TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações Financeiras

Dissertações: Aplicações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Ações

Ações são pedacinhos de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma.

Tipos de ações

As ações podem ser:

• Ordinárias (ON): que concedem o direito de voto nas assembléias da empresa;

• Preferenciais (PN): que oferecem preferência no recebimento de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. Entretanto, as ações preferenciais não concedem o direito de voto, ou o restringem.

Valores

Não existe valor mínimo exigido para investir em ações, já que cada uma tem seu preço no mercado. Quem determina o valor das ações são os investidores, que estabelecem o quanto desejam pagar ou receber por elas (é a lei da oferta e da procura). A divulgação de um balanço, uma fusão e, até mesmo, uma mudança tecnológica, podem afetar favoravelmente ou desfavoravelmente a empresa, afetando, assim, o valor de suas ações no mercado.

Prazos e remuneração

As ações são investimentos de renda variável, ou seja, não há uma rentabilidade média pré determinada. É um investimento de risco e para formação de patrimônio de longo prazo. A curto prazo, assim como pode valorizar, também pode desvalorizar. Historicamente, porém, ações tem se mostrado um bom investimento.

Pode-se ganhar dinheiro com ações de duas formas:

Com a alta das ações que você comprar;

Quando a empresa distribui lucros para os acionistas (dividendos). É obrigatória a distribuição de resultados das companhias abertas aos acionistas.

Prazo mínimo para ficar com uma ação

Não há prazo mínimo nem máximo para se manter uma ação. Se desejar, você pode vender a ação no mesmo dia em que a comprou, realizando um day trade.

Taxas

Taxa de operação - cobrada cada vez que é emitida uma ordem de compra ou venda

Taxa de custódia - cobrada mensalmente pela guarda das ações (a corretora pode escolher não cobra-lá nos meses em que o investidor comprou ou vendeu ações)

Taxa de corretagem - paga quando a ordem de compra e venda é feita por telefone. É calculada em relação ao valor da operação.

Taxa de emolumentos - paga à Bovespa e calculada em relação ao valor que envolve a compra ou venda de ações.

Taxa de administração - cobrada nos fundos e clubes, é calculada anualmente em relação ao valor aplicado no fundo e cobrada proporcionalmente ao período em que o investidor manteve operações. Se o investidor retirar o dinheiro em seis meses, pagará uma taxa proporcional ao período.

Taxa de performance - cobrada quando o fundo supera a rentabilidade esperada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com