos: segmentação, posicionamento, produto,/serviço, preço, distribuição, comunicação, avaliação setorial e prognóstico do plano de marketing.

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA..............................................................................................5

ANÁLISE SETORIAL E DOS CONSUMIDORES..........................................................................5

TABELA VAC – AVALIAÇÃO DO MACROAMBIENTE.............................................................10

ANÁLISE DOS CONCORRENTES............................................................................................12

MARKETING MIX DA EMPRESA...........................................................................................12

BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................13

Apresentação da Empresa

A empresa Levitale foi criada em 2011, com sede em Campinas e incubada no CIATEC (Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas). Ofertando produtos cosméticos de alta tecnologia e performance, bem como serviços, consultoria, assessoria, cursos e treinamentos para empresas da área cosmética.

A Levitale busca atingir o nicho de aromatizantes/desodorizantes de ambiente. Dessa forma, desenvolveu dois produtos, sache e difusor de ambiente com vareta com possíveis cinco oscilações de aromas.

Durante estes 5 anos de empresa, a concentração das vendas foram todas em Campinas.

A empresa é composta desde a sua criação por dois funcionários, sendo os dois sócios proprietários, contudo a partir de setembro de 2.016 houve a contratação de uma profissional comercial para auxiliar na distribuição dos produtos.

Não há atualmente uma descrição da missão, visão e valores da empresa, ela busca se descrever da seguinte maneira:

“A LEVITALE ® é uma marca inovadora em desenvolvimento de produtos aromatizadores para ambientes que nasceu a partir do amor de dois profissionais pelo trabalho e por perfumes: ela química, ele  administrador, trabalham e desenvolvem produtos que proporcionam inspiração, experimentação, uma verdadeira viagem olfativa  explorando os sentidos!

Inovação, texturas, fragrâncias, cores, vitalidade, diversão, aconchego, vida, alegria, sucesso e modernidade são palavras chave para a descoberta de um novo caminho para o seu bem estar!

Estes elementos são usados na criação dos produtos LEVITALE para dar mais satisfação, alegria ao seu dia e aos ambientes onde você vive!”

Análise do Setor e dos Consumidores

Taxa de Crescimento Nacional

Em 2014, o setor apresentou crescimento de 11,2% em relação a 2013 e fechou o ano com um faturamento de R$ 17,2 bilhões. Uma junção de fatores desencadeou um cenário de atenção a economia brasileira. A indústria nacional foi a que mais sofreu impactos político-econômicos causadores da queda do PIB e retração da economia. De forma positiva e contraria ao momento da economia o segmento de limpezas encerrou o ano com os dados acima expostos e com crescimento no volume de vendas de 8,5% em relação ao ano de 2014.

Este é um mercado regulado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ou seja, precisa de aprovação deste órgão regulador para funcionamento e comercialização dos produtos desenvolvidos conforme determina a lei 6.360/1976 e as Resoluções 42/2009 e 59/2010.

Os desodorizantes são conceituados da seguinte maneira pela ANVISA: São formulações que têm na sua composição substâncias microbioestáticas, capazes de controlar os odores desagradáveis advindos do metabolismo microrgânico. Não apresentam efeito letal sobre microrganismos, mas inibem o seu crescimento e multiplicação.

A ANVISA engloba este produto no grupo de Saneantes, que por sua vez é denominado como “substância ou preparação destinada à aplicação em objetos, tecidos, superfícies inanimadas e ambientes, com finalidade de limpeza e afins, desinfecção, desinfestação, sanitização, desodorização e odorização, além de desinfecção de água para o consumo humano, hortifrutícolas e piscinas”

Neste setor, nos últimos 10 anos aproximadamente 1.200 empresas obtiveram a aprovação de funcionamento concedida pela ANVISA e estão concentradas conforme determinam o infográfico abaixo:

[pic 8]

Como podemos notar, os grandes centros urbanos do Brasil são os que possuem mais empresas, isso se deve logicamente para que possa ser suprida a enorme demanda dessas regiões populosas.

Avaliando os desodorizantes nesse universo de saneantes da ANVISA identificamos que se trata de uma das categorias que mais cresceram nos últimos 5 anos, muito em função da ampliação do desejo por limpeza, pela a intenção de dar um toque particular para determinados locais da casa, para fomentar as vendas (marketing olfativo) ou por último e não menos importantes, o caráter decorativo que os desodorizantes vem possuindo nos últimos anos. Essa tendência do cuidado com o lar se identifica no infográfico abaixo que demonstra o crescimento histórico dos últimos 5 anos de algumas categorias:

[pic 9]

Conforme é possível verificar no infográfico da ABIPLA divulgado em seu anuário de 2015, identificamos que durante os últimos 5 anos estes produtos apresentaram crescimentos tanto em faturamento quanto em volume bem acima da inflação divulgada pelo IBGE nestes períodos.

[pic 10]

Juntamente do setor de Higiene, somente o de Limpeza apresentaram variação positiva quanto ao volume médio no comparativo entre os anos de 2013 e 2014, esse movimento se deve a instabilidade político-econômica, uma vez que essa levou ao aumento do custo de vida do brasileiro e freou gastos percebidos como supérfluos para os mesmos, e assim os consumidores diminuíram a freqüência de comparecimento aos pontos de venda. Contudo, mesmo com essa queda na freqüência e no poder de compra observou-se um aumento no gasto, muito por causa do aumento dos preços destes produtos. O infográfico abaixo demonstra a média de gasto por classe social no ano de 2014 e nos relata que houve um crescimento de 13% no valor do gasto se comparado com 2013:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (551.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com