TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Possibilidades de Aplicação de Estatistica na aréa de Administração

Resenha: As Possibilidades de Aplicação de Estatistica na aréa de Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  Resenha  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

As Possibilidades de Aplicação de Estatistica na aréa de Administração

A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. Estatística é um segmento da matemática aplicada surgida nas questões de estado e governo. Daí o nome Estatística ser originário do termo latino status. Situações ocasionais como número de habitantes, quantidade de óbitos e nascimentos, quantidades produzidas e quantitativos das riquezas formaram os primórdios dos problemas que deram início ao pensamento estatístico. Estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da quallidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Por meio de uma análise estatística, o setor organizacional de um determinado setor, pode identificar suas exigências técnicas como fatores que afetam o bom desempenho da empresa, permitindo conseqüentemente à uma formulação de políticas que tenham maior relevância na obtenção de melhores resultados naquilo que a empresa se propõe. A significância da estatística pode ser apresentada por testes que revelam a percepção, e o reflexo de determinados fatores de um determinado setor, entre outros, isto pode ser obtido, por exemplo, através de testes não-paramétricos. O resultado de mensuração de dados, e fatores - que são merecedores de uma analise mais detalhada - via estatística permitem um melhor desenvolvimento estratégico.

Através dos números índices, que são medidas estatísticas, muitas organizações utilizam destes para comparar grupos de variáveis entre si, e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preço de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produtos etc.

Mediante a aplicação deste método estatístico –os números índices – é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do preço, diferença entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, organizações, e etc.

O método de regressão empregado pela estatística é muito usado pois permite o uso do mesmo em diversas organizações. Os modelos de regressão são largamente utilizados em todas as áreas do conhecimento, tais como: computação, administração, engenharias, biologia, agronomia, saúde, sociologia, etc. O principal objetivo dos modelos de regressão é modelar o relacionamento entre diversas variáveis preditoras e uma variável resposta. Este relacionamento pode ser por uma equação linear ou uma função não linear.

A maioria dos métodos estatísticos pertencem a grande área de modelos de regressão. É indiscutível a importância e as contribuições da estatística dentro das organizações. Tantoaa utilização das regressões, onde estão presentes os testes de hipóteses, o aparecimento dos testes dos betas, o teste do t, o teste de Durbin-Watson, o coeficiente de determinação, bem como quociente de correlação.

Assim, é inegável a utilidade que tem a estatística para as organizações, pois, tudo o que se faz hoje em dia, conta com a ajuda dos métodos quantitativos e notadamente da estatística. Na era da computação, a estatística está em primeiro lugar, para dar suporte aos homens de decisão quanto a se conhecer a uma realidade crua, que embora os números não digam mus coisas, mas, orientam os fazedores de política econômica e social, quanto a sua tomada de decisão que seja necessário.

No mundo atual, a empresa é uma das vigas-mestras da Economia. A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu gestor a tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa. Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará em tal trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com