TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variáveis Do Ambiente Interno E Externo

Monografias: Variáveis Do Ambiente Interno E Externo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  2.071 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Disciplina: Processos Administrativos

1-Explique as variáveis do ambiente geral e do ambiente tarefa.

Variáveis do ambiente Geral (macro) são aquelas que não conseguimos controlar, podendo ser amplo, complexo e de condições externas.

Variáveis do ambiente tarefa (micro) são aquelas que “controlamos”, podendo ser de ambiente interno e de ações empresarias.

2 – Tome duas empresas ao acaso, como exemplo, e compare-as quanto a sua dinâmica ambiental:

TIM Brasil S/A

Macro Ambiente Tecnológico: Um dos investimentos atuais é a Tecnologia 4G, sendo pioneira neste investimento, a TIM busca o crescimento e adesão em longo prazo, inovando e gerando desafios.

Macro Ambiente Político: Governo deve intervir num possível acordo entre TIM e Vivo no País. Após a empresa espanhola dona da Vivo aumentar participação na Telecom Itália, ministro Paulo Bernardo afirmou que a Telefônica não poderá ficar com a TIM no Brasil. Nenhuma empresa independente do tamanho toma decisão sozinha, até uma intervenção política não pode ser descartada.

Macro ambiente Legal: Seguindo sempre o que a Legislação manda. Com o crescimento das vendas dos produtos, fazendo com que gere mais imposto.

Macro ambiente Social: Hora do Planeta A TIM se uniu à ONG WWF, em 2010, como patrocinadora do maior movimento mundial de conscientização contra o aquecimento global: a Hora do Planeta. Criado pela organização com o intuito de mostrar o apoio ao combate ao aquecimento global, o movimento convidou empresas, governos e pessoas a apagar as luzes por 60 minutos.

Macro ambiente Demográfico: A TIM é a segunda maior operadora do País, ficando apenas atrás da Vivo. A base de clientes pós-pagos, foco da estratégia da companhia, cresceu 14,6% no ano passado, para 12,3 milhões de usuários, enquanto a base pré-paga subiu 2,5% no ano, para 61,1 milhões de clientes.

Macro ambiente Ecológico: O Brasil é um País onde tem chuvas constantes e com isso acaba afetando as antenas e respectivamente os sinais, a empresa investe sempre para melhorar a cobertura, fazendo reparos nas antenas.

Agencia Reguladora: Anatel

Concorrentes Diretos: Vivo Claro e Oi

Fornecedores: Ericsson, Huawei e Nokia Siemens, Samsung.

Interação direta com a Empresa: A TIM faz treinamentos constantes com seus colaboradores para um bom convívio e melhor atender seus clientes, visando a Ética e transparência.

Consumidores: Todos os públicos desde jovens a 3ª idade, onde a conectividade é fundamental, ninguém vive sem celular e sem acesso a internet.

Ford Brasil Ltda.

Macro ambiente Tecnológico: A Ford é uma das maiores empresas do ramo automobilístico que busca inovações de acordo com as necessidades de seus clientes.

Macro ambiente Político: O ambiente político é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam várias organizações e indivíduos numa sociedade. Em particular, no mercado de montadoras o cenário político tem tido influencia direta no plano estratégico da Ford em aumentar sua produção, procurando elevar suas vendas e melhorar sua posição frente aos concorrentes, em função da construção de sua nova unidade industrial.

Macro ambiente econômico: O ambiente econômico consiste em fatores ou tendências que afetam o poder de compra e os padrões de gasto dos consumidores.

Macro ambiente Social: Foi criado o Centro de Capacitação Profissional Henry Ford, instalado no bairro de São Mateus, zona leste de São Paulo. A escola conta com 180 jovens carentes, entre 14 e 16 anos, matriculados nos cursos gratuitos de Mecânica, Eletricidade de Automóveis e Informática.

A escola técnica profissionalizante foi construída e equipada numa das regiões mais pobres da capital paulista, em regime de parceria, entre a Ford, o Comitê de Cidadania dos Trabalhadores da Ford, o Instituto Credicard, o Unibanco, o SENAI, a Prefeitura de São Paulo e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. “O objetivo da Escola Henry Ford é dar oportunidade de formação profissional e de cidadania a jovens, tornando-os aptos a trabalhar como mecânicos nos distribuidores da Rede Ford e oficinas independentes, ou mesmo seguimento”.

Macro ambiente Demográfico: A Ford tem incentivado a discussão sobre as questões ambientais, reconhecendo que além da missão econômica e social voltada para a região onde atua, a empresa tem um compromisso sério com a proteção da natureza. O "Prêmio Henry Ford de preservação Ambiental" e a conquista da ISO 14001 em todas as fábricas Ford comprovam a prioridade da

empresa para a questão do bem-estar da comunidade. “A ISO 14001 premiou a obsessão da Ford em manter o controle ambiental”. A maior conquista é a conscientização do homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com