TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia Empresarial - Ambiente Interno E Externo

Dissertações: Estratégia Empresarial - Ambiente Interno E Externo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  9.372 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES AMBIENTE EXTERNO

1. Por que é importante para uma empresa estudar e entender o ambiente externo?

Por que a empresa deve estar preparada para rastrear tendências e desenvolvimentos importantes. Para cada tendência e desenvolvimento, a administração precisa identificar as ameaças e oportunidades associadas. Uma vez que a missão da empresa está declarada, ela precisa conhecer parte do ambiente que precisa monitorar para atingir suas metas.

2. Quais são os segmentos do ambiente geral? Exemplifique e explique as diferenças entre eles.

a) Componente econômico: indicam como os recursos são distribuídos e usados no ambiente, como PIB, lucros do setor econômico, taxas de inflação.

b) Componente social: refere-se às características da sociedade na qual se situa a organização, em níveis econômicos, costumes e estilos de vida.

c) Componente político: compreendem os elementos relacionados a decisões governamentais, como os tipos de governo, suas atitudes diante de várias indústrias e progresso nas aprovações de leis.

d) Componente legal: consistem na legislação aprovada, aquelas quais as regras ou leis que todos os membros de uma sociedade devem seguir, como a Lei de Defesa do Consumidor e a Lei de Defesa da Concorrência.

e) Componente tecnológico: inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços, como procedimentos e equipamentos novos, como a tendência do uso de robôs na tentativa de melhorar a produtividade.

3. Qual é o processo de análise do ambiente externo? O que a empresa visa saber quando utiliza esse processo?

É um processo que envolve quatro atividades: escaneamento, monitoramento, previsão e avaliação. Cujo processo consiste em identificar os primeiros sinais de mudanças e tendências ambientais, assim detectando o significado por meio da observação constante das mudanças e tendências ambientais. Logo se faz projeções de resultados antecipados com base nas mudanças e tendências monitoradas e determina o momento e a importância das mudanças e tendências ambientais para as estratégias das empresas e sua administração.

Este processo visa identificar oportunidades e ameaças. Uma oportunidade é uma condição no ambiente, que se explorada, ajuda a empresa a obter competitividade estratégica. Já a ameaça é uma condição do ambiente que permite impedir os esforços de uma empresa em obter competitividade estratégica.

4. Quais são as cinco forças competitivas em uma indústria/setor? Explique cada uma delas.

Essas forças são consequências da intensidade da competição e o potencial de lucros da indústria/setor:

a) As ameaças representadas pelos novos entrantes: identificar novos entrantes é importante por que estes podem ameaçar a participação de mercado dos já existentes;

b) O poder de negociação dos fornecedores: aumentam os preços e reduzem a qualidade dos seus produtos, que são possíveis por meios de os fornecedores exercerem poder sobre as empresas que competem em uma indústria.

c) O poder de negociação dos compradores: as empresas buscam maximizar o capital que investiram. Consequentemente os compradores querem comprar produtos pelo menor preço possível e para baixar seus custos, os compradores negociam melhor qualidade, níveis mais elevados de atendimento e preços menores.

d) A ameaça de produtos substitutos: que são bens ou serviços externos a uma determinada indústria, que executam funções iguais ou semelhantes às de um produto que uma indústria produz.

e) A intensidade da rivalidade entre concorrentes: com a dependência das indústrias, uma das outras, as ações tomadas por uma geralmente provocam reações competitivas. Em varias indústrias as empresas competem ativamente entre si.

5. Como as cinco forças competitivas em uma indústria/setor afetam seu potencial de lucro?

Através de ameaças de novas empresas que estão adentrando no mercado com o mesmo segmento fabricando produtos com qualidade que substituem os já existentes no mercado com custo de fabricação menor tendo poder de barganha com fornecedores e compradores, assim praticando preços acessíveis ao consumidor, resultando em menor receita e retorno mais baixo aos concorrentes, ou seja, criando força no mercado ameaçando as indústrias, pois quanto mais força competitiva menor o potencial de lucro das indústrias já existentes.

QUESTÕES DO AMBIENTE INTERNO

1. Por que é importante para uma empresa estudar e entender o ambiente interno?

Deve estudar e entender o ambiente interno para identificar os pontos fracos e pontos fortes colocando-os em evidencias e assim tomar decisões para aprimorar e capacitar os pontos fortes e buscar soluções para desenvolver os pontos fracos da empresa criando vantagens competitivas e fontes adicionais que superem as tradicionais.

2. O que é valor? Por que é importante para uma empresa criar valor?

Valor é o tratamento diferenciado que a empresa dá ao cliente superando o da concorrência e o cliente dá a um produto no qual está disposto a pagar o preço oferecido para obtê-lo.

É importante para empresa criar valor para que haja inovação em seus recursos e capacitações obtendo vantagem competitiva acima da média quando agrega valor ao cliente.

3. Quais são as condições que afetam as decisões gerenciais? Explique-as.

Incerteza: Ações dos concorrentes e preferência dos clientes.

Complexidade: Moldam o ambiente de uma empresa e as percepções do ambiente.

Conflito Intra-organizacionais: Decisões gerenciais sobre competências essenciais afetadas pelas mesmas.

4. Quais são as bases da vantagem competitivas? Descreva cada uma delas.

As bases das vantagens competitivas são: os recursos, capacidades e competências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com