TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alavancagem Operacional E Financeira

Trabalho Universitário: Alavancagem Operacional E Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 6

ALAVANCAGEM OPERACIONAL

Alavancagem é a capacidade que uma empresa possui para utilizar ativos ou recursos exter-nos, tomados a um custo fixo, visando maximizar o lucro de seus sócios. Tem como ponto de partida o aumento das vendas, em contrapartida aos custos fixos. É determinada em função da relação existente entre as Receitas Operacionais e o Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda, conhecido como LAJIR.

A alavancagem operacional pode ser entendida como a capacidade de uma empresa em utili-zar-se de “variações” nos custos fixos para aumentar os efeitos da variação em vendas sobre o Lucro operacional. Estes custos fixos não variam com o volume da produção, e devem ser remunerados pelas receitas geradas, esta capacidade de remunerar os custos fixos pode ser entendida em uma das configurações da MS “margem de contribuição” ou “contribuição marginal”, (TEIXEIRA, 1993). Entende-se que pela alavancagem operacional, incrementam-se os custos fixos, que por sua vez devem introduzir um diferencial ao produto, capaz de elevar as receitas mediante o acréscimo de preço, se o mercado suportar, ou através da otimização do giro do produto no mercado, sempre que a demanda suportar.

Os custos operacionais das empresas permanecem inalterados em determinados intervalos de produção e venda, representando que quanto maior a produção menos e seu peso relativo e vice versa;quando menos se produz mais se sente o peso dos custos fixos. Quando as empre¬sas elaboram projetos pra captar financiamentos, visando aumentar a produção sem aumentar os custos fixos ou aumentando menos do que o crescimento do lucro Antes das Despesas Fi¬nanceiras e do Imposto de Renda, elas buscam obter Alavancagem Operacional. Depois de implantado o projeto, se alcançarem seu objetivo, elas produzem “Alavancagem Positiva”; se simplesmente mantêm o mesmo nível anterior ao projeto, elas obtêm o que o mercado chama de “Alavancagem Travada” ou “Alavancagem Constante”; se o resultado for inferior ao lucro anterior, têm como resultado uma “Alavancagem Negativa”. Essa última posição, se indesejá¬vel no curto prazo, poderá ser aceita no longo prazo, pois quando da quitação dos recursos de terceiros a situação pode se reverter e, então, produzir “Alavancagem Positiva”.

Chega-se a conclusão de que as empresas procuram obter alavancagem operacional sempre que os seus custos fixos precisam ser cobertos pela ampliação da produção e, consequente-mente, das receitas advindas das vendas. Os projetos de alavancagem visam aquisição de ativos imobilizados que aumentem o volume produzido e resulte em re¬ceitas mais do que suficientes para cobrir todos os custos fixos e variáveis.

Grau de Alavancagem Operacional

Quanto mais elevados os custos fixos em relação aos custosvariáveis, maior o grau de alavan-cagem operacional e quanto maior for o GAO, maiores serão os riscos, pois o Resultado Ope-racional ficará muito sensível a qualquer variação na Receita Bruta, tanto para mais como para menos. Em épocas de dificuldades de vendas, a empresa sente fortemente os reflexos.

Em sua abordagem mais formal, a alavancagem operacional pode ser expressa em duas for-mas:

• Pela relação entre a potencialidade de lucratividade obtida pela variação no volume de pro-dução, indicando o número de vezes que ocorreu a alavancagem. Obtida algebricamente pela seguinte equação:

Alavancagem operacional = %de variação no lucro / %de variação no volume de produção

• Pela relação entre a potencialidade de lucro com base na margem de contribuição e esta

potencialidade deduzido a parcela de custos fixos, indicando o Grau de Alavancagem

Operacional produzido. Obtido pela seguinte equação:

Grau de Alavancagem Operacional = n (p - v) /n (p - v) – f

Relação entre o GAO e o Ponto de Equilíbrio da empresa

Todo empreendimento necessita saber a sua margem de risco, ou seja, o seu ponto de equilíbrio, é necessário buscar condições tanto operacionais como financeiras para que não se opere dentro dessa margem, pois o resultado pode não ser satisfatório, e pode se tornar irreversível para a empresa.

No caso da Alavancagem Operacional leva-se emconsideração que quanto maior for o volume de produção e quanto mais distante a empresa estiver de seu ponto de equilíbrio, menor será o seu grau de alavancagem operacional, pois a variação no volume de produção provocará menor impacto no percentual de lucro. Embora o GAO tenda a diminuir de valor quando se encontra acima do ponto de equilíbrio, também será menor o risco de a empresa entrar em prejuízo caso sofra uma redução na atividade produtiva.

Caso o GAO for alto, isto é, esteja abaixo do ponto de equilíbrio, significa que a empresa está trabalhando próxima ao ponto de equilíbrio e o risco de melhorar ou piorar seu resultado depende respectivamente, do aumento ou redução no seu volume de produção.

Cabe ressaltar, da necessidade de se perceber os elevados riscos ao qual uma empresa pode se submeter em função de sua alavancagem operacional, uma vez que incrementar níveis de produção nem sempre é tarefa fácil. Até porque, todos os fatores externos relativos a clientes e mercados devem ser bem trabalhados de forma a poder garantir qualquer retorno de investimentos futuros.

O nível de demanda deve compor os estudos operacionais de uma empresa que pretenda “alavancar” a sua atividade produtiva em busca de maiores remunerações dos fatores de produção em um determinado nível de produção, o qual não deve extrapolar as expectativas da empresa em nível decapacidade física instalada, e potencialidade de demanda.

A alavancagem operacional, aufere sustentação técnica ao processo decisório, mas é impor-tante que a partir da análise desta, o gestor possa ter a sensibilidade de perceber o enorme risco que passa a correr no momento em que obtém esta alavancagem pelo aumento dos custos fixos, no momento em que seja imprescindível repassar estes cus¬tos aos preços.

Um entendimento útil à gestão se faz no momento em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com