TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Marketing De Relacionamento

Artigos Científicos: Artigo Marketing De Relacionamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2014  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 4

O MARKETING DE RELACIONAMENTO

Autor: Giordane C.Leal Tavares

Professor orientador: Keila Mara

O marketing de relacionamento surge dentro do marketing, trazendo uma abordagem de competitividade dentro do mercado empreendedor. A ideia do marketing de relacionamento e fazer que a empresa saia na frente da sua concorrência podendo mostrar o seu diferencial dentre outras e assim trazer a satisfação do cliente. Por tanto torna-se necessário que a empresa tenha o conhecimento tanto do mercado quanto o do seu cliente, e assim criando uma relação confiável com o cliente.

"Uma filosofia de administração empresarial, baseada na aceitação da orientação para o cliente e para o lucro por parte de toda a empresa e no reconhecimento de que se deve buscar novas formas de comunicação para estabelecer um relacionamento profundo e duradouro com os clientes prospects, fornecedores e todos os intermediários, como forma de obter uma vantagem competitiva sustentável.”(Bretzke,1992).

Podemos observar que esse tipo de Marketing, tem como objetivo atrair o cliente e traze-lo para dentro da organização, onde possa participar do desenvolvimento da empresa e assim criar um vínculo com a organização. Para que haja sucesso nesse tipo de estratégia de marketing e preciso que haja conhecimento do cliente e também possuir um sistema tecnológico dentro da empresa para que a empresa e o cliente se comuniquem em tempo real.

"O marketing baseado no conhecimento exige da empresa uma escala de conhecimento: da tecnologia pertinente; da concorrência; de seus clientes; das novas fontes de tecnologia que podem alterar O ambiente competitivo; e de sua própria organização, recursos, planos e formas de fazer negócios".( Mckenna,1993).

O marketing de relacionamento tem em vista tanto na manutenção de relacionamento com o cliente atual, mais também para poder criar novos clientes. Antes de tudo devem ser estudados as estratégias a serem usadas para criar novas clientela.

“o custo de atrair novos consumidores é cinco vezes maior que o custo de manutenção do atual consumidor.” ( Kotler 1998, p.619).

Existe uma necessidade de uma atenção especial com o cliente, isso fara com que o Ciente se sinta querido na empresa, um pôs venda e essencial em uma venda pois manterá e atrairá seus clientes. Passando uma confiabilidade da instituição. Essa abordagem do marketing, e a base construtora de relacionamentos duradouros e embasado em confiança e ganhos de ambas partes com o foco de obter melhores resultados.

“No processo de relacionamento com o cliente, é importante que se forneçam serviços antes, durante e depois da venda. Através desta idéia de contato constante, se torna viável estabelecer relações de longo-prazo com os clientes. ” ( Nickels e Wood, 1999).

Suas vantagens dentro da organização e revelar o comprometimento e trazer a confiança podendo apontar os benefícios obtidos pelas organizações. Sendo sem dúvidas uma das estratégias para obter vantagem competitiva no mercado. São inúmeras as vantagens a serem obtidas com a aplicação do relacionamento, porém pretende-se neste estudo enumerar as mais conceituadas, e citadas por estudiosos da área. A partir da confiança os clientes passam a acreditar mais nos produtos e serviços oferecidos pelas organizações, oferecendo menor resistência.

“... a crença que um dos parceiros tem de que o relacionamento existente é tão importante, que vale a pena garantir máximos esforços para mantê-lo”

.( Morgan e Hunt 1994)

A partir da confiança os clientes passam a acreditar mais nos produtos e serviços oferecidos pelas organizações, oferecendo menor resistência. Uma vez que confiam na organização, se sentem mais seguros em comprar dela, solidificando a imagem da mesma no mercado. Quanto à elaboração de novos produtos, o relacionamento se torna ferramenta de grande valia, uma vez que a comunicação com os clientes traz para as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com