TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação prática do conteúdo estudado durante o semestre, nas disciplinas de marketing, pesquisa de marketing, comércio, metodologia científica

Seminário: Aplicação prática do conteúdo estudado durante o semestre, nas disciplinas de marketing, pesquisa de marketing, comércio, metodologia científica. Pesquise 807.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Seminário  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo.

A realização desta atividade de produção textual, é de grande importância, pois proporciona a oportunidade de por em prática os conteúdos estudados durante o semestre, nas disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Negociação, Metodologia Científica.

DESENVOLVIMENTO

PESQUISA DE MERCADO

1- Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistente a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

Após os conceitos que você aprendeu em aula e na web aula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

2- Em sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Sugestão de leitura imperdível e fundamental: LEVITT, Theodore. Miopia em marketing. Harvard Business Revidew, Jul./ago. 1960.

MARKETING

Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Androide." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

2- Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

3 - "Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. "As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos", disse Bill Gates, confunda dor da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao novo CEO." Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja de comunicação. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

NEGOCIAÇÃO

1- “O mercado já esperava a confirmação de Nade-la como novo CEO da Microsoft. Na última semana, o nome dele já aparecia como maior aposta dos analistas de tecnologia — ele era também o favorito de Bill Gates. "Ele vai acelerar a velocidade de tomada de decisões na Microsoft e vai representar uma grande mudança em relação ao Ballmer", diz Steven, da Forres ter.” Percebe-se que Nade-la terá um grande desafio pela frente. Assim, de acordo com a disciplina de Negociação, explique as principais variáveis ambientais destacadas abaixo que influenciam no processo de negociação.

Concorrência

A concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores / vendedores de um determinado bem e/ou serviço atuam de forma independente face aos compradores / consumidores, com vista a alcançar um objetivo para o seu negócio – lucros, vendas e / ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos, os serviços após venda.

É um estado dinâmico de um mercado que estimula as empresas a investir e a inovar com vista à maximização dos seus ganhos e ao aproveitamento dos recursos escassos disponíveis. Um mercado concorrencial é aquele cujo funcionamento é feito de acordo com o livre jogo da oferta e da procura, sem intervenção do Estado.

A concorrência divide-se em: Pura ou Perfeita Na concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com