TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM EMPRESAS DO RAMO METALÚRGICO LEME 2014

Artigo: IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM EMPRESAS DO RAMO METALÚRGICO LEME 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

No mundo de hoje é cada vez mais discutida a importância da Gestão Ambiental não é mais somente de importâncias de seus especialistas, mas também de passou a fazer parte da pauta de muitos engenheiros.

A integração entre a engenharia e o meio ambiente é cada vez maior, principalmente se levar em conta que se tornaram disciplinas obrigatórias durante a graduação e a pós-graduação.

Neste trabalho iremos à importância do Sistema de Gestão Ambiental dentro das indústrias do ramo Metalúrgico, e também as vantagens de obter a Certificação pela norma ISO 14001. Com normas ditada pela ISO 14004 (uma espécie de “cartilha”), a certificação mostra o quão diferente pode ser o destaque de uma empresa ao obter a certificação e atender ao mercado globalizado de hoje de forma satisfatória. Mesmo com um alto custo, a empresa poderá receber no futuro altos lucros pondo em vista que a empresa seja vista como uma empresa ecologicamente correta.

Mesmo sendo um árduo trabalho, a obtenção da ISO 14001 exige colaboração de todos. A essência do comprometimento, responsabilidade, planejamento, ação e verificação é que tornam este princípio singelo consciente e comprometedor para com as gerações futuras e atuais da humanidade.

1. COMPROMISSO E POLÍTICA

Para toda e qualquer tipo de organização que busque a implementação se um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e a Certificação pela ISO 14001 é preciso iniciar um longo trabalho de conscientização.

Para garantir um promissor sucesso na busca e certificação da ISO 14001, é necessário obter o compromisso contínuo da Alta Administração, pois é ela quem gerará os recursos necessários para que se desenvolva esta implantação. É preciso conscientizá-los da melhoria que a organização precisa ter em suas atividades na geração de produtos e que existem grandes vantagens com esta certificação.

A empresa obterá diferencial no mercado como: uma empresa ambientalmente correta e socialmente responsável, um marketing que ao aproveitar este benefício deve trazer ao público um pensamento mais consciente, além de que no futuro podem obter taxas de crescimento mais alto do que dos produtos convencionais.

Com a alta administração conscientizada, foi preciso planejar a conscientização dos outros funcionários, para que se adéquem as novas normas da empresa – é uma etapa complicada, pois é difícil desapegar-se de velhos hábitos (que não passam por auditoria), fazendo-os sair de suas zonas de conforto.

Porém, para desenvolver novas normas e uma política ambiental para a empresa é preciso identificar quais são as atividades exercidas, os aspectos e os impactos ambientais gerados por esta organização.

1.1. Atividades Práticas de uma Metalúrgica

Em uma empresa metalúrgica, as atividades são compostas de produção de metais em formas primárias ou semi-acabados, a produção de laminados, produção de canos, tubos etc. Sendo assim podemos dizer que, as metalúrgicas trabalham na fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos.

Agora vejamos quais são os aspectos e impactos causados pelas atividades deste tipo de empresa.

1.2. Aspectos e Impactos Ambientais

O aspecto ambiental é um elemento das atividades da empresa (maquina, equipamento ou serviço), que gerem ou possam produzir um efeito sobre o meio ambiente. Já o impacto ambiental são as modificações ocorridas ou que podem ocorrer de forma positiva (benéfica) ou negativa no meio ambiente.

Dentro de uma empresa do ramo metalúrgico, os aspectos ambientais aparecem diversos tipos de efluentes e resíduos causando impactos, que neste caso destaca-se: a emissão atmosférica, os resíduos sólidos, os ruídos e também o desperdício na utilização de matéria-prima e água.

Os impactos gerados por estes aspectos podem afetar não somente à empresa, mas também toda a sua localização. Dentre estes impactos destacamos: a poluição – que de uma forma geral pode afetar todos os âmbitos da natureza (ar, água e solo); e enfatizamos os impactos causados pela poluição do solo, pois estes elevam a intensidade de fenômenos naturais do meio ambiente, como por exemplo, a inversão térmica, as ilhas de calor, o efeito e estufa e as famosas chuvas ácidas.

Assim sendo, a empresa deverá estabelecer metas, objetivos e principalmente declarar quais suas intenções e seus princípios para com o meio ambiente global. Essa ação leva o nome de política ambiental.

1.3. Política Ambiental

Cabe a alta administração definir medidas eficientes e concretas para que se atinjam os objetivos esperados. A política ambiental nada mais é do que o mecanismo de força que a empresa necessita para a implantação e o aprimoramento do SGA, melhorando e aperfeiçoando um desempenho positivo para com o meio ambiente.

Portanto, com a definição de aspectos e impactos ambientais, da conscientização dos reflexos destes componentes no meio ambiente e da alta administração, definimos assim uma política ambiental que poderá ser utilizada por uma empresa do ramo metalúrgico embasada nos seguintes princípios:

 Incorporar medidas sócio-ambientais aos processos de forma auxiliar na tomada de decisão de contração e parcerias da empresa equilibrando os objetivos econômicos e ambientais;

 Controlar e diminuir os impactos ambientais causados pela a emissão atmosférica, os resíduos e ruídos (caso a organização fique próxima a uma área socialmente habitada) de forma legal;

 Desenvolvimento de métodos, técnicas e aplicações que gerem menos poluentes e impactos ambientais;

 Melhoria contínua do desenvolvimento ambiental, através de monitoramento sistêmico e prevenção da poluição;

 Alto gerenciamento e fiscalização eficácia na utilização de matéria-prima e recursos hídricos, a fim de evitar o desperdício e a escassez dos mesmos;

 Instalação de filtros de ar e reflorestamento de áreas desmatadas e arredores da empresa, como meio de amenizar os impactos gerados pela emissão de gazes na atmosfera;

 Auxilio médico e farmacêutico aos funcionários que obterem doenças ou danos a saúde por conseqüências dos impactos gerados pela empresa;

 Conscientização, compromisso e responsabilidade de todos os âmbitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com