TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do ambiente interno (forças e fraquezas)

Artigo: Análise do ambiente interno (forças e fraquezas). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Artigo  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO (FORÇAS E FRAQUEZAS)

Uma coisa é discernir as oportunidades atraentes do ambiente; outra é deter as competências necessárias para aproveitamento dessas oportunidades. Desse modo, é fundamental para as organizações que querem executar o planejamento estratégico – avaliar periodicamente as forças e fraquezas. Uma consultoria externa ou a própria gestão interna avalia as competências de marketing, finanças, produção e de pessoas e demais áreas que compreendem a organização e as classificam em termos de força (importante, sem importância e neutro) e de fraqueza (importante ou sem importância).

A grande questão que deve ser levantada é se o negócio deve permanecer concentrado no aproveitamento das oportunidades atuais e as forças exigidas para aproveitá-las ou se deveria buscar novos desafios e desenvolver novas forças para efetivar tal empreita. Deve-se ter em mente também que os pontos fortes só podem ser considerados fortes se suas capacidades e recursos estiverem alinhadas aos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da empresa. Os FCS são as habilidades e os recursos que a empresa precisa necessariamente ter para ter sucesso. Os FCS devem incluir a mais nova tecnologia, o serviço mais simpático, o marketing mais brilhante ou a localização etc., ou seja, áreas de excelência que se consigam desenvolver e sustentar no tempo, as famosas vantagens competitivas.

VANTAGEM COMPETITIVA

É nesse contexto de fatores críticos de sucesso que entra a questão da vantagem competitiva. Toda organização deve ter alguma vantagem competitiva que se sobressai sobre as demais. Caso não tenha, deve criar. A vantagem competitiva de uma empresa pode ser resultado do ambiente onde ela opera, da situação geral da empresa, bem como da postura de atuação da sua alta administração. Em que a empresa se diferencia das demais e as supera.

Uma das principais questões a serem consideradas quando se trabalha o planejamento estratégico de uma empresa, é ter clareza do seu foco, ou seja, a definição do seu posicionamento diante do mercado.

Porém, antes de se posicionar, a organização deve conhecer o seu mercado, segmentando-o, ou seja, classificar os consumidores em grupos de acordo com as diferentes necessidades, características e comportamentos. No meio da multicidade de grupos de clientes, devemos identificar quais são os que melhor poderemos atender, o qual passará a ser o nosso público-alvo (KOTLER, 2006) e para isso precisamos identificar:

Que gênero apresenta maior demanda?

Qual a faixa etária com maior probabilidade de ser nosso consumidor?

Que classe social seria mais atraída por nossos produtos?

Qual a sensibilidade a preço?

Usos e costumes.

Nível de instrução.

Hábitos.

Estado civil.

Região.

A análise do ambiente interno envolve um diagnóstico preciso e permanente de cada área da empresa, de forma a poder identificar quais as principais forças e fraquezas da organização. Este levantamento permite estabelecer quais as áreas que deverão servir de alavanca para os rumos da empresa, ou seja, quais apresentam maior destaque e que poderão indicar as principais vocações da organização e, em sentido oposto, perceber quais as maiores fragilidades que poderão ameaçar o desenvolvimento da organização e, por isso, exigem cuidados adicionais. Nesse sentido, apresenta-se a seguir um roteiro que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com