TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Resultado Da Dimensão Rede Do Diagnóstico Do Radar De Inovação De Em Escolas Infantis De Porto Alegre

Casos: Análise Do Resultado Da Dimensão Rede Do Diagnóstico Do Radar De Inovação De Em Escolas Infantis De Porto Alegre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2015  •  6.034 Palavras (25 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 25

Análise do resultado da dimensão rede do diagnóstico do Radar de Inovação de em escolas infantis de Porto

Alegre

Cíntia de Mello Bicca

Luis Marques

RESUMO: O presente artigo é o resultado da análise da dimensão rede do Diagnóstico do Radar da Inovação, ferramenta Radar do Sebrae, de pesquisa e aplicação do diagnóstico Radar de Inovação em duas escolas de educação infantis localizadas em Porto Alegre. A metodologia adotada caracteriza-se como bibliográfica exploratória, é utilizando entrevista semi-estruturada e no banco de informações quantitativo dos diagnósticos do Radar de Inovação. Os resultados revelam que ao identificar as ferramentas utilizadas para se comunicar e se relacionar com seus clientes as duas empresas apresentam a configuração da dimensão rede, do Radar de Inovação, o mesmo score. A partir do plano de ação foram propostas algumas ações de melhorias na comunicação e relacionamento com objetivos estimular a cultura da inovação, no relacionamento com seus clientes.

Palavras Chaves: Cliente; Relacionamento; Ferramentas; Inovação;

INTRODUÇÃO

Atualmente, as empresas possuem cada vez mais a necessidade de aprenderem mais sobre seus clientes desenvolvendo o relacionamento mais fiel e assim e obter lucros mais altos. Para isto é fundamental que elas adotem uma abordagem do marketing de relacionamento que é uma filosofia empresarial que prevê a construção e a manutenção de relacionamentos individuais com os clientes, vislumbrando um horizonte de longo prazo (FERREL, 2009).

O correto atendimento dos clientes demanda o conhecimento das suas necessidades e expectativas. Além de conhecer esses aspectos, é necessário analisar os recursos usados para a comunicação ágil e eficaz entre a empresa e seus clientes, e assim utilizar as informações obtidas para melhorar continuamente o atendimento aos clientes. Dessa forma, a empresa oferece a seus clientes, produtos e serviços que satisfazem adequadamente suas necessidades e expectativas (PQN 2013).

A empresa inovadora deve atuar como uma ponte entre clientes e fornecedores. O tipo de inovação interfere diretamente na escolha da estratégia competitiva baseada na criação e no gerenciamento de mercados (FONSECA, 2002). Como estratégia de relacionamento empresa e cliente, as ferramentas de relacionamento são criadas atualmente para monitorar e interagir com os clientes, oferecendo agilidade, informação, criatividade e inovação.

Dessa forma, o objetivo do presente artigo é mensurar e analisar o grau de inovação da dimensão rede, do diagnóstico Radar de Inovação, duas MPE’s do setor educação infantil que participam do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) e localizadas na Zona Sul de Porto Alegre. De modo geral, identificar recursos inovadores usados para a comunicação ágil e eficaz entre a empresa e seus clientes; identificar quais recursos usados para a comunicação e o relacionamento entre as empresas pesquisadas e seus clientes, e propor algumas ações de melhorias na comunicação e relacionamento com objetivos estimular a cultura da inovação, no relacionamento com seus clientes. Desse modo, como se configura, as dimensões rede do Diagnóstico do Radar da Inovação – Diálogo com o cliente, das duas escolas de Educação infantil? Quais são as ferramentas utilizadas para se comunicar e se relacionar com seus os clientes na identificação de suas necessidades e expectativas de forma a oferecer seus produtos e serviços que satisfaçam adequadamente suas necessidades? E quais são os recursos inovadores que podem auxiliar a comunicação ágil e eficaz entre a empresa e seus clientes, que podem ser implantados através do plano de ação? Quais são as seções do artigo que virão?

2.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Os principais assuntos tratados nesta revisão de literatura são: relacionamento com o cliente, o novo consumidor, a importância do relacionamento com o cliente, a inovação para cultivar o relacionamento com o cliente e ferramentas de relacionamento com o cliente.

2.1 O RELACIONAMENTO COM CLIENTE

As estratégias mais importantes de hoje são aquelas totalmente voltadas aos clientes. O marketing de relacionamento, voltado a fidelizar o cliente, assim como recursos inovadores de comunicação, desempenham um papel vital na estratégia de negócios baseada aquisição de clientes, bem como a retenção dos existentes. (KOTLER 2006).

2.1.1 O Novo Consumidor

A influência do poder dos novos consumidores tem sido espelhada pelo poder riqueza das corporações (LEWIS e BRIDGES, 2004). No mundo atual, com sua dinâmica e complexidade, em que as empresas competem pela conquista do consumidor, há necessidade de compreender as motivações dos consumidores e de se adaptar a elas, é uma necessidade absoluta para a sobrevivência de qualquer negócio (SAMARA e MORSCH, 2007).

O consumidor mais consciente de seus direitos, busca a melhor relação custo benefício. As empresas disputam sua atenção e sua fidelidade, baseadas em focar o cliente, na esperança e na expectativa de gerar fidelidade permanente (LEWIS e BRIDGES, 2004).

Segundo Lewis e Bridges (2004), os novos consumidores são individualistas, envolvidos, independentes e geralmente bem informados conforme representada na figura abaixo:

Figura I: A Alma do Novo Consumidor.

Fonte: Lewis e Bridges, 2004. p.5

Lewis e Bridges (2004) distinguem os novos consumidores em relação aos velhos consumidores, em relação aos procedimentos em relação ao consumo. Segundo estes autores:

“as atitudes do antigo consumidor foram forjadas pelas forças de produção de massa, marketing de massa e consumo de massa. As atitudes dos novos consumidores têm sido modeladas pelas mudanças econômicas e sociais sísmicas que começam a transformar as sociedades industrializadas do final da década de 1960 em diante” (LEWIS e BRIDGES, 2004, p. xi).

2.1.2 A importância do relacionamento com o cliente

O atendimento ao cliente é fundamental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com