TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argentina

Projeto de pesquisa: Argentina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

1 ARGENTINA

1.1 O PAIS

Argentina, ou República Argentina como é oficialmente chamada, localiza-se no hemisfério sul ocidental. O território argentino ocupa uma área de 2.766.889 km², onde vivem aproximadamente 40,2 milhões de habitantes, sendo o segundo maior pais em território e o terceiro em população, situado na América do Sul, superada no quesito população somente pelo Brasil, que abrange uma área de 8.514.876.599 km².

O seu território faz fronteira com o norte da Bolívia e Paraguai; ao nordeste, com o Brasil; a leste, com o Uruguai, oceano Atlântico e as Ilhas Malvinas; e a oeste com o Chile.

Constituída com uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires, a Argentina é o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menos território, sejam mais populosos.

O clima que predomina é o temperado, apesar de haver também áreas de clima subtropical, como no norte, e árido subantártico no extremo sul do país.

1.2 HISTÓRIA

O pais foi habitado por querandis, quíchuas, charruas e guaranis, até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís.

Conquistou sua independência somente em 1816, após a revolução que derrubou o vice-rei espanhol, em 1810. Sua primeira Constituição foi proclamada em 1853, a qual ainda é vigente com pequenas modificações ocorridas em 1994.

A metade do século XIX foi marcada por conflitos internos entre liberais civis e conservadores militares, destacando-se o início do movimento peronista ao final da

Segunda Guerra Mundia.....nmjhkjhjkhjkhkjhjkhjkhjkhjkhjkhjkhjkhjkhjkhjhjhjkhjkhjkhjkh

Entre 1955 e 1983, houve uma troca muito grande no poder com inúmeros presidentes militares e civis, com golpes frequentes e instalação de ditaduras violentas.

Desde então a democracia argentina vem seguida de enorme desordem econômica, que alcançou seu extremo durante a presidência de Fernando de la Rúa com uma recessão sem precedentes no país. Hoje a Argentina apresenta um elevado crescimento econômico e já retomou ao patamar anterior à última moratória.

Fernando de La Rua foi eleito para o lugar de Menem. Os cortes e ajustes que Fernando de La Rua fez na tentativa de evitar a crise econômica acabaram gerando grande insatisfação popular e várias greves, o que foi o motivo de sua renúncia. No ápice da crise, em duas semanas a Argentina chegou a ter cinco presidentes. O mandato provisório de Eduardo Duhalde durou até 25 de maio de 2003, quando Nestor Kirchner, eleito pelo povo, assumiu a presidência.

A sucessora de Nestor Kirchner, atual presidente da Argentina é Cristina Kirchner, sua esposa.

2 IDIOMA

O Espanhol Latino é uma evolução do Espanhol tradicional antigamente falado somente na Espanha antes da chegada dos europeus ao continente Americano. Com a chegada dos europeus ao continente americano cada parte do continente foram adaptando o idioma de acordo com as suas necessidades locais e costumes. Sem dúvida a Argentina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com