TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Financeira da Gestão Operacional

Tese: Análise Financeira da Gestão Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  4.283 Palavras (18 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 18

CAPÍTULO 12 - Análise Financeira da Gestão Operacional

• Análise de Retorno de Investimento

Dois aspectos merecem ser destacados: O Retorno sobre o investimento e lucro residual. Retorno sobre investimento, O retorno sobre o investimento (Returno on Investment da sigla ROI) é considerado por muitos analistas como a melhor medida eficiente operacional. Mas na prática esse indicador tem limitações e deve, portanto ser utilizado juntamente como outros indicadores tais como os padrões e orçamentos. As seguintes relações formula (que produzem resultados) podem ser utilizados para medir a taxa ROI:

ROI = Margem liquida x Giro do Ativo Total

A margem liquida é obtida pela divisão do lucro liquido pela receita liquida, e o giro do ativo total, pela divisão da receita liquida pelo ativo total.

Lucro liquido x Receita Liquida

ROI = ------------------- -----------------------

Receita Liquida Ativo Total

Lucro liquido

ROI = ---------------------

Ativo Total

A última fórmula deriva de segunda com a eliminação da variável receita liquida do primeiro e do segundo termos. Analisando as relações dadas, podemos deduzir algumas ações que maximizam o ROI, tais como o aumento das vendas e redução de capital investido.

• Lucro Residual:

Para aplicar o conteúdo do lucro residual (LR) é necessário que o custo do capital seja corretamente determinado. O LR é o lucro do imposto de renda subtraído do custo do capital investido. Conceitualmente, o LR melhora a medida de desempenho operacional em relação ao ROI, pois elimina um dos seus principais defeitos, que é o de motivar o responsável pela a unidade de negocio a investir, manter ou aumentar a taxa de retorno sobre o investimento no curto prazo, sacrificando o lucro de longo prazo.

O LR aumentará á medida que forem aumentados os investimentos que proporcionam lucros maiores (entre o custo e capital) que o custo de capital empregado ou eliminados os investimentos que proporcionam lucros menores que o do custo de capital.

O lucro Residual mede o tamanho do negocio em valores absolutos em quanto o valor do retorno do investimento mede a rentabilidade de proporcionalmente ao capital investido, independentemente do tamanho do negocio.

Teoricamente coma medida de desempenho, o conceito do lucro Residual apresenta características vantajosas em relação ao retorno sobre o investimento, porém este último é o mais utilizado na pratica. KAPLAN E ATKINSON enumeram cinco possíveis razões dessa preferência.

1º O tipo real de comportamento não funcional pode, na prática, não ser problema real.

2º As empresas querem mostrar consistência entre os números para fins internos e externos, neste caso o custo de capital para o calculo do lucro residual deveria ser explicitamente reconhecido.

3º O uso generalizado do ROI pelas analistas financeiros motiva a empresa a utilizá- lo em suas divisões.

4º Os altos executivos relutam em especificar custo do capital da companhia ou divisões.

5º Os gerentes procuram medir a rentabilidade com uma taxa percentual como a do ROI, para comprar outra medidas financeiras, tais como as medidas da taxa de inflação, a taxa de juros e os índices de rentabilidade de outras industrias, companhia ou divisões

• Analise de Capital de Giro

Necessidade liquida de capital de Giro. Os balanços patrimoniais fornecem dados do calculo da necessidade de capital de giro. A necessidade liquida de capital de giro (NLCG) é diferenciada entre o ativo circulante operacional (ACO) e o passivo circulante Operacional (PCO).

O ACO, medida que vai sendo realizado, é substituído por outro ativo da mesma natureza, para manter o nível das atividades operações. O PCO á medida que vai sendo liquidado, também é substituído por outro passivo de mesma natureza. Portanto as contas de ACO E DO PCO chamadas de contas cíclicas.

A ACO representa a aplicação natural de capital de giro, ambos existentes em função dos negócios.

O ACO representa a aplicação de capital de giro em atividades financeiras.

E o PCNO representa fonte de capital de giro em “atividades financeiras”, e o PCNO representa fonte de capital de giro de natureza não operacional (ou seja, financeira).

• Calculo de Ciclo Financeiro e Giro de Caixa

O ciclo financeiro pode ser calculado da seguinte equação:

NLCG x N

CF = ------------------

RB

Onde:

CF = Ciclo Financeiro

N = Número de dias do período ( Um ano = 365 )

RB= Receita bruta deduzida das vendas canceladas.

• Dimensionando a necessidade liquida de capital

Se a empresa deseja aumentar a receita bruta em 20% em um ciclo financeiro de 102,3dias, necessitará de capital de giro como segue:

CF x RB

NLCG = -------------------

N

MLCG= 102,3 DUAS X $2.624.024

__________________________________ = 85,2 DIAS

365 DIAS

• Prazos equivalente em dias de vendas

O ciclo financeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com