TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila de riscos

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Conteudista

Nome: Eduardo de Moura

Telefone: 9402-7660 ou 3173-5058

E-mail: dudemoura@yahoo.com.br

Minicurrículo: 

Eduardo é Bacharel em Ciências Navais com ênfase em Administração de Sistemas pela Escola Naval (RJ), com mestrado em Administração Pública pela FGV-RJ e Pós Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Além disto, atua academicamente como Coordenador do MBA à distância em Gerenciamento de Projetos e coordena academicamente e localmente um curso de graduação tecnológica, presencial, na unidade Via Brasil, da UNESA e atua como docente de diversas disciplinas na área de gestão na modalidade à distância e presencial, sendo também conteudista de algumas disciplinas de graduação e pós-graduação. Nos últimos 10 anos atuou profissionalmente em diversas  atividades  das quais podemos destacar cerca de 6 anos na  Indústria Naval,  em grande parte do tempo como  Chefe de Departamento de Compras do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, estaleiro tradicional no país, sendo o que  encontra-se em funcionamento ininterrupto a mais tempo na América Latina (desde 1763), tendo também atuado como Vice-Diretor de órgão público federal  na área de Educação Corporativa. Entre as diversas atividades que exerceu, de forma específica na área de projetos, possui experiência de cerca de 5 anos gerenciando projetos e supervisionando gerentes de projetos na área de industria naval e de 2 anos em projeto voltado à educação corporativa em órgão público federal.

Foto: 

[pic 2]

Informações da Disciplina

Nome: Gerenciamento de Riscos

Carga Horária: 18 horas

Conteúdo: 8 a 10 laudas de conteúdo (aula)

Conteúdo

Introdução:

Olá! Bem-vindo (a) à disciplina Gerenciamento de Riscos!

Um projeto é um esforço único, para criar um produto, serviço ou resultado único. Por ser único é sempre cheio de incertezas. Os riscos envolvem incertezas e perdas, podendo ou não ocorrer e, uma vez ocorrendo, podem levar a consequências indesejadas e perdas poderão ocorrer.

Sabidamente, todos os projetos têm algum risco, do contrário, não seriam projetos. Os projetos são iniciados quando há algum elemento de risco e a gerência busca, então, o enfoque de um plano de projeto e uma equipe para realizar o trabalho. Às vezes assume-se um grande risco quando não se tem a compreensão necessária dos elementos que podem levar ao fracasso do projeto, podendo até ser interpretado como um pequeno risco que não pressiona as barreiras de custo, tempo e desempenho técnico.

Nesse contexto, o gerenciamento dos riscos é a forma que temos para minimizar surpresas indesejadas e com isso aumentar a probabilidade de sucesso do projeto.

A abordagem desta disciplina segue o preconizado como as melhores práticas do PMI (Project Management Institute), conforme estabelecido na quinta edição do PMBOK (Project Management Book of Knowlegde).

Objetivos:

Sendo assim, essa disciplina tem como objetivos:

  • Conhecer os principais conceitos relacionados risco;
  • Identificar o ciclo e seus principais processos relacionados ao gerenciamento dos riscos em projetos;
  • Conhecer e aplicar as principais ferramentas de apoio ao gerenciamento dos riscos em Projetos; e.
  • Identificar os componentes do Plano de Gerenciamento de Riscos em Projetos.

Ementas:

Aula 1: Fundamentos do Risco

Nesta aula, serão abordados os conceitos, a incerteza do risco, as premissas e eventos e as probabilidades do acontecimento do evento de risco, os riscos mais comuns, os externos e os internos ao projeto.

Aula 2: Gerenciamento de Risco

Nesta aula, serão apresentados os conceitos do gerenciamento de riscos, a gerência conjunta de riscos, o paradigma da gerência de riscos e o Plano de Gerenciamento de Riscos.

Aula 3: Identificação, Quantificação e Qualificação dos Riscos

Nesta aula, serão apresentadas as principais ferramentas para a melhor identificação dos riscos. Serão abordadas, também, as melhores práticas para se quantificar e qualificar os riscos, as entradas e ferramentas mais utilizadas, os métodos quantitativos que auxiliam na quantificação dos riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com