TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila De Ferramentas De Análise De Riscos

Casos: Apostila De Ferramentas De Análise De Riscos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  5.342 Palavras (22 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 22

Apostila de Ferramentas de Análise de Risco

Engenharia Ambiental

Professor Eduardo Lucena C. de Amorim

APRESENTAÇÃO

Esta apostila foi baseada no conteúdo do curso ITSEMAT do Brasil dos Serviços tecnológicos MAPFRE e tem por finalidade orientar os alunos do curso de Análise de Risco do 9º semestre do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alagoas.

ÍNDICE

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS (APR) 4

1. DESCRIÇÃO 4

2. GUIA PARA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO 4

2.1. REUNIR OS DADOS NECESSÁRIOS 5

2.2. REALIZAR A ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS 5

2.3. EXEMPLO 6

2.4. REGISTRO DOS RESULTADOS 7

ANÁLISE PERIGOS E OPERABILIDADE (HAZOP) 12

1. INTRODUÇÃO 12

2. CONCEPÇÃO DO MÉTODO 13

3. DESENVOLVIMENTO DO HAZOP 15

4. BENEFÍCIOS 18

5. PONTOS FRACOS 18

6. APLICAÇÕES PRÁTICAS 19

7. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 23

ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS (AMFE) 24

1. INTRODUÇÃO 24

2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 25

3. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO 25

4. EXERCÍCIOS 28

5. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 32

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS (APR)

1. Descrição

A análise preliminar de riscos (APR) baseia-se na técnica definida e usada pelos militares nos programas de segurança de seus sistemas. Muitas empresas químicas possuem um método semelhante implantado , talvez com nome diferente. Esta análise evidenciou-se altamente eficiente em relação ao custo, na fase de desenvolvimento de todos os sistemas militares perigosos, inclusive as plantas de processo. É também possível usar a análise em questão para anteceder outros métodos mais detalhados de identificação de riscos a serem utilizados em outras oportunidades no decorrer da vida útil da planta.

A APR é própria para ser empregada na fase inicial de concepção e desenvolvimento das plantas de processo, na determinação dos riscos que possam existir. Ela não exclui a necessidade de outros tipos de avaliações de riscos. Ao contrário, é uma precursora de outras análises. As principais vantagens da APR são: identificação com antecedência e conscientização dos perigos em potencial por parte da equipe de projeto e identificação e/ou desenvolvimento de diretrizes e critérios para a equipe de desenvolvimento do processo seguir. Assim, à medida que o projeto se desenvolve, os perigos principais podem ser eliminados, minimizados ou controlados logo de início.

A APR é realizada mediante a listagem dos perigos associados aos elementos do sistema, como definido no estágio de concepção ou do começo do projeto. Os elementos da planta , que podem ser definidos neste estágio, compreendem:

- matérias primas, produtos intermediários e finais e sua reatividade;

- equipamentos de processo;

- interface entre componentes;

- ambiente operacional;

- operações (teste, manutenção, procedimentos de emergência, etc );

- instalações;

- equipamentos de segurança.

À medida que cada perigo é identificado, as causas em potencial, os efeitos e a gravidade dos acidentes, bem como as possíveis medidas corretivas e/ou preventivas, são também descritas. Para que o trabalho seja completo, é preciso aproveitar a experiência anterior, proveniente do maior número possível de fontes diferentes. Estas fontes compreendem estudos de riscos de instalações semelhantes, experiência operacional em processos similares e listagem de riscos.

2. Guia para utilização do método

A análise preliminar de riscos compõe-se dos seguintes passos básicos:

- reunir os dados necessários;

- efetuar a análise preliminar de riscos;

- registrar os resultados.

2.1. Reunir os dados necessários

A APR requer a reunião, antes de tudo, dos dados disponíveis sobre a planta (ou sistema) em estudo, e então, informações pertinentes, proporcionadas pela experiência prévia com qualquer planta similar, ou mesmo com uma planta que trabalhe com processo diferente, mas utilize equipamentos e materiais similares.

Como a APR destina-se especificamente à identificação antecipada dos riscos, os dados sobre a planta poderão ser escassos. No ponto do desenvolvimento do projeto em que a APR é de utilidade, dentre os poucos dados disponíveis, consta a concepção do processo.

Assim, produtos químicos e reações básicas deverão ser conhecidos, bem como os principais tipos de equipamentos, principalmente itens de equipamentos especiais ou de longa vida, por exemplo, vasos, trocadores de calor e tipo de construção das instalações. Além dos componentes da planta, os objetivos operacionais desta e os requisitos básicos de desempenho são úteis à definição do contexto para os riscos e o ambiente no qual irá a planta operar.

É muito conveniente que se determine a existência de experiência prévia com as substâncias químicas e/ou a concepção do processo em estudo. Quaisquer problemas que venham a ser identificados pela experiência prévia, poderão auxiliar na APR da planta em estudo.

2.2. Realizar a análise preliminar de riscos

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com