TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenagem De Container

Monografias: Armazenagem De Container. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.506 Palavras (15 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 15

UNIMONTE

GRADUS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

PROJETO APLICADO

Alexandre de Souza Pedroso

Aline dos Santos Silva

Israel da Conceição Amaro

Marcella Ratto Corrales

Renato Fernandes Braz da Silva

Orientador: Prof. Thais Helena Perciavali Telmo Rodrigues

Santos

2013

ARMAZENAGEM DE CONTAINER E CARGA SOLTA NA EMPRESA SANTOS BRASIL LOGISTICA S/A

Curso Superior de Tecnologia em Logistica

2º módulo

Santos

2013

O tema central do trabalho é a armazenagem de container e carga solta na empresa Santos Brasil Logística S/A, uma empresa que é referência na operação de contêineres na América do Sul. Atualmente conta com três terminais de contêineres: Tecon Santos, no Guaruja (SP); Tecon Imbituba, em Imbituba (SC) e Tecon Vila do Conde, em Barcarena (PA), além de um terminal de exportação de veículos (TEV) no porto de Santos e unidades de Logística portuária integrada em Santos (SP), Guarujá (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Imbituba (SC). A empresa Santos Brasil formula soluções completas de logística integrada para clientes dos mais variados segmentos, como os da indústria química, farmacêutica, alimentícias, autopeças, eletroeletrônicos e bens de consumo, suprindo importantes diferenciais de pontualidade, rapidez e segurança.

Objetivo: Identificar dentro da empresa Santos Brasil Logistica S/A o funcionamento dos processos logísticos. O trabalho demonstrará como a empresa armazena, e distribui seus containers e cargas soltas.

A Santos Brasil opera três terminais de contêineres localizados em pontos estratégicos da costa brasileira: Tecon Santos (SP), Tecon Imbituba (SC) e Tecon Vila do Conde (PA), além do Terminal de Veículos do Porto de Santos (SP).

Todos eles estão integrados à operação logística, para oferecer aos clientes uma plataforma logística única, do porto à porta. Equipe altamente especializada, tecnologia de ponta, segurança, qualidade e produtividade são os nossos diferenciais.

Todas as cargas são vistoriadas, pesadas, e os lacres de segurança, conferidos. Caso haja alguma discrepância, os importadores são informados para que possam executar vistoria oficial aduaneira ou dar prosseguimento ao despacho aduaneiro.

Todos os contêineres - sejam eles de exportação, importação, cabotagem, sejam vazios - têm suas entregas e recebimentos previamente agendados por meio do Sistema de Agendamento de Veículos (SAV), disponível em nossa página na internet. Ali, o cliente pode escolher o horário para realizar suas operações na Santos Brasil, que opera 24 horas ininterruptamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Segue abaixo figura com tela de agendamento no site.

A imagem abaixo demonstra o agendamento efetuado.

A Santos Brasil possui um dos maiores terminais alfandegados do país conta com 10,5 m² de armazéns e tem capacidade para armazenar 3,6 mil contêineres.

A Santos Brasil disponibiliza uma moderna e eficiente estrutura de apoio para integrar todas as suas operações logísticas. O CLIA Santos é um dos Terminais Alfandegados estrategicamente posicionados para dar suporte e promover a sinergia operacional de nossos serviços, garantindo mais qualidade e geração de valor para os clientes. Abaixo, confira todos os diferenciais dessa unidade de negócio.

- Equipe altamente capacitada para oferecer o melhor atendimento.

- 65 mil m² de área total.

- 3 armazéns que juntos somam 7 mil m².

- 4.497 mil pallets.

- Capacidade para armazenar 4.667 contêineres.

- Capacidade dinâmica de 15.000 contêineres por mês.

- 10 reach stackers.

- 64 tomadas refeer.

Na armazenagem de containers e carga solta os documentos necessários são CTRC – Conhecimento de Transporte Rodoviário de Carga, DDE – Declaração de Despacho de Exportação, DSE – Declaração de Simples Exportação.

No recebimento de carga solta para armazém o registro preenche com os dados do veículo, nota fiscal e efetua a previsão de entrada.

O Fiel ou Ajudante de Fiel autoriza a entrada do veículo, informa localização para descarga, verifica características da carga documentalmente, caso produto perigoso, consulta a Ficha de Emergência para identificar quais equipamentos de proteção individual serão necessários para a realização da operação.

Após autorização, o veículo se dirige a balança onde o balanceiro recebe documentação da carga entregue pelo motorista e efetua pesagem do veículo inserindo no sistema informatizado a placa do chassi e do cavalo, contata o Fiel ou Ajudante de Fiel para se informar do armazém para descarga e instrui ao motorista.

Quando o peso e ou dimensão da carga exceder a capacidade máxima da balança rodoviária impossibilitando assim a pesagem, o Fiel ou Ajudante de Fiel lançará no sistema informatizado o peso constatado no documento manualmente.

No momento da descarga o conferente recebe documentação da carga entregue pelo motorista, verifica se há divergências entre documento e físico ou avarias. Caso haja avarias ou divergências, solicita a presença do Fiel ou Ajudante de Fiel imediatamente.

Fiel ou Ajudante de Fiel verifica o problema, informa a equipe de exportação da avaria para contato com o cliente e aguarda novas instruções operacionais.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com