TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquaviario

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O transporte aquaviario é um dos modais mais antigo e mais importante para o transporte comercial, ele teve origem na época medieval onde o homem descobriu que um simples tronco tinha a capacidade de suporta e continua flutuando sobre a agua, assim foi se evoluindo criando novas maneiras de mudar o tronco até chegar nos dias de hoje.

O transporte aquaviario transporta mercadorias e passageiros por barcos, navios ou balsas, esse meio de transporte engloba o transporte marítimo utilizando como via de comunicação os mares abertos, ele é essencial para matérias primas.

Uma das principais características é o tamanho do transporte, transporta qualquer tipo de produto, há vários tipos de tamanhos e modelos. Assim permitindo deslocar cargas de vários tamanhos com custo menor e menos poluente.

A multimodalidade é quando se utiliza mais de um modal para transportar a mercadoria de um ponto a outro. Esse é um processo logístico, onde envolve conhecimentos especiais, parceria, dedicação, estudo, acompanhamento de todos os modos de transporte assim garantindo a segurança que o produto será entregue com segurança e qualidade.

A quebra da cadeia de transporte é quando um produto chega pelo rodoviário ou ferroviário passando para o aquaviario.

Quando se usa mais de um modal para o produto chegar ao seu destino final é chamado de processo multimodal, com esse processo multi pode acontecer a quebra de mercadorias, essas quebras acontecem devido alguma falha no carregamento ou na conferência. Nem sempre as mercadorias são entregues por completo, quando acontece esse tipo de quebra.

Essas quebras pode acontecer também nas partes dos lucros que de acordo com o nível dos estoques nos inventários não chega a ser realizado, tem a quebra desconhecida que é a diferença entre o estoque teórico do estoque real.

Resumo

O transporte aquaviario transporta mercadorias e passageiros por barcos, navios ou balsas, esse meio de transporte engloba o transporte marítimo utilizando como via de comunicação os mares abertos que é essencial para matéria prima. Uma de suas características é que ele é excelente para exportar grãos, minérios, alumínios, petróleo e derivados. Esse meio de transporte é necessário mais de um modal para dar continuidade no processo, assim com isso muitas das vezes corre o risco de acontece a quebra na cadeia de transporte onde a mercadoria pode se perder ou extraviar. Para não correr o risco de quebra eles criaram um processo rígido de conferencia e fiscalização.

Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com