TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Avaliação da Concorrência das Montadoras Com a Volkswagen

Por:   •  8/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Matriz de atividade em equipe – tarefa individual 4*

Módulo: 3

Título: Análise e avaliação da concorrência das montadoras com a Volkswagen.

Aluno: Tiago Fratantonio 

Disciplina: Gestão estratégica 

Turma: GE177EAD_T0023_0117

Introdução

Iremos abordar nesta análise a disputa de mercado entre as maiores concorrentes do ramo automobilístico no Brasil e seus respectivos modelos, são eles UNO (Fiat), CELTA (GM), FIESTA (FORD). Para isso iremos ver a rivalidade competitiva das marcas que buscaram no mercado ter seu espaço e puderam garantir sua fatia nas vendas de veículos do segmento (A). Iremos ver também a ações adotadas pela Volkswagen e suas rivais nas condições de mercado e entenderemos o quão importante par o mercado ter a compreensão das satisfações dos clientes. Por último o quão necessário o papel que observadores da indústria exercem no mercado.

Rivalidade competitiva

A Volkswagen possuí uma cultura de confiabilidade pela sua história, o Fusca lançado no brasil 1959 foi o grande contribuinte para a implantação de confiança no consumidor.

O Gol veio então para substituir esse sucesso e de fato o fez, permaneceu durante 25 anos no topo dos carros mais vendidos. É claro que todo o sucesso de um carro compacto do segmento (A) atraiu olhares dos concorrentes, onde buscaram ações estratégicas para poderem obter, uma participação no mercado com seus modelos do mesmo segmento (A), e que segundo SANTOS. O segmento A e B ocuparam “mais de 75% do mercado de veículos de passeio, fazendo um total de 916 mil, veículos vendidos em 1998”. (Santos et. Al, 1998)

Adotaram esse comportamento competitivo na busca pelo espaço no mercado de consumo de bens, Fiat com seu modelo Uno, Ford com o modelo Fiesta e Chevrolet com seu modelo Celta. Todos carros compactos do segmento A, como o Gol da Volkswagen.

A fiat tomou uma posição em relação ao Uno em seu lançamento como carro resistente a qualquer situação. Em 2011 se posicionou com atrativos mais jovens para pessoas descoladas, com carros com cores mais vivas e comerciais bem descontraídos.  

A Ford na busca pela sua fatia no mercado tomou posição com o Fiesta de um carro barato e seguro, destacando em seu comercial de lançamento a segurança oferecida em um carro compacto e até o comparado a um carro forte.

A Chevrolet tomou posicionamento em seu lançamento como o carro dos indecisos, a empresa tentou seu espaço no mercado com aqueles que não tinham opinião ainda sobre qual carro comprar. Mais recente em 2010 tomou posicionamento de resistência e durabilidade, com baixo custo de manutenção.

Na rivalidade competitiva é essencial conhecer as diferenças entre os rivais e assim poder desenvolver suas estratégias, foi assim que as 3 concorrentes diretas do Gol fizeram, não conseguiram tomar o lugar da Volkswagen, mas se posicionaram e ganharam seu espaço no mercado.

Condições de mercado

A Volkswagen em relação as suas concorrentes, usou a ação de ataque frontal direto, usando de estratégia para diminuição de custo. Criou Consórcio Modular: A VW de Resende.

Segundo Crispim e Toledo:

A base do sistema de Consórcio Modular é a terceirização radical. O fornecedor, ou parceiro, é responsável pela montagem e garantia dos "módulos de montagem", cabendo à montadora a supervisão e teste dos veículos. Na planta de Resende da Volkswagen sete fornecedores participam do projeto. (CRISPIM e TOLEDO)

Para viabilização de custo uniu-se aos seus fornecedores para que todo processo fosse realizado em um só local, viabilizando então custo de transportes e custo de manutenção.  

Os concorrentes por outro lado desenvolveram o ataque lateral indireto, buscando posições mais sólidas com preços mais baixos que o gol, podendo atingir aqueles clientes que não são tão leais.

Satisfação dos consumidores

A lealdade dos consumidores foi um dos grandes motivos que fizeram a Volkswagen a conquistar seus clientes desde o lançamento do Fusca, carro que agradou muito os consumidores e sentiram confiança na marca quando o Gol G1 veio para o substituir.

A Satisfação é fator crucial na escolha de um novo modelo de carro, no texto de Urdan e Zuñiga o estudo feito envolto da lealdade e da satisfação dos clientes das quatro marcas com a assistência técnica, diz que: “A satisfação corresponde ao grau em que o consumidor se sente realizado ao julgar quão bem as características de uma oferta (bem e/ou serviço) proporcionaram ou estão proporcionando prazer relacionado ao consumo. ” (URDAN, ZUNIGA apud Oliver, 1997). Ou seja, desenvolver um papel de pós-venda é uma grande estratégia de fidelização do cliente. O cliente que possui o atendimento necessário em uma pós-venda e recebe um serviço de ótima qualidade se fideliza e seu grau de satisfação certamente beneficiará as organizações.  

Observadores da indústria

Os observadores da indústria são peças chaves para as empresas buscarem informações e através desses dados obtidos poderem traçar ações e estratégias perante aos seus concorrentes.

Um dos exemplos que podemos citar são os sindicatos. O site do sindicato dos metalúrgicos de Curitiba, trouxe os dados das vendas nos estados do Brasil entre Volkswagen, fiat e GM. Os dados mostram que ouve empate nas vendas por estado, entre Volkswagen e Fiat, cada uma das marcas foi líder em 12 estados.

Esses dados o sindicato buscou na Fenabrave, dados esses podem orientar as empresas a tomar decisões estratégicas e a desenvolver ações que busquem a tomada na liderança de mercado, informações mais conclusivas como esta podem proporcionar ações mais especificas de acordo com a segmentação geográfica.  

Conclusão

Concluísse que rivalidade competitiva é fator importante para o mercado, é através da competição por espaço que surgem inovações e benefícios aos clientes. Na busca por desestabilização do líder de mercado pode até ocorrer o surgimento de produtos com mesmas vantagens e mais baratos, agradando assim os consumidores.

A satisfação está diretamente ligada aquilo que traz confiança e segurança aos clientes, sendo fatores decisivos no processo de compra, a lealdade recebida pela Volkswagen foi graças ao seu modelo de carro que conquistou gerações e a gestão estratégica bem desenvolvida a proporcionou permanecer no mercado por muito tempo.

Os dados trazidos pelos observadores da indústria são de fato responsáveis por muitas estratégias desenvolvidas e dão todo apoio as empresas para que conhecem a reação dos concorrentes do mercado.

Referências bibliográficas

CRISPIM, Sergio; TOLEDO, Renato Moreira. Mudanças no Cenário Competitivo do Setor Automobilístico e o Caso Único de Consórcio Modular: A VW de Resende. Disponível em: http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/pag/textos/textos2/mudancas_cenario_competitivo_setor_automobilistico.htm Acesso em: 21 fev.2017.

Fiat e VW empatam na Disputa de Mercado Por Estado. Disponível em:  Acesso em: 21 fev. 2017.

SANTOS, Angela Maria et al. Distribuição do Mercado de Veículos Leves. Disponível em: http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/pag/textos/textos2/distribuicao_mercado_veiculos_leves.htm Acesso em: 21 fev.2017.

SAUERBRONN. Fernanda Filgueiras. Apostila de Gestão Estratégica FGV. Disponível em: http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/pag/apostilas/apostila_gestao_estrategica_grad.htm  Acesso em: 23 fev.2017.

Site Institucional de J.D Power do Brasil. http://brasil.jdpower.com/pt-br/industry/automotivo-br Acesso em: 21 fev. 2017.

URDAN. André Torres; ZUÑIGA, Melby Karina Huertas. Satisfação com Assistência Técnica e Lealdade ao Fabricante no Ramo Automobilístico. Disponível em: http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/pag/textos/textos2/satisfacao_assistencia_tecnica_lealdade_fabricante_automobilistico.htm Acesso em: 21 fev.2017.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com