TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Críticas á Teoria Clássica da Administração

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  20.891 Visualizações

Página 1 de 3

As Criticas Clássicas são numerosas. Todas as teorias posteriores a Administração se preocuparam em apontar falhas, distorções e omissões nessa abordagem que representou durante várias décadas o figurino que serviu de modelo para as organizações.

As principais criticas são: 

1 - Abordagem simplificada da organização formal:

A teoria clássica recebe muitas criticas e as teorias da administração que vieram depois tiveram a preocupação de apontar falhas, distorções e omissões a teoria clássica, teoria essa que serviu de modelo durante varias décadas para a organização.

Isso porque os autores clássicos entendem a organização em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos, enquanto o lado psicológico e social eles tratam como algo sem importância.  

A preocupação maior deles é em estabelecer esquemas lógicos e preestabelecidos que as organizações devamseguir, ou seja, em como o administrador deve agir em todas as situações por meio do processo administrativos e os princípios gerais que ele tem que seguir a fim de ter a máxima eficiência.

2 - Ausência de trabalhos experimentais:

O objetivo da teoria clássica era criar uma ciência de administração a fim de estudar e tratar a administração por meio de técnicas cientifica substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas cientifica só que têm um porem, os autores clássicos fundamentam seus conceitos na observação e no senso comum no seu método empírico e concreto, tem como base a experiência direta e no pragmatismo, ou seja, adotando como critério da verdade a utilização pratica, além disso, não confrontaram a teoria com os elementos de prova, assim notamos certacontradição quando colocadas em experimentação.

Algo que foi muito criticado foi o fato de chamarem muitas de suas afirmações de princípios, acharam um procedimento muito presunçoso, por que a palavra princípio é usada como sinônimo de lei, e para serconsiderada como tal, precisaria envolver um alto grau de regularidade, possibilitando uma razoável precisão em sua aplicação, como ocorre em outras ciências.

3 - Extremo racionalismo na concepção da administração

Os autores clássicos se preocupam com a apresentação racional e logica das suas afirmações a ponto de sacrificarem a clareza das ideias, ficando uma coisa abstrata e formal, sendo essa uma das criticas, ou seja, a analise da administração por meio dessa teoria se torna superficial, super simplificada e com falta de realismo. 

Essa persistência num conjunto de princípios universalmente aplicáveis gerou a denominação Escola Universalista, mas tem alguns autores que preferem a denominação teoria pragmática.

4 - Teorias da Maquina

Porque a teoria clássica recebe esse nome? Porque ela analisa a organização segundo um comportamento mecânico de uma maquina, ou seja, acreditam que as ações e as causas provocam determinados efeitos que excluem totalmente o acaso e a indeterminação.

A organização deve ser assim como uma maquina. Adivisão do trabalho é o que impulsiona o sistema, então foi esse o tratamento mais mecânico logico e determinístico da organização que fez com que a busca de uma ciência da administração pelos autores clássicos não desse muito certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com