TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de produto Azul

Por:   •  15/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 7

Parte 4: Análise do produto/Serviço

  1. Marca:

[pic 1]

A marca da AZUL é a representação de forma estilizada do mapa brasileiro, através de uma livre interpretação dos estados que compõem a república. O conjunto da marca mostra a imagem de um Brasil moderno, unido, exuberante, através da aplicação de uma cor-símbolo para cada um dos 26 estados da União.

A marca Azul Linhas Aéreas é recente, porém muito bem vista no mercado, como uma força emergente, e muito bem posicionada na opinião dos críticos, como citado pelo blog mundodasmarcas.blogspot.com.br: “Com crescimento contínuo, novos aviões produzidos no Brasil, tarifas competitivas e um serviço diferenciado a AZUL LINHAS AÉREAS, em pouco tempo, está conquistando seu lugar nos céus brasileiros e na preferência dos passageiros.”

  1. Layout/Design

[pic 2]

A empresa aérea apresenta um design de seus aviões em cores azuis e brancas, assim como em seus terminais, panfletos ou qualquer outro material.

O logo da empresa é caracterizado por uma união de quadriláteros de várias cores diferentes, que juntos, formam algo parecido com o mapa político territorial brasileiro, o que se destaca na visão de qualquer público, inovando o conceito de logomarcas no ramo de empresas aéreas, sendo a primeira no Brasil a demonstrar algo tão criativo e que se fixa nas mentes do público.

As cores predominantes da identidade corporativa são distintos tons de azul, das aeronaves aos uniformes, dos materiais impressos ao site, o azul do céu é presença dominante, em contraponto ao mapa colorido. A aplicação da marca nas aeronaves foi com a cor azul num tom mais escuro na parte inferior da fuselagem, para valorizar a esguia silhueta do Embraer 195. A parte superior na cor branca para facilitar a manutenção e diminuir a temperatura interna da aeronave. O destaque do mapa na cauda valoriza a logomarca, ponto focal da imagem corporativa. Além disso, os aviões tinham faixas auxiliares em cores distintas, aplicadas na fuselagem, de maneira a criar um diferencial para cada aeronave.

  1. Variedade

A empresa apresenta no seu segmento, a variedade de ter voos que cobrem todas as rotas aéreas nacionais, estando presente em todos os aeroportos comerciais do território brasileiro. Em contrapartida, a empresa possui apenas 4 rotas para o exterior. Isso se deve à juventude da empresa, e da sua visão e objetivo de primeiro se instalar no território brasileiro. Além disso a empresa oferece serviços para a diferentes classes financeiras, a classe A, B e de maneira inovadora, o foco na classe C, algo exclusivo da empresa, pois no ramo de viagens aéreas, costuma-se excluir a classe C do planejamento das empresas, e dessa forma, a Azul visa incluir essa nova classe de passageiros em voos acessíveis para os mesmos, porém sem abrir mão da qualidade e variedade de serviços.

  1. Diferenciais e Assistências

A empresa apresenta em seu site, algumas variedades de serviços que podem ser vistas como diferenciais das suas concorrentes, dos quais:

  • Uma equipe bem treinada para auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • Atenção especial médica e de conforto/acessibilidade à clientes em estado de enfermidade;
  • Equipe bem preparada para dar cuidados especiais à deficientes auditivos;
  • Programa de tratamento, cuidados e atenção para cães guias;
  • Despache gratuito e auxilio no embarque de cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê;
  • Atenção e carinho para passageiros idosos;
  • Atendimento especial e preferencial a gestantes, seguido de maior conforto durante a viagem, com a atenção máxima de tripulantes bem treinados e selecionados;
  • Atendimento diferenciado e maiores cuidados para menores de 5 a 11 anos, que estejam desacompanhados;
  • Gratuidade para crianças de colo
  • Permissão para levar seu pet na aeronave junto contigo, desde que em suas devidas gaiolas, que também podem ser requeridas junto à empresa.
  • Ônibus Executivo Azul (equipados com TV ao vivo, Wi-Fi e ar-condicionado), que sai de locais estratégicos transportando os passageiros com todo o conforto, direto para o aeroporto.
  • Diferentemente do que é oferecido hoje em dia no mercado brasileiro, a AZUL serve cinco tipos de snacks (salgadinhos), que podem ser consumidos à vontade antes, durante e depois do voo.
  • Grande facilidade para transporte de mercadorias, com a AZUL CARGO e os grandes porões das aeronaves E-190 e E-195, a alta regularidade e pontualidade, e a agilidade da malha com voos diretos.

Outros diferenciais da empresa são os seus programas de parcerias e pontos, além dos maiores diferenciais da empresa, que são:

  • Disponibilização de televisão ao vivo para todos os passageiros de qualquer voo. Algo inédito no ramo das empresas aéreas, e que obviamente ganha o carinho de muitos clientes.
  • O foco na acessibilidade de passageiros da classe C, visando tornar o transporte aéreo um transporte para todos, e não algo elitizado.

  1. Qualidade

Quanto à qualidade, a empresa tem uma grande crítica positiva em relação aos seus produtos e serviços, um dos fatores que contribuíram muito para seu crescimento gigantesco e precoce, fazendo a mesma bater recordes de crescimento e satisfação, sendo que com menos de seis meses de operação e apenas sete aviões, a AZUL já era a terceira maior companhia aérea do mercado brasileiro. Em pouco tempo de operação, a AZUL se transformou na empresa aérea que mais rapidamente chegou a 1 milhão de passageiros transportados.

Suas notas em sites como decolar.com apresentam notas/ criticas acima da média considerada “Muito Boa” (acima de 8.0 ou 80% de satisfação), o que pode parecer simples, mas não é, devido as várias dores de cabeça frequentes em voos de outras companhias aéreas, tendo então, a maior nota de qualidade do site: 8.2 .

A empresa também apresenta um Setor de Reclamações considerado atencioso e efetivo, o que costuma quase sempre solucionar os problemas expostos com muita atenção e produtividade.

  1. Especificações

Serviço de bordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com