TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Necessidades Humanas , E O Surgimento, Do Problema Econômico .

Exames: As Necessidades Humanas , E O Surgimento, Do Problema Econômico .. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 3

O petróleo, o trabalho, as máquinas etc. estão disponíveis em quantidades limitadas. Com esses escassos recursos, produzem-se bens e serviços (alimentos, moradias, automóveis, saúde, educação, lazer etc.). A escassez sempre existirá, já que os desejos são superiores aos meios disponíveis para satisfazê-los.

Sua concepção: A economia repousa sobre os atos humanos e é por excelência uma ciência social. Apesar de a tendência atual ser a de se obter resultados cada vez mais precisos para os fenômenos econômicos é quase que impossível se fazer análises puramente frias e numéricas, isolando as complexas reações do homem no contexto das atividades econômicas.

1.0 O CONCEITO DE ECONOMIA

A economia se ocupa das questões relativas à satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade.

Necessidade humana: é a separação de carência de algo unida ao desejo de satisfazê-la.

Tipos de necessidades:

Natural: por exemplo, comer.

Necessidade do indivíduo

- Segundo o Social: decorrente da vida na sociedade; requerente por exemplo, festa de casamento.

Coletiva: partem do indivíduo e passam a ser da sociedade; por exemplo, Necessidade da sociedade o transporte. .

Pública: surgem da mesma sociedade; por exemplo, a ordem pública.

Necessidades vitais ou primárias: destas depende a conservação da vida; por exemplo, os alimentos.

- Segundo sua natureza

Necessidades civilizadas ou secundárias: são as que tendem a aumentar o bem-estar do indivíduo e variam no tempo, segundo o meio cultural, econômico e social em que se desenvolvem os indivíduos; por exemplo, o turismo.

O processo de produção e consumo surge e são solucionados muitos problemas de caráter econômico: problemas nos quais se utilizam diversos meios para se conseguir uma série de fins ou objetivos.

Na produção, por exemplo, a empresa tem de decidir que bens vão produzir e que meios utilizará para produzi-los. No caso de uma empresa que produz automóveis, os gerentes têm de decidir o modelo do carro a ser lançado no mercado e se irão produzir-lo com uma tecnologia robótica ou com uma em que se emprega mais mão-de-obra.

Em relação ao consumo, as famílias têm de decidir como vão gastar a renda da família entre os diferentes bens e serviços ofertado para satisfazer suas necessidades.

1.1 DEFINIÇÃO DE ECONOMIA

Deriva do grego: “aquele que administra o lar”.

A economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.

Economia é uma ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem utilizar recursos escassos* na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre os grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com