TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do ambiente de marketing do Ronicred Assessor e Ramos e Souza LTDA

Trabalho acadêmico: Análise do ambiente de marketing do Ronicred Assessor e Ramos e Souza LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.609 Palavras (11 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 empresa 1 4

2.1 Análise das informações coletadas 5

2.2 Identificação de problemas 6

2.3 Plano de ação 6

3 empresa 2 8

3.1 Análise das informações coletadas 8

3.2 Identificação de problemas 9

3.3 Plano de ação 10

4 CONCLUSÃO 11

1 INTRODUÇÃO

No ambiente organizacional atual, globalizado, dinâmico e instável, a concorrência pelos mercados torna-se cada vez mais acirrada. Entender os mercados torna-se uma questão de sobrevivência e se bem explorado torna-se uma vantagem competitiva sustentável.

As organizações que buscam um processo racional para a conquista de mercados, normalmente, iniciam o processo através da análise das oportunidades do ambiente, identificação do mercado-alvo, segmentação deste mercado e por fim o posicionamento da empresa segundo as estratégias oriundas do composto de marketing.

O presente trabalho tem como foco a área de marketing e vem com o objetivo de identificar em uma atividade prática como aplicar os conceitos abordados nas disciplinas ministradas no quinto semestre do Curso de Bacharelado em Administração, produzindo um texto baseado em duas entrevistas com um representante da organização, preferencialmente alguém pertencente ao setor de marketing e a partir daí, analisar as informações, identificar os possíveis problemas e sugerir medidas de intervenção que possam melhorar o desempenho e consequentemente os resultados.

2 EMPRESA 1

A Ronicred Assessoria, nome fantasia da primeira empresa escolhida para estudo de caso atua no setor de empréstimos financeiros. Sua razão social é R. F. REIS, situada na cidade de Colinas do Tocantins, é uma microempresa enquadrada no simples nacional. A entrevista foi respondida pelo empresário Ronivon Farias.

A empresa possui banco de dados de clientes, sendo de grande importância para a mesma uma vez que com o cadastro é possível identificar quem é o cliente, quais as suas preferências, seus fatores de decisão e com isso adequar o seu plano de marketing de acordo com as necessidades identificadas.

A determinação de preços é estabelecida através de pesquisa de mercado, avaliando dessa forma, a oferta e demanda do mercado. As atividades de marketing de comunicação realizadas até o momento são feitas por telefone fixo e móvel, com técnicas de marketing direto, também mecanismos online como o SKYPE, apresentando sempre ofertas vantajosas para os clientes, que venham efetivamente satisfazer suas necessidades e desejos.

A empresa sempre faz monitoramento dos concorrentes, visando antecipar suas estratégias, observando seus pontos fortes e fracos para obter um diferencial competitivo em relação aos mesmos no seu mercado de atuação. São realizadas sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes por meio de questionários, buscando sempre ouvir seus clientes identificando falhas para estarem em constante aprimoramento. Outro tipo de pesquisa de mercado indispensável para a empresa é utilizado nas oportunidades de abertura de novas filiais, buscando sempre obter informações logísticas, fazendo a identificação do público alvo, suas características, seus costumes e principalmente em termos de porcentagem por habitantes.

Um possível problema vivido pela empresa está no fato de não conseguirem aprimorar seus meios de comunicação. Com vista a solucionar essa dificuldade, identificamos a necessidade de empregar as quatro estratégias básicas administrativas para amenizar essa situação. As quatro funções básicas da administração: planejar, organizar, dirigir e controlar são utilizadas em todas as esferas e portes de empresas, tanto Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte, e grandes corporações, graças a essas funções, as organizações conseguem seguir adiante e implantar processos, de acordo com os passos fundamentais e com o possível quantitativo de demanda de mercado.

2.1 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

Ao analisarmos a Empresa R.F.Reis, constatamos alguns pontos fortes e satisfatórios, a empresa possui banco de dados dos clientes com informações imprescindíveis que contribuem para a identificação do perfil, de suas necessidades, de suas preferências, facilitando o contato e a divulgação de novos planos, de forma a alcançar a satisfação e consequentemente a fidelização dos seus clientes. Os preços dos planos são determinados através de pesquisa de mercado, sempre atentando para as atualizações do mercado. Portanto existe a preocupação na formação de preços, uma vez que é fundamental para a conquista do cliente, pois é o preço que define as condições básicas pelas quais o vendedor e o comprador estão dispostos a realizar a troca. No ”Marketing Mix” (Produto, Preço, Promoção e Ponto de Distribuição), o Preço é o único responsável pela geração de receita para a empresa. Os demais Ps, sem relegar aos planos inferiores, são geradores de custos e despesas.

Um aspecto que pode melhor são as técnicas de comunicação de marketing, uma vez que não está sendo suficiente para um maior alcance de clientela.

Existe uma preocupação com a satisfação do seu cliente, o que justifica a utilização do método de pesquisa quantitativa e qualitativa, por meio de questionário de avaliação. Dessa forma a empresa consegue medir o gral de satisfação de seus clientes, e consegue identificar algumas falhas que se manifestam em eventuais resultados negativos nas pesquisas de mercado.

Outra qualidade é a utilização pesquisa de mercado, como sendo o planejamento, a coleção e análise de dados relevantes para o processo de decisão.

Outro aspecto positivo está no fato de a empresa monitorar seus concorrentes, pois estão intrinsecamente ligados ao sucesso ou ao fracasso de qualquer empresa e com o conhecimento sobre os mesmos, as empresas podem identificar as áreas de vantagem ou desvantagem competitiva, as estratégias de cada um, seus objetivos, forças e fraquezas e padrões de reação.

2.2 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

Pelas informações disponibilizadas, após uma análise minuciosa da empresa em estudo, percebe-se que um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com