TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de probabilidade

Tese: Análise de probabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

Algumas questões sobre estatística:

- A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Sim. A distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento, por exemplo, a probabilidade estatística de cada evento, as pequenas empresas tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações. Uma campanha de marketing específica necessita de uma estimativa de retornos futuros e a rentabilidade desse negócio para comprovar as vendas e valores dos custos. Eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios, uma análise de cenário usa distribuições de probabilidades para criar vários, teoricamente possibilidades distintas para o resultado de um determinado curso de ação ou evento futuro.

A previsão de vendas é um uso prático para distribuições de probabilidade e análise de cenários no negócio é de prever níveis futuros de vendas. É impossível prever o valor exato de um nível de vendas futuras, no entanto, as empresas ainda precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Quanto mais o ambiente se torna mutável e turbulento, a organização muda e inova mais importantes se tornam os cenários para o processo decisório estratégico da organização, usando uma análise de cenário com base em uma distribuição de probabilidades pode ajudar uma empresa à armação de seus possíveis valores futuros em termos de um nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios no cenário provável, mas ainda estar ciente das possibilidades alternativas. Além de prever níveis futuros de vendas, distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar o risco para um novo negócio.

Após a construção de cenários, a próxima etapa no processo é a preparação da previsão ambiental a fim de alinhar as condições que o ambiente organizacional apresentará em certo tempo no futuro. A previsão ambiental implica em mensurar a atual posição do ambiente da organização e determinar se a condição atual do ambiente pode ser suficiente para desenvolver uma estratégia efetiva. Para isso, é crítico e necessário determinar as condições ambientais futuras para assegurar o sucesso organizacional.

A avaliação de risco além de prever níveis futuros de vendas, distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar o risco. Ele é dado pela variabilidade do retorno dos ativos, é uma possibilidade e perda que algum evento desfavorável venha a acontecer, é necessária a distribuição de probabilidade para a empresa saber mais ou menos o nível de risco que está enfrentando para decidir essa nova linha de negócios.

As pessoas precisam dirigir seus esforços e talentos para o mesmo objetivo, o ser humano requer aprendizado continuo para fazer parte de uma organização e esta para manter seus padrões de exigência do mercado. A busca pela sobrevivência das organizações tem mudado seus paradigmas organizacionais, pois antes era necessário motivar os funcionários para buscar o conhecimento, hoje é preciso apenas de seu comprometimento. Muitas empresas já oferecem cursos de capacitação para seus colaboradores, pois se deram por conta que isso traz o melhoramento para a sua empresa, para inovações e lucratividade.

- O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística?

Sim, pois a estatística está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes desta forma o profissional teria aptidões para solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidências quantitativas sobre um determinado fenômeno. Portanto é preciso construir uma sólida base de conhecimento em matemática, incorporar habilidades no uso dos computadores, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho e aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, por este motivo nem todos podem utilizar a estatística a não ser que tenha bastante conhecimento na área.

Com o avanço tecnológico, as exigências de sofisticadas competências para o mundo do trabalho e a facilidade oferecida pela informática, às pesquisas deixaram de acontecer apenas em ocasiões para se tornarem parte integrante e inseparável de nossas vidas em todos os instantes. Há partir dos anos 40, a pesquisa Estatística se voltou para solucionar problemas envolvendo variados aspectos da inferência, cada um tendo a sua aplicação a situações especificas. Os testes de hipóteses para médias, variâncias e proporções, a teoria dos testes uniformemente mais poderosos, o processo de inclusão, exclusão de variáveis nos modelos de regressão são algumas das interferências de uso consagrado.

- De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisões dos gestores dentro de uma organização empresarial?

A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas e defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade e nos resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, entre outros. Desta forma a estatística é muito útil para a tomada de decisões dentro de uma organização, pois tendo todas as informações armazenadas os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas.

O conhecimento é um saber, a habilidade de saber fazer e a atitude de querer fazer. Esses são os principais fundamentos para a análise na tomada de decisões dos gestores dentro das organizações empresariais, ele é quem precisa estar sempre atento ao funcionamento das atividades desenvolvidas pelos colaboradores, um gestor é encarregado a esse cargo por ter a competência de gerenciar uma empresa, para obter seu melhor rendimento cada vez mais aprimorado.

- Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

Existe atualmente uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações, muitas ideias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com