TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado a UNOPAR – Universidade Norte do Paraná para as disciplinas de Pesquisa de mercado, Negociação, Marketing, Metodologia científica. l. Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        –MACROECONOMIA        

2.2        MICROECONOMIA        

2.3        – MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL        

2.4        – ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERENCIAS        

        



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como fundamento levar o aluno a adquirir maior aprendizado com base em uma visão sistêmica da Administração de uma Organização, onde este irá desenvolver a sua interdisciplinaridade diante da gerencia da empresa pesquisada e como o administrador toma as decisões para o sucesso da mesma.


  1. desenvolvimento

A empresa pesquisada foi o Mercadão do Lar que tem uma estrutura física bem organizada e preparada para se introduzir no mercado no ramo do comercio varejista, sendo uma sociedade empresarial limitada, segundo o proprietário, fundada em 23 de janeiro de 1995, pelo Senhor Filemon Ferreira Primo e sua esposa Valdete Ferreira Primo na cidade de Remanso - BA.

A empresa fica localizada na Avenida Dr. Eunápio peltier de queiroz, nome fantasia “O Mercadão do Lar”. inscrita sob o CNPJ: 14.655.369/0001-47, localizada na cidade de Remanso - BA, na Avenida Eunapio Peltier de Queiroz nº 420, é uma empresa do ramo atacadista que vende lactinios, cereiais, produtos de higiene, cama, mesa e banho e frios. Tem como perfil os clientes que buscam sempre produtos de qualidade e preço acessível.  Tem uma clientela bem variada, sendo que a classe média é que mais frequenta o super-mercado, tem um público bem variado com faixa etária de idade que varia de 10 a 80 anos, do sexo masculino e feminino . A empresa consegue atingir a um público bem diversificado.

 O Comportamento do consumidor têm preferências em especifico dos frios e carnes por serem um dos produtos mais vendidos e que são usados diariamente. Como também pelas marcas inovadoras como: Fri Boi e Sadia que são as mais procuradas por terem uma boa qualidade e um ótimo conceito no mercado. 

O Mercadão do Lar, possui produtos variados, de qualidade e com muita diversificação, em cima de todas estas variantes o preço muitas vezes não influencia. Por exemplo, a marca Fri Boi tem um sistema de empacotamento de primeiro mundo dando qualidade e garantia ao cliente.

Na falta destas marcas, devido ao grande consumo, sempre tem uma grande variedade de outras marcas que também são bem conhecidas e de boa qualidade. Em média cada cliente consome em torno de R$ 150,00 a R$ 500,00 reais, sendo que podem fazer o pagamento em até 30 dias no crediário ou no cartão de crédito. Atualmente a venda a vista esta aumentando gradativamente.

  1. –macroeconomia

Para GASPAROTTE (2009, p.32). A macroeconomia estuda o funciona da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, como: renda e produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Quando se fala em macroeconomia, devemos observar como as informações econômicas poderão contribuir e ao mesmo tempo afetar a economia do nosso país, outros fatores que também podem oscilar a economia tanto, para melhorar, quanto para piorar a situação econômica de um dado país é o controle da inflação, taxa de juros e de câmbio.

  1. Microeconomia

É a parte da Ciência econômica que estuda as características e o comportamento de cada agente econômico ou seja, de cada produtor, trabalhador, comerciante e consumidor, nas relações econômicas que tem com os demais e no contexto de cada transação que efetua. (ALMANAQUE ABRIL, 2014).

A empresa não revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumentá-los ou mantê-los, com a inflação relativamente estabilizada, só reajustam-se preços quando os fornecedores o fazem, e isto tem ocorrido em média uma vez ao ano.

INFLAÇÃO 

Avaliando a ideia de vários autores chega-se a conclusão que a inflação nada mais é que o aumento sem controle e generalizado do valor dos preços.

Segundo RESENDE (2006). A inflação é como um processo econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país e/ou região, durante um certo período. Ainda segundo este mesmo autor a inflação é capaz de gerar uma perda gradual do poder de compra da moeda.

Segundo FERREIRA (2001, p.388). No mini Aurélio, Inflação em economia é o aumento geral de preços, com consequente perda do poder aquisitivo do dinheiro.

Pelo que se sabe sobre inflação entende-se por meio destes autores que a mesma deve estar sempre equilibrada, pois se ela começa a subir não é bom para a economia do país.

TAXA DE JUROS

Segundo DOMINGUES (2014, p.106). A taxa de juros é um dos instrumentos mais efetivos para controlar a inflação. Através dos juros pode-se incentivar ou inibir a velocidade de circulação da moeda, fazendo girar mais vezes a massa monetária num período, ou seja, mais dinheiro circulando. Assim quando o Banco Central aumentar a taxa de juros, o governo desestimula o consumo e os investimentos das empresas, ações que reduzem o giro da massa monetária, logo, reduzem a DA e, portanto, as pressões sobre a inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com